Um automóvel movido a gás hidrogênio que solta água pura pelo escapamento em vez de poluentes, dezenas de veículos eletrificados (carros compactos super modernos, sedãs, esportivos tradicionais, picapes ousadas, vans e SUVs cheios de sofisticações, por exemplo) com as mais modernas tecnologias, equipamentos para recarga de baterias em períodos cada vez menores. Tudo isso e mais a presença de executivos de 12 fabricantes da indústria automotiva, de seus fornecedores, de empresas de logística e de especialistas em eletromobilidade e sustentabilidade compõem o rico ecossistema que estará presente no evento Electric Days, que acontece pela primeira vez no Brasil, em São Paulo (SP), nos dias 26 e 27 de junho.
Com edições já consagradas nos Estados Unidos e Europa, o Electric Days é um dos maiores eventos do mundo para fomentar o debate sobre veículos elétricos, logística verde e ESG. Na parte de conteúdo, por exemplo, a agenda será composta por debates, palestras e apresentações de projetos destinados à redução das emissões de carbono, transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados e economia circular. Paralelamente, será realizada a feira com a exposição de dezenas de veículos incríveis, permitindo que o público conheça de perto tecnologias inovadoras que já estão mudando o mercado automotivo global, na busca pela redução da emissão de gases poluentes dos automóveis.
Confira a programação com a agenda de conteúdos que serão apresentados no Electric Days:
Dia 26
Dia 27
Confira os veículos, tecnologias e serviços que serão expostos no Electric Days:
Toyota: a grande atração da marca será o Mirai, veículo que é abastecido com gás hidrogênio e solta água pura pelo escapamento em vez de poluentes. O belíssimo sedã de luxo Mirai (que significa “futuro” em japonês) é mais uma demonstração de tecnologias possíveis para o futuro, porém depende de políticas de investimentos para criação de uma infraestrutura de recarga. Para o público do Electric Days, porém, será uma boa oportunidade para conhecer de perto essa tecnologia revolucionária, que, como o carro 100% elétrico, não emite gases poluentes. A Toyota vai expor, ainda, o Corolla Cross, na versão Híbrido Flex.
Honda: a montadora japonesa, que atualmente comercializa no Brasil o Civic Híbrido, se prepara para lançar ainda neste ano a nova geração do Accord Híbrido, que será mostrado em primeira mão ao público brasileiro no Electric Days.
GM: a marca vai expor o modelo Bolt EUV, um SUV compacto 100% elétrico, segundo veículo totalmente sem emissões vendido pela marca no mercado brasileiro – o primeiro foi o Bolt EV. Com autonomia média de 456 quilômetros, o modelo oferece acabamento premium e é equipado com motor de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm. A bateria é de 66 kWh.
Ford: uma atração bem especial será o novo Mustang Mach-E, que chegará ao Brasil ainda em 2023. É o segundo SUV elétrico mais vendido nos Estados Unidos. Totalmente elétrico, é um veículo zero emissões e um ícone de esportividade, trazendo o estado da arte da tecnologia e conectividade, com o espírito de liberdade do Mustang e um design incomparável. Na versão topo de linha, GT, oferece autonomia de até 490 quilômetros. A Ford ainda mostrará a primeira picape híbrida do Brasil, a Maverick Hybrid, equipada com dois motores: um elétrico e um a gasolina. Esse sistema avançado de propulsão híbrida permite uma autonomia de mais de 800 quilômetros.
GWM: recém-chegada ao Brasil, a empresa vai expor a sua linha Haval H6 (em várias versões) que vem fazendo sucesso no mercado nacional. Com sua carroceria cupê e visual esportivo único, o H6 GT PHEV AWD é um SUV híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse powertrain é único, pois nenhum outro Haval H6 no mundo tem esse conjunto, que foi criado pela GWM especificamente para o mercado brasileiro.
Jaguar: um dos carros mais bonitos e sofisticados em exposição será o Jaguar I-Pace, primeiro carro elétrico da Jaguar Land Rover. É um SUV britânico, totalmente elétrico, que oferece desempenho de esportivo e autonomia de até 446 quilômetros. Além de um design marcante, o modelo é equipado com tecnologias intuitivas e responsivas, incluindo o sistema de infoentretenimento Pivi Pro e a Amazon Alexa, com uma série de recursos de controle por voz.
