Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Zacarias Pagnanelli entrevista os advogados Dr. Marcello Santos e Dra. Erika Yumi Tukiama

12 de Julho de 2023

O apresentador e CEO do portal Cartão de Visita News entrevistou os advogados Dr. Marcello Santos e Dra. Erika Yumi Tukiama. 

Dr. Marcello Santos 

Advogado especializado em estruturação de negócios, M&A e tributário. Por mais de 25 anos, vem auxiliando clientes em completos projetos de reorganizações societárias, planejamentos sucessórios, due diligences legais e fiscais, levantamentos de créditos, consultoria tributária para pessoas físicas e jurídicas, multinacionais e family offices atuantes em distintos setores, incluindo os setores do agronegócio e sucroalcooleiro, alimentos, bebidas, combustíveis, entre outros.

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA – 2001) e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2002.

Atuou por 15 anos na KPMG Assessores Tributários, como sócio-diretor, e por 9 anos no escritório Chiarottino e Nicoletti Advogados, como sócio responsável pela área de consultoria tributária e consultor tributário como sócio de serviços.

Setores de atuação

Agronegócio e setor sucroalcooleiro; combustíveis; concessionárias de água e esgoto; produtores rurais; construção civil; holdings; indústrias alimentícias e de bebidas; indústria têxtil; metalúrgicas; incorporação imobiliária; papel, celulose e energia.

Dra. Erika Yumi Tukiama

Advogada especializada em modelagens de negócios, estruturação internacional, tributário e reorganizações societárias. Por mais de 20 anos, vem auxiliando clientes em distintos projetos de estruturação societária internacional e transações cross-border (inbound e outbound). Iniciou sua carreira em 2000 em uma Big 4 e, pelos anos seguintes, foi sócia da área tributária internacional de renomados escritórios no Brasil.

Professora no módulo de negociação de tratados internacionais no IBDT;

Professora no módulo de estruturação de negócios na indústria da moda na FASM;

Professora no Istituto Europeo di Design e na Associação Paulista de Propriedade Intelectual;

Diretora e Membro do Comitê Jurídico da ABCOMM;

Membro da Comissão Especial de Direito da Moda da OAB-SP;

Membro do Grupo Permanente de Estudos de Fashion Law do IASP.

Comentários
Assista ao vídeo