Cultura - Teatro

Aury Porto estreia no universo da autoficção sob direção de Janaina Leite

1 de Junho de 2023

No solo MEU NOME: MAMÃE Aury Porto evoca e invoca lembranças, histórias, canções e construções acerca da travessia de um filho diante do adoecimento da mãe. Cenário composto por elementos realísticos traz objetos que remetem a mãe do ator e vai sendo revelado ao longo do espetáculo

A convivência do ator Aury Porto com sua mãe, que vive com Mal de Alzheimer há 15 anos, bem como a relação familiar com o lento processo de degeneração acarretado pela doença, são o ponto de partida de MEU NOME: MAMÃE, espetáculo solo do artista, que marca sua estreia no universo da autoficção sob a direção de Janaina Leite. A montagem chega aos palcos dia 8 de junho, quinta-feira, às 18h, no Auditório do Sesc Pinheiros.

Com dramaturgia de Claudia Barral, MEU NOME: MAMÃE surge a partir de relatos, sempre com muito bom humor, de Aury Porto para os amigos mais próximos sobre as situações vividas por ele e sua família, que além dos cuidados da medicina, se vale da força de resistência característica da cultura sertaneja dos cearenses. A leveza, disposição e afeto empregados nas situações do cotidiano para tratar a complexidade do assunto sempre rendiam o comentário: “Você precisa levar isso para o palco”.

Porém Aury Porto tinha alguns receios de levar a narrativa ao público, como o tema da doença ser restrito e também como contar a história no teatro, para uma plateia. “A disposição e bom humor, pouco frequente entre famílias que têm portadores do Mal de Alzheimer, onde na maioria dos casos vemos tristeza, medo e vergonha dos familiares e tendência ao isolamento social do paciente, já era um importante passo para a realização da montagem. Então, a produtora Carla Estefan me apresentou a Janaina Leite, que já possui um extenso trabalho com a perspectiva autobiográfica”, explica o ator.

A trajetória presente nas obras de Janaina Leite dentro da vertente dos teatros do real, ganha em MEU NOME: MAMÃE uma especial camada ao ter a memória como centro dentro do delicado tema da saúde mental. “A forma como o Aury e sua família lidam com a doença, abre uma outra dimensão, que me interessa como diretora, além da relação do filho com a mãe, tema que já me vem tocando há um tempo. A saída lúdica encontrada por eles para essa convivência é o retrato do próprio teatro no encontro com a vida”, acredita a diretora.

Fios de memória

MEU NOME: MAMÃE é centrado em duas personagens, Filho e Mãe, interpretados pelo ator numa dinâmica de troca de “máscaras”, a partir de um paralelo entre o que ocorre com a memória do portador do Mal de Alzheimer e o surrealismo na qual as imagens e situações se expressam diretamente do inconsciente. Cenas narrativas e representadas se intercalam sem compromisso com a lógica sequencial do tempo do calendário.

De acordo com Aury, além da homenagem, é extremamente gratificante levar ao palco uma personagem que conhece tão bem. “Uso da gestualidade para trazê-la à cena. O andar, o movimento da mão e o olhar marcante”. O ator já tinha alguns materiais, como histórias escritas, imagens e referências, que foram alinhavadas durante os ensaios.

Os arremates finais da dramaturgia ficaram a cargo de Claudia Barral, que trouxe uma dimensão mais poética ao texto. “Ações, esboços de diálogos, depoimentos e intervenções foram sendo paulatinamente lapidados e reorganizados em um exercício delicado de tessitura de fios de memória e de experiência. A dramaturgia persegue, na verdade, reconstituir, em um mosaico, os laços que unem mãe e filho. São cenas da vida cotidiana que, tocadas pela condição do Alzheimer, se reestruturam não para o apagamento, mas para o aflorar de uma transformação”, conta a dramaturga.

Tirar o véu do tabu

Apesar de ser um testemunho do amor inquebrantável do Filho para com sua Mãe, a montagem tem um propósito sanitário: colaborar com a discussão sobre as doenças características da velhice, uma vez que a sociedade brasileira está envelhecendo. “O país tem aumentado sua expectativa de vida e faz-se necessária uma mudança de paradigma. Estamos deixando de ser um país da juventude e urge nos debruçarmos sobre a velhice como fenômeno social”, adianta Aury.

A diretora Janaina Leite sentencia: “MEU NOME: MAMÃE é a possibilidade de tirar o véu do tabu e pensar outras maneiras de lidar com a forma especial de presença ainda possível dessas pessoas que amamos. Não mais um passado arquivista, mas uma memória em ato, que se atualiza pelo vínculo e através da ludicidade da linguagem”.

