Misturando pop com funk, collab celebra a luta das mulheres para transformarem seu sonho em realidade no esporte
Resultado de um projeto idealizado por Vanessa Resende, médica do esporte que já trabalhou com a Seleção Brasileira Feminina entre 2012 e 2017, como uma forma de homenagem às meninas do nosso futebol, o single “Chuva de Gol” nasce da colaboração da cantora e compositora Marta Maria e da renomada cantora e multi-instrumentista Anna Tréa.
![]() |
Marta Maria e Anna Tréa | Foto: Divulgação |
A música começou a ser desenhada há cerca de três anos como uma espécie de “encomenda” de Vanessa Resende, médica da Seleção Feminina de Futebol por mais de cinco anos. “Há alguns anos eu tinha essa vontade de dar esse presente e de fazer uma homenagem para vocês”, ressalta Vanessa, se dirigindo às jogadoras do futebol brasileiro, logo nos momentos iniciais do vídeo oficial, construído a partir de imagens de atletas brasileiras mostrando toda a sua garra e talento.
Para Vanessa, “Chuva de Gol” precisava não apenas falar para uma jogadora ou outra, mas para muitas. “Todo mundo vê gol e alegria, mas poucos veem o esforço e tudo que elas enfrentaram para estar lá. Eu tive essa ideia de fazer uma dedicatória para elas, para que elas pudessem ver com orgulho a história de tudo pelo o que passaram. Elas conseguiram, com muita luta, transformar sonho em realidade”, afirma.
A essa poesia escrita a seis mãos se soma um som pop que mostra a amplitude dessa discussão, com referências de samba, pagode e piseiro inseridas a partir da produção singular de Anna. Tudo isso, é claro, temperado com a contagiante batida do funk. “A ideia foi fazer um som bem nacional para todos cantarem e torcerem junto”, explica Marta.
“É também sobre abrir caminhos para as meninas que estão chegando, com o intuito de que isso possa ser cada vez mais leve, fácil e representativo. Assim, celebramos nossas heroínas ao mesmo tempo em que incentivamos que todas as meninas que desejam jogar possam realizar seus sonhos”, conclui Anna
SOBRE MARTA MARIA
Marta Maria considera que música é essência. Não à toa, foi esse o meio que encontrou para expressar o que sente e o que quer dizer ao mundo. A cantora paulistana, simultaneamente musicista e médica (o que adiciona uma camada bem peculiar dentro de sua visão artística e de mundo), desenvolveu seu espectro artístico entre texturas de voz e de violão. Também com passagem pelo violão clássico, ela cria uma força transcendental sem suas composições, unindo o erudito a composições acessíveis e leves, que são ao mesmo tempo reflexivas.
Seu primeiro lançamento oficial veio em 2020, intitulado “Poeta Sem Métrica”, que contou com a participação dos músicos renomados Anna Trea e Kabé Pinheiro. Em 2021, lançou Eu Tô Entrando, Tá?, seu primeiro EP, que contou com a produção de Mateo Piracés-Ugarte (Francisco, el Hombre).
Depois de mais alguns singles e parcerias ajudarem Marta Maria a desenvolver sua sonoridade e a aumentar seu espaço no mundo da música, agora ela planeja o lançamento de seu próximo projeto, também com produção de Mateo, que aprofundará a narrativa apresentada pela cantora ao longo dos últimos anos em suas obras.
SOBRE ANNA TRÉA
Anna Tréa é uma cantautora brasileira. Considerada uma das grandes guitarristas brasileiras da atualidade, ela já soma mais de 1,5 milhão de plays nas plataformas digitais. Amplamente reconhecida por sua maneira rítmica e virtuosa de tocar a guitarra, que muitas vezes se assemelha a um baixo elétrico ou mesmo um tambor, Anna também surpreende ao trazer a dança, o teatro e a declamação para seus concertos e produções .
Em 2016 lançou seu primeiro disco, intitulado Clareia. Trata-se de um registro gravado pela própria artista, que tocou todos os instrumentos e fez todos os arranjos. O álbum deu origem à turnê #MECLAREIA, na qual Anna convidava artistas de todos os segmentos artísticos para integrarem a experiência.
Em 2019, teve sua canção “Terra Firme”, em parceria com Otávio Toledo e J.C. Costta Neto, circulando na Rádio Nova Brasil FM, a maior rádio do segmento no país. Anna Tréa também já trabalhou como guitarrista, percussionista, backing vocal e diretora musical de diversos artistas importantes do Brasil como Emicida, Gaby Amarantos, Arrigo Barnabé, entre outros. Também integrou a banda do programa Conversa com Bial, da Rede Globo. Além de tudo isso, também assinou por dois anos consecutivos a direção musical da primeira premiação totalmente dedicada às mulheres do showbusiness, o Women´s Music Awards (WME).
Atualmente vivendo em Barcelona, dedica-se a produção de seu segundo disco, a ministrar workshops de Guitarra Percussiva e produzir trilhas sonoras e canções de novos artistas.
ASSISTA:
FICHA TÉCNICA – “CHUVA DE GOL”
Composição: Marta Maria, Anna Tréa e Vanessa Resende
Produção: Anna Tréa
Vozes: Marta Maria e Anna Tréa
Coro: Marta Maria, Anna Tréa e Vanessa Resende
Instrumentos e beats: Anna Tréa
Mixagem: Katia Dotto
Masterização: Florencia Saravia-Akamine
Estúdio: Flap Studios (Fernando Lauletta)
Capa: Mari Piah
LETRA – “CHUVA DE GOL”
A bola não pára, A bola Rola, Embola
E a energia da torcida chega pra somar
Cola pra ver o futebol brazuca dessas mina
Que hoje tem chuva de gol
Hoje eu vou balançar essa rede
É drible, visão e assistência
Pra chegar na área armada e com sede
Dar o sangue com inteligência
Pra chegar tem que ter resistência
Pra ganhar tem que ter persistência
Disciplina, eficiência
Garra e alegria que é nossa essência
É tanta lesão, é tanto suor,
É tanto querer que o amor é maior
Superação eu conheço de cor
A gana é vencer é ser a melhor
É luta de trabalhadora de mãe e de filha, de forte mulher
Tirando uma onda, mostrando quem é
Só chega mais perto prá ver o que faço com o pé
A bola não para, A bola Rola, Embola
E a energia da torcida chega pra somar
Cola pra ver o futebol brazuca dessas mina
Que hoje tem chuva de gol
Hoje eu vou balançar essa rede
Chegar na área armada e com sede
Pra chegar tem que ter resistência
Pra ganhar tem que ter persistência
Disciplina, eficiência
Garra e alegria que é nossa essência
Eu vejo gramado e coração palpita
Quase sai da boca quando a juíza apita
Sou eu em campo com todo mundo que acredita
A emoção pega fogo quando a torcida grita!
A bola não para, A bola Rola, Embola
E a energia da torcida chega pra somar
Cola pra ver o futebol brazuca dessas mina
Que hoje tem chuva de gol
Chegou a hora, é tudo ou nada
Dentro de campo só vai dar a mulherada
A emoção nunca termina
Visto a chuteira por paixão respeita as mina
Chegou a hora, é tudo ou nada
Dentro de campo só vai dar a mulherada
A emoção nunca termina
Visto a chuteira por paixão respeita as mina
A emoção nunca termina
Visto a chuteira por paixão respeita as mina