Mercedes-Benz: a marca alemã terá três automóveis expostos no evento. O Mercedes-Benz EQB 250 é um SUV familiar com foco no conforto, espaço interno e traz o diferencial de levar até sete ocupantes. Produzido na Hungria, tem autonomia de até 474 quilômetros. O Mercedes-Benz EQE 300 chama a atenção pela sua autonomia de até 645 quilômetros com uma carga de bateria. É uma das maiores autonomias dos veículos elétricos expostos no Electric Days. É um sedã luxuoso e confortável, com alto desempenho. Já o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é um sedã elétrico criado para a máxima performance, com dois motores elétricos, gerando 658 cv de potência e autonomia de até 580 quilômetros. Um dos destaques tecnológicos está no seu interior, com o “Mercedes-Benz Hyperscreen” – três displays de alta definição que elevam o conceito de interação e conectividade para níveis superiores.
BMW: a marca vai expor os modelos iX3 M Sport, iX M60 e i4 M50. O BMW iX3 M Sport, totalmente elétrico, parece mais esportivo do que nunca. Com uma autonomia de até 381 quilômetros e consumo de eletricidade de 18,5 kWh/100 km, o BMW iX3 é ideal para percorrer todas as rotas. A combinação entre a bateria de alta tensão recentemente desenvolvida e a suspensão adaptativa, permite que este modelo ofereça um desempenho eletrizante ao dirigir, com potência de 286 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. Já o BMW i4 M50 é o primeiro Gran Coupe totalmente elétrico. Até a produção do modelo é sustentável, utilizando, exclusivamente, energia verde. Além disto, sua bateria de alto desempenho foi construída sem utilização de metais de terras raras.
Nissan: o Nissan Leaf oferece autonomia de até 389 quilômetros no ciclo urbano e bom desempenho: velocidade máxima de 144 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em até 7,9 segundos. Além disso, o modelo é equipado com a tecnologia e-Pedal, sistema que permite a condução utilizando somente o pedal do acelerador, minimizando o uso do pedal do freio.
Renault: os visitantes poderão ver de perto modelos 100% elétricos compactos e mais simples, como o Renault Kwid E-Tech, o mais barato do evento, que custa R$ 149.990. Um dos destaques do carro é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade de 26,8 kWh e pode ser carregada até em uma tomada doméstica. Sua autonomia no uso urbano pode chegar a 298 quilômetros. Ao lado dele estará o Megane E-Tech, maior e mais sofisticado, e com autonomia de 450 quilômetros.
Volvo: lançado em 2022, o Volvo C40 Recharge traz o que há de mais moderno em propulsores elétricos. Conta com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência e 660 Nm de torque. Com powertrain de tração integral totalmente elétrico e bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de cerca de 247 quilômetros.
BorgWarner: como um dos maiores fornecedores globais da indústria automotiva, a BorgWarner vai expor a bateria para ônibus urbano que é produzida desde o início do ano na sua nova fábrica, localizada em Piracicaba (SP).
GreenV: mobilitytech que desenvolve tecnologias inteligentes em mobilidade elétrica e líder nacional em instalação de pontos de recarga, apresentará diversas soluções em tecnologia e gerenciamento de frotas de veículos 100% elétricos, como seus carregadores AC e DC para carga lenta e rápida. Outra atração é a tecnologia Charging Management System (CMS), sistema de gerenciamento inteligente, integrada aos seus carregadores, que fornece dados precisos, em tempo real.
BNDES: o BNDES vai abrir a oportunidade de atendimento às empresas que participarem da Arena de Negócios. Bruno Plattek de Araújo, Gerente Setorial do Departamento de Tecnologia da Área Industrial, e Rafael Passos Dickie, da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, irão conversar com as empresas que buscam por crédito para investimento. Será um contato direto para conversas sobre linhas de crédito para apoiar empresas que buscam recursos para planos de investimento, como investimento fabril em novos projetos de implantação, expansão/modernização, inovação e engenharia, investimentos recorrentes em treinamentos, certificações, contratação de serviços, aquisição de máquinas e equipamentos, e capital de giro, quando associado a outros investimentos recorrentes. Os atendimentos de 20 minutos acontecerão no dia 27/06, entre 11h e 12h e entre 14h e 15h30.
Arena São Paulo de Negócios
Empresas de todo o ecossistema de eletromobilidade - de fabricantes de veículos e componentes até investidores e empresas de infraestrutura, logística e serviços - poderão se conectar e fazer negócios na Arena São Paulo Negócios, espaço exclusivo e dedicado a rodadas de negócios e networking. A ação tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e é promovida pela SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da cidade, co-realizadora do evento ao lado da Motorsport Network. Na Arena São Paulo Negócios, executivos e representantes de empresas de toda a cadeia poderão encontrar soluções, produtos e parcerias de valor para potencializar seus negócios.
SERVIÇO
Electric Days
Datas: 26 e 27 de junho
Horários: 7h30 às 18h00 (nos dois dias)
Netwoking no Happy Hour Heineken: a partir de 18h00 (nos dois dias)
Local: Villa Blue Tree
Rua Castro Verde, 266 - Jardim Caravelas - São Paulo (SP)