Colaboradores - Valéria Calente

Visto para Europa

2 de Junho de 2023

A partir de 2024, os brasileiros vão precisar de visto para ingresso no Espaço Schengen - área composta por países da Europa que assinaram o Acordo ou o Tratado de Schengen, que visa regular a livre circulação de pessoas, bens, serviços e valores entre os países signatários.

Foto: Divulgação/ Pexels

No total, são 26 nações europeias pertencentes ao Espaço Schengen. Ou seja, mais da metade dos 50 países que estão na Europa fazem parte da convenção. São eles Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; República Checa; Suécia; Suíça.

Os países fora do Tratado de Schengen que estão na Europa são: Albânia; Andorra; Bielorrússia; Bósnia e Herzegóvina; Bulgária; Cazaquistão; Chipre; Croácia; Irlanda; Moldávia; Mônaco; Montenegro; Macedônia do Norte; Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte; Rússia; San Marino; Sérvia; Turquia; Ucrânia; Vaticano.

Com base no acordo estabelecido entre os países-membros do Espaço Schengen, os cidadãos desses países podem circular livremente entre o espaço. Quem for turista pode circular nesta zona por até 90 dias a cada 180 dias, ou seja, você pode fazer turismo por 90 dias corridos em vários países do Espaço Schengen, desde que passe 90 dias fora da zona, até que este ciclo seja reiniciado e cumpra os requisitos exigidos para reentrada.

Para visitar um ou mais países pertencentes ao Espaço Schengen, é necessário ficar atento à documentação exigida:

- Passaporte válido por, pelo menos, três meses depois da data de retorno de sua viagem e emitido há, no máximo, 10 anos;

- Passagem de retorno para o Brasil antes de 90 dias da data de sua viagem ao primeiro país visitado do Espaço Schengen;

- Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros de despesas médicas e hospitalares, desde sua saída até o seu retorno ao Brasil;

- Comprovante de hospedagem, como a reserva em um hotel ou carta-convite;

- Comprovações financeiras, ou seja, documentos que comprovem que você possui condições econômicas de se bancar na Europa durante o tempo de sua estadia, como limite de cartão de crédito, extrato bancário ou dinheiro em espécie.

É importante ressaltar que os documentos devem ser recentes e precisam estar impressos.

Foto: Divulgação/ Pexels

Durante o ano de 2023, brasileiros estão isentos de visto para entrar na Europa. No entanto, a partir de 2024, entrará em vigor o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, o ETIAS.

Trata-se de uma autorização de viagem eletrônica, que brasileiros e outras 14 nações da América Latina que pretendem viajar para a Europa a turismo, negócios ou estiverem em trânsito por 90 dias a partir de 2024 precisam solicitar e apresentar na imigração. O ETIAS não isenta de apresentar o restante da documentação exigida para entrar nos países do Espaço Schengen.

O formulário de solicitação do ETIAS será online e rápido para preencher.

Mais de 95% das candidaturas ao ETIAS serão aprovadas quase imediatamente. A autorização de viagem ETIAS ficará válida por 3 anos consecutivos e para múltiplas estadas de curta duração na Europa.

O processo de registro no ETIAS será similar ao de outros sistemas de autorização de viagem em todo o mundo. Serão requisitadas informações pessoais básicas e dados do passaporte, mas impressões digitais e dados biométricos não serão coletados.

Bases de dados internacionais, incluindo a Interpol, a Europol e o Sistema de Informação do Schengen, estarão envolvidas no cruzamento de dados.

O ETIAS não é um visto, é uma autorização eletrônica de viagem, também conhecida como dispensa ou isenção de visto.

Cidadãos de países isentos de visto que estão fora da União Europeia (UE), tais como Brasil, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e os Estados Unidos devem fazer a solicitação.

Visitantes de países isentos de visto vão precisar de uma autorização ETIAS para cruzar uma fronteira externa do Schengen.

Companhias internacionais de transporte de passageiros (aéreo, terrestre e marítimo) vão verificar antes do embarque se cada passageiro está com seu ETIAS válido. Isso também será checado na fronteira externa do Schengen.

 

Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo