“Fernanda” traz sonoridade encorpada por novas influências musicais da banda, que vão de Jorge Ben à música brega dos anos 70
O rock gaúcho é um movimento emblemático dentro do rock nacional. Bandas como Engenheiros do Hawaii, Defalla, Os Replicantes, Cascavelletes, Nenhum de Nós, Vera Loca e, mais recentemente, Cachorro Grande e Fresno, conseguiram sucesso de público e até um certo status cult dentro do cancioneiro nacional. É saindo dessa escola, mas com tempero mais swingado do funk e os dois pés na música brega romântica, que a Jogo Sujo lança “Fernanda”, releitura da canção originalmente lançada em seu primeiro disco, “Embriagado de Amor”.
Foto: Divulgação |
Com 15 anos de carreira, o grupo formado atualmente por Marcio Moraes nos Vocais, Matheus Carrer Neto na Bateria, Lucas Chini no baixo e João Costa nas Guitarras, gravou o show do próximo trabalho no Bar Opinião, em Porto Alegre, substituindo a sonoridade mais roqueira dos riffs sujos de guitarra por naipe de metais e o balanço calcado em Tim Maia e Jorge Ben, a poesia brega romântica de Reginaldo Rossi e Odair José, resultando em uma apresentação mais alegre, modernizando as canções antigas ao mesmo tempo que traz ao público um “Q” de nostalgia.
Para a mudança de sonoridade e alcançar um novo público, os líderes da banda, Marcio Moraes (Vocais) e Matheus Carrer Neto (Bateria), quiseram se cercar de profissionais que encorparam o som e a trilha do projeto. “Fomos atrás de referências que dessem peso ao à gravação. Ele é recheado de convidados e ficamos satisfeitos demais”, conta Marcio.
“Este lançamento resultou de um ótimo show nosso. A banda estava muito afiada. Eu acho que é um ponto crucial para mostrar a banda de forma madura”, explica Matheus que espera furar a bolha das fronteiras gaúchas com o atual projeto.
Os integrantes do grupo comentam com animação do novo ciclo. Embora o grupo só tenha um disco, os anos em cima do palco e a química entre Márcio e Matheus reforçam a sensação de que uma fase pessoal e musical com mais frescor chegou para a banda. Com “Fernanda” sendo carro-chefe da atual empreitada, Marcio explica que a faixa foi escolhida por ser considerada emblemática dentro da história da banda. “Quando a gente foi ensaiar com o nosso guitarrista, João Costa atendeu um pedido meu para puxar algo meio Jorge Ben, aí a coisa engrenou, foi muito fluído”, conta Marcio.
“Esse single, ‘Fernanda’, vai ser uma forma de reapresentar a gente a quem já nos acompanhava e ao mesmo tempo trazer uma galera nova para perto. Fizemos com muito cuidado e também muita energia e amor. Espero que as pessoas gostem do que vem por aí”, conclui Mateus.
Assista:
Sobre | Jogo Sujo
Formada em 2007, em Porto Alegre, a banda lançou seu primeiro disco em 2017, intitulado "Embriagado de Amor", gravado na Marquise 51 com produção de Lucas Hanke (Identidade e ex-Júpiter Maçã), Participações especiais do eterno Cascavelletes Frank Jorge na faixa “A mais de 100” e King Jim (Garotos da Rua).
Depois do lançamento do disco, foram divulgados quatro clipes de trabalho; “A sete palmos do chão”, “Você chegou para ficar”, “Santo Namorado” e "Ana". Após o lançamento de “Embriagado de Amor” nas plataformas digitais e na maior rádio do Sul do país (Atlântida FM) a Jogo Sujo foi indicada ao prêmio Açorianos de Música 2017, na categoria "Melhor Instrumentista".
Em 2018, após a primeira turnê em terras paulistas, a Jogo Sujo estreia o Canal do Amor com diversas novidades lançadas para os fãs no youtube, ao mesmo tempo em que o canal do amor vem trazendo novidades, a banda não deixou de gravar clipes, presenteando seu público com “Fernanda”, lançada na Playtv e considerado um dos melhores clipes produzidos em 2018 pelo site “Hits perdidos”.
Atualmente a banda de Marcio Moraes e Matheus Carrer trabalham a divulgação da releitura de “Fernanda”, trazendo uma sonoridade mais puxada para o funk e música brega.