MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT
"O Red Bull Ring é um circuito onde os pneus não descansam. Os carros percorrem as 10 curvas da pista em um tempo de volta de pouco mais de um minuto, e as poucas retas significam que há pouco alívio para os pneus. O asfalto tem uma micro e macro rugosidade bastante altas, devido à idade da superfície, enquanto a aderência é alta especialmente no primeiro setor. A tração e a frenagem são elementos chave, com especial atenção à gestão do aquecimento dos pneus. Os pilotos que não resfriarem os pneus adequadamente podem ter dificuldade para se defender dos ataques dos rivais, especialmente no primeiro e no último setores. Um fator importante para isso será a temperatura ambiente, com condições climáticas tradicionalmente um pouco variáveis. A corrida do ano passado foi em grande parte realizada com duas paradas, usando os compostos médios e duros. Mas a estratégia de uma parada também pode ser uma opção este ano, se a degradação não for muito alta."
OS PNEUS NA PISTA
WRC
Assim como no ano passado, a Toyota ocupou os quatro primeiros lugares no Rali Safari do Quênia de 2023: a sétima rodada do Campeonato Mundial de Rali (o WRC) equipado com pneus Pirelli. Sébastien Ogier conquistou sua terceira vitória da temporada apenas 6s7 à frente de Kalle Rovanperä: a margem de vitória mais estreita da história do Rali Safari. Seus companheiros de equipe Elfyn Evans e Takamoto Katsuta foram terceiro e quarto, respectivamente. As etapas africanas foram marcadas por chuva e lama: território ideal para os pneus de composto macio Pirelli Scorpion KX. A Estónia será a próxima rodada do WRC, de 20 a 23 de julho.
F1 ACADEMY
Hamda Al Qubaisi (MP Motorsport) venceu duas das três corridas na etapa de Zandvoort da F1 Academy - categoria exclusivamente feminina - com fornecimento exclusivo da Pirelli. A piloto dos Emirados Árabes manteve a liderança na primeira corrida, à frente de Lena Buhler (ART Grand Prix) e Nerea Martì (Campos Racing). Carrie Schreiner (ART Grand Prix) conquistou a sua primeira vitória da temporada na corrida 2, à frente de Marta Garcia (Prema Racing) e Buhler. A MP Motorsport fechou o pódio na corrida 3, com Al Qubaisi vencendo novamente, à frente de Emely De Heus e Buhler. A próxima rodada será em Monza, de 7 a 9 de julho.
PIRELLI NO MOTORSPORT
Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia "da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsprot há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.
A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.