Viver - Saúde

Dez mitos e verdades sobre os olhos

6 de Junho de 2023

De crendices populares a recomendações médicas, fizemos uma lista do que é verdadeiro ou falso em relação à visão

Foto de Ion Fet

Todo mundo já ouviu alguma recomendação de algo que seria bom ou ruim para os olhos. Algumas são apenas crendices popular, muitas vezes sem comprovação. Outras realmente são verdadeiras. Reunimos abaixo uma lista de dez mitos e verdades sobre a visão, que foram desmistificadas pela oftalmologista Dra. Mayra Leite, do H.Olhos – Rede Vision One, rede nacional de hospitais especializados em oftalmologia, em São Paulo.

1- Terçol melhora com moeda ou anel quente?

Verdade. Mas não pela moeda ou anel em si, mas pela temperatura. O terçol é uma inflamação nas pálpebras causada pelo entupimento das glândulas lacrimais e o calor ajuda a melhorar. Mas no lugar de metais, opte por realizar compressas mornas na região com algodão ou gaze descartável.

2- Pingar leite materno nos olhos do bebê ajuda a melhorar a conjuntivite?

Mito. Apesar do leite materno ser rico em anticorpos e enzimas, sua aplicação nos olhos não é aconselhada. O ideal é lubrificar os olhos não necessariamente com o leite materno, mas já existem lágrimas artificiais que podem ser usadas em bebês.

3- Colírios podem ser usados sem receita médica?

Verdade e mito. O colírio é um medicamento que precisa ser usado com indicação médica. Alguns colírios são vendidos sem receitas médicas, porém não é o ideal já que alguns usados por longo tempo podem gerar complicações. Já os lubrificantes (hidratantes oftalmológicos) não são medicações, por isso podem ser usados com mais frequência.

4- Usar os óculos de outra pessoa faz mal?

Verdade. Os óculos precisam ser personalizados, com o grau adequado prescritos por um médico. Usar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos, além de não ajudarem a enxergar adequadamente, podem causar dores de cabeça e outros problemas.

5- Ar-condicionado pode causar olho seco?

Verdade. O ar-condicionado retira a umidade do ar e deixa o ambiente seco, consequentemente, as lágrimas evaporam mais rápido e os olhos perdem lubrificação.

6- Ler no escuro faz mal para a visão?

Mito. No escuro as pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz. Essa ação reduz a profundidade de foco e pode gerar desconforto e cansaço visual, principalmente para quem precisa de óculos de grau. Lembrando que ler não é a mesma coisa que usar celular.

7- Cortar cebola faz chorar?

Verdade. Isso acontece principalmente por causa da formação de um gás volátil liberado pela cebola. Esse gás é irritante para os olhos e provoca aumento de lacrimejamento como se a pessoa estivesse chorando.

8- Não usar óculos, aumenta o grau?

Mito. Os óculos é um auxílio para enxergar melhor, apesar de não agravar o problema a não utilização de óculos adequados pode gerar desconfortos para o dia a dia.

9- Dormir com maquiagem prejudica os olhos?

Verdade. As pálpebras e região dos olhos como a pele em geral contém oleosidade e bactérias e toxinas delas, caso não faça uma higiene adequada para retirada da maquiagem a região poderá ter irritações e até infecções.

10- Uso de telas prejudica a vista

Verdade. Olhar para uma tela por muito tempo pode causar fadiga e olhos secos. Também é importante observar a distância entre a tela e o usuário, além do tempo a esta exposição. Procure manter uma distância de 35 a 40 cm, pois a proximidade leva a um maior esforço acomodativo que podem gerar desconforto.

Comentários
Assista ao vídeo