Viver - Esporte

Jogos Mundiais Special Olympics - Berlim 2023: Brasil disputa segundo maior torneio esportivo

7 de Junho de 2023

Atrás apenas dos Jogos Olímpicos, competição voltada para pessoas com deficiência intelectual reúne 7 mil pessoas na capital alemã e os atletas das Olimpíadas Especiais Brasil representam o país

 

Entre os dias 17 e 25 de junho, a cidade de Berlim (Alemanha) recebe os Jogos Mundiais Special Olympics 2023, o segundo maior torneio esportivo do mundo com 7 mil atletas de mais de 150 países, incluindo o Brasil, por meio das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), que estará com uma delegação composta por 36 integrantes. Organizados pela Special Olympics International – organização presente em mais de 200 países, voltada para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte –, os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos.

A OEB é a divisão nacional da Special Olympics International – presente nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país – e reúne 44 mil atletas treinando em diversas modalidades. Destes, 26 conquistaram a vaga para representar o Brasil nos Jogos Mundiais – Berlim 2023. Completam a delegação brasileira outros dez membros entre técnicos, diretores e médica. Ao todo, serão 26 modalidades em disputa e os atletas das Olimpíadas Especiais Brasil almejam conquistar medalhas no atletismo, basquete 3x3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis e tênis de mesa.

Algumas modalidades são disputadas no formato Esportes Unificados, no qual atletas com e sem deficiência competem juntos, sendo as pessoas sem deficiência como atleta parceiro. É o caso do basquete 3x3, bocha e tênis, por exemplo. O formato foi desenvolvido pela organização para mostrar na prática que o esporte é espaço de inclusão e crescimento mútuo.

“O movimento Special Olympics cresce cada vez mais e os Jogos Mundiais serem a segunda maior competição esportiva representa bem o panorama. Mas vale ressaltar que o campeonato que acontece em Berlim é uma celebração que vai muito além do esporte e das medalhas. As Olimpíadas Especiais Brasil fornecem a estrutura, por meio do patrocínio de empresas de renome internacional, mas são os atletas os verdadeiros protagonistas, como tem que ser”, afirma Thomas Goman, presidente das Olimpíadas Especiais Brasil.

A participação da delegação brasileira nos Jogos Mundiais – Berlim 2023 só foi possível com apoio de empresas conscientes da importância do trabalho das Olimpíadas Especiais Brasil junto às pessoas com deficiência intelectual. A Colgate-Palmolive é a patrocinadora oficial e responsável pela ida da delegação brasileira à Alemanha, via Lei de Incentivo ao Esporte. A companhia ainda possibilitou a uniformes e passagem aérea de alguns atletas.

“Encontramos nas Olimpíadas Especiais um projeto que compartilha valores essenciais de diversidade, equidade e inclusão com a Colgate-Palmolive. É um orgulho para a companhia fazer parte desse projeto e, independente dos resultados, já consideramos esse time vitorioso”, diz Adriana Anido, Diretora de Marketing da Colgate-Palmolive no Brasil.

As outras passagens foram patrocinadas pela Lufthansa e JBS. “Como uma companhia aérea que tem como missão conectar pessoas de todas as esferas e comprometida em criar pontes entre comunidades e culturas, temos a honra de apoiar atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais, em Berlim. Os atletas com sua determinação são uma referência do compromisso com a excelência e a perseverança que nós, como líderes globais em aviação, almejamos diariamente”, afirma Felipe Bonifatti, Diretor-Geral do Lufthansa Group para a América do Sul & Caribe.

A delegação brasileira se dividirá em três grupos no dia 11 de junho para o embarque. No Aeroporto de Guarulhos (SP), dois grupos saem em horários distintos pela manhã e na parte da noite, já a terceira parte da delegação sai do Aeroporto do Galeão (RJ). Para ambientação, os atletas ficam em Frankfurt até o dia 15 e depois seguem para Berlim.

Jogos Mundiais - Abu Dhabi 2019

Com a rotatividade de sedes, a última edição dos Jogos Mundiais Special Olympics ocorreu em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) no ano de 2019. As Olimpíadas Especiais Brasil também marcaram presença e o saldo foi extremamente positivo, com 18 medalhas, sendo oito medalhas de ouro, oito de prata e duas de bronze.

Com uma delegação de 51 membros, sendo 36 atletas com e sem deficiência, o Brasil competiu nas modalidades: maratona aquática, atletismo, bocha, futsal, ginástica rítmica, natação, tênis e vôlei de praia.

Preparação da delegação

A delegação brasileira que compete nos Jogos Mundiais Special Olympics – 2023 representa bem a atuação das Olimpíadas Especiais Brasil, sobretudo pela diversidade, seja pela presença de pessoas de várias localidades do território nacional, seja pela diferença de idade entre os atletas, de 22 anos a 65 anos. É possível saber mais sobre a história de cada atleta na página do site da OEB.

Para aprimorar os treinamentos na preparação das equipes, aumentar a integração entre a delegação e a confiança das famílias – a viagem para Berlim é a primeira viagem internacional de alguns atletas e isto implica na distância dos familiares –, a OEB organizou dois encontros neste ano de 2023. O primeiro foi realizado no Rio de Janeiro, em março, e o segundo em Jundiaí, em maio, que contou com o patrocínio da Henkel.

Delegação Brasileira nos Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023

Lista de Delegação das Olimpíadas Especiais Brasil

Programação dos Jogos Mundiais Special Olympics – Berlim 2023

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Mundiais acontece no Estádio Olímpico de Berlim no dia 17 de junho, às 16h. O Encerramento, por sua vez, acontece no Portão de Brandemburgo, um dos principais pontos turísticos da cidade, no dia 25, às 14h. A transmissão oficial da abertura será realizada pela ESPN, via sua plataforma de streaming Star+, além de exibir modalidades ao longo da competição, com foco em atletismo, natação e levantamento de peso.

As 26 modalidades acontecem de forma simultânea em grande parte dos dias, com disputas qualificatórias no início e a disputa de medalhas ao final do período.

É possível acompanhar o desempenho da delegação das Olimpíadas Especiais Brasil ao final de cada dia de competição pelo Instagram ou site oficial.

Programação - Jogos Mundiais - Berlim 2023

SOBRE OLIMPIADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores

A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, a jogadora de vôlei Jakie Silva, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Comentários
Assista ao vídeo