Informes - GERAIS

Campanha do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro arrecada cerca de meia tonelada de alimentos

23 de Junho de 2023

Projeto foi idealizado por três crianças de 10 anos e contou com a participação de cerca de 200 estudantes do colégio

Em uma iniciativa inspiradora, os estudantes do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro abraçaram a “Campanha Espírito de Fraternidade” e arrecadaram cerca de meia tonelada de alimentos e produtos de higiene, beneficiando ao todo 50 pessoas assistidas pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A iniciativa tem como objetivo não apenas apoiá-los com mantimentos básicos, mas também suprir outras carências, como acolhimento e fraternidade. Ao todo, a campanha contou com a participação de cerca de 200 estudantes, de 10 turmas dos ensinos Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio.

A proposta surgiu a partir da Campanha da Fraternidade promovida anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sendo adaptada pelos estudantes para uma ação interna no colégio. A ideia ganhou força quando três estudantes de 10 anos, do 5º ano, propuseram a realização de uma apresentação no auditório, envolvendo toda a comunidade escolar, a fim de estabelecer uma campanha que unisse a arrecadação de alimentos com ações humanitárias e espirituais, características que estão em sinergia com os valores da Rede Santa Marcelina.

A partir daí, os estudantes se mobilizaram para arrecadar alimentos e produtos de higiene, utilizando uma abordagem competitiva entre as turmas. A administração da ILPI forneceu uma lista de itens prioritários, e cada alimento ou produto de higiene pessoal tinha uma pontuação de acordo com seu valor de mercado. Durante o mês de campanha, as turmas multiplicaram seus esforços, buscando doações junto a vizinhos e familiares.

De acordo com o Animador de Pastoral do Colégio Santa Marcelina, Pedro Henrique Leal Barroso, todo o mérito e resultados conquistados com a campanha podem ser creditados aos estudantes, que foram os grandes responsáveis pelo projeto. “É muito bom ver o empenho e a proatividade dos estudantes do Santa Marcelina. Esta campanha poderia ter sido muito menor, mas eles trouxeram uma visão que gerou um impacto muito positivo, não só ao Solar de Sofia, mas a formação de valores dos estudantes”, explica.

Além das doações, diversas iniciativas foram realizadas para envolver toda a comunidade escolar, como missas para pedir pelos frutos da Campanha e abordagem do tema da campanha durante as aulas, relacionando-o com as respectivas disciplinas.

Os estudantes também se dedicaram a organizar uma série de atividades para entreter e alegrar os “vovôs e vovós”, como passaram a se referir aos idosos carinhosamente. Foram planejadas apresentações musicais, danças, leituras de histórias e, até mesmo, oficinas de artesanato, proporcionando momentos de interação e afeto. “Tais atividades aconteceram semanalmente, durante dois meses e meio. Existe ainda a perspectiva de que este se torne um projeto contínuo dos estudantes marcelinos no Rio, dentro da proposta de uma formação integral e humanizada”, comenta.

Segundo Barroso, iniciativas como esta tem um papel essencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. “A Campanha Espírito de Fraternidade também promoveu a conscientização sobre a importância de ajudar ao próximo. Os estudantes puderam vivenciar a gratidão e alegria dos idosos atendidos pelo Solar de Sofia, criando laços de afeto e aprendendo lições valiosas sobre generosidade e solidariedade”, explica.

Barroso reitera ainda que este tipo de iniciativa pode inspirar outras instituições de ensino e a comunidade local a se engajarem. “Por meio da união de esforços e da preocupação com o próximo, é possível construir uma sociedade mais fraterna e justa. Que essa ação possa inspirar outros jovens e instituições a se envolverem em projetos solidários e a cultivarem valores humanitários para assim construirmos um mundo melhor”, finaliza.

Outras propostas já surgiram por parte dos estudantes, como ações de reciclagem, saraus culturais em parceria com a escola municipal próxima ao colégio, bem como conferências de jovens para jovens sobre temas importantes da sociedade atual. Desta forma, cada uma das iniciativas é analisada e acompanhada pelos professores, pela coordenação pedagógica e a pastoral.

No próximo semestre, o Colégio Santa Marcelina iniciará a Campanha dos brinquedos e o objetivo é que o desenvolvimento e o planejamento das ações sejam realizados pelos estudantes, a fim de fomentar novas ideias e desenvolver habilidades como responsabilidade e liderança.

Sobre o Colégio Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Comentários
Assista ao vídeo