Colunistas - João Di Madeo

"Campanha Nacional 'Paz nas escolas' será lançada em Ribeirão Preto

26 de Junho de 2023

A campanha promove um movimento de conscientização e transformação

No dia 30 de junho, Ribeirão Preto se prepara para sediar um evento histórico que visa promover a paz e a segurança nas escolas do Brasil. A cidade será o ponto de partida para a Campanha Nacional "Paz nas escolas", um movimento abrangente que busca criar um ambiente seguro e harmonioso para estudantes de todo o país.

Foto: Pexels/ Divulgação

Autoridades dos poderes federal, estadual e municipal estarão presentes, assim como personalidades renomadas da comunicação e da cultura. O lançamento oficial acontecerá no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, a partir das 17:00h.

A iniciativa surge em um momento crucial, em que se reconhece a importância de abordar as questões relacionadas à violência e à falta de paz nas escolas. A Associação Paulista de Imprensa, que completa 90 anos de existência, lidera esse movimento em virtude de seu histórico de defesa das liberdades de expressão, informação e comunicação social no Brasil.

A cidade de Ribeirão Preto, que comemora seus 167 anos de fundação, se torna um cenário propício para o lançamento da campanha, devido à sua relevância como Capital Nacional do Agronegócio e seu compromisso com o desenvolvimento educacional. A união desses elementos cria uma atmosfera inspiradora para o engajamento de estudantes, educadores e líderes comunitários.

A Campanha Nacional "Paz nas escolas" tem como objetivo principal reunir estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, juntamente com autoridades, especialistas em educação e personalidades destacadas, para gerar conhecimento e promover a criação de um Tratado de Paz específico para as escolas brasileiras. Trata-se de um esforço coletivo para enfrentar os desafios da violência escolar e construir um ambiente seguro, inclusivo e propício ao aprendizado.

Além do lançamento da campanha, a Associação Paulista de Imprensa anunciará a criação da Plataforma Digital Multissetorial 9.0. Essa plataforma, composta por um site, um aplicativo para celular e presença nas redes sociais, será um canal de divulgação de notícias, informações e recursos relacionados à campanha. Também servirá como uma ferramenta interativa, permitindo que estudantes, educadores e pais compartilhem dados e relatem situações de violência nas escolas. Essas informações serão encaminhadas a entidades nacionais e internacionais para adoção de medidas preventivas e busca de soluções imediatas.

Com a Campanha Nacional "Paz nas escolas", Ribeirão Preto se torna um farol de esperança e transformação, estimulando um movimento de conscientização em todo o país. A iniciativa visa inspirar ações locais e nacionais, engajando a sociedade como um todo para construir um futuro melhor para as gerações presentes e futuras.

Mauricio de Souza agradece homenagem da Associação Paulista de Imprensa de Ribeirão Preto, assista:

Comentários
Assista ao vídeo