Diante da situação trágica que caracteriza essa doença para a qual não se tem cura e na qual o paciente evolui inevitavelmente para a perda completa da memória, a direção de arte de Flora Belotti prioriza elementos cotidianos, que se desdobram em sentidos e trazem novas camadas para a interpretação. Cenário e figurino retratam o peso da história de uma vida, com objetos realistas, típicos das casas de interior do Nordeste. Tecidos crus se apresentam como a matéria da criação, se desdobram em imagens ao envolver espaço, corpo e se colocam como objeto, seja no lençol que recobre todos os móveis do espaço ou no mosquiteiro que se abre em tela de projeção.

A trilha sonora criada por DiPa é composta por músicas que fazem parte das memórias afetivas "da mãe e filho" nos anos convividos no Cariri, interior do Ceará, juntamente com temas originais compostos para o espetáculo que aludem a uma desconstrução dos elementos sonoros desse universo do sertão. Já o desenho de luz de Ricardo Morañez brinca com a fantasia, memória, sombras e projeções.

Sobre Aury Porto

Com mais de trinta anos de trabalho nas artes cênicas, além de ator, tem exercido as funções de diretor, produtor, professor de teatro, dramaturgo e adaptador. No início da década de noventa criou a companhia Teatro Dragão do Dito em parceria com o dramaturgo Paulo Faria. No ano 2000 entrou para o hoje sexagenário Teatro Oficina Uzyna Uzona no qual exerceu as funções de ator, produtor e administrador, tendo permanecido naquela companhia por nove anos. Em 2007 fundou, ao lado da atriz Luah Guimarãez, a mundana companhia. À frente desta companhia, que tem uma equipe que gira em torno de trinta profissionais das artes cênicas, idealizou e coproduziu a maioria dos onze espetáculos criados nestes treze anos de existência.

Destaque para os seguintes trabalhos em teatro: Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues com direção de Zé Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina (2000/2001); Os Sertões - A Terra, O Homem I, O Homem II, A Luta I, A Luta II, de Euclydes da Cunha; Cinzas, montagem de texto de Samuel Beckett, na qual atou e dirigiu juntamente com Renée Gumiel, dançarina francesa precursora da dança moderna no Brasil (2006). Já com a mundana companhia: A Queda, novela de Albert Camus; Os Bandidos, texto de Friedrich Schiller com direção de Zé Celso Martinez Corrêa; O Idiota – Uma Novela Teatral, a partir do romance homônimo de Fiódor Dostoiévski e adaptado por Aury Porto em colaboração com Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz; O Duelo, adaptado por Aury Porto a partir da novela homônima de Anton Tchekhov, direção de Georgette Fadel; Na Selva das Cidades – Em Obras, com texto de Bertolt Brecht direção de Cibele Forjaz; Lampião no Céu, montagem da Cia. Os Buriti sediada em Brasília, direção de Luis André Cherubini; Medeamaterial, direção de Márcio Aurélio e texto de Heiner Müller; DIPTICO MUNDANA: Os Insensatos, montagem da mundana companhia com direção coletiva e textos de André Sant'Anna e Guerra em Iperoig, direção coletiva e textos de André Sant'Anna (2022).

Sobre Janaina Leite

Atriz, diretora e dramaturgista. Em paralelo à trajetória com o Grupo XIX, do qual é uma das fundadoras, concebeu os espetáculos Festa de Separação: um documentário cênico, Conversas com meu Pai, Stabat Mater e História do Olho- Um conto de fadas pornô-noir. Lançou o livro Autoescrituras performativas: do diário à cena pela Editora Perspectiva, consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro. Lançou também pela editora Javali a publicação com a dramaturgia de dois de seus espetáculos Conversas com meu Pai (texto de Alexandre Dal Farra) e Stabat Mater. Idealizou e orientou diversos grupos de pesquisa, dentre eles Feminino Abjeto 1 e Feminino Abjeto 2 - O vórtice do masculino, fundamentais laboratórios para a criação de Stabat Mater. A artista também atua na orientação de oficinas, cursos, palestras e curadoria por todo o Brasil, além da orientação de projetos por meio dos "Laboratórios Autorais" que desenvolve desde 2012.

Janaina Leite foi a pesquisadora em foco da MITsp 2020, tendo Stabat Mater na programação da plataforma MITbr, a apresentação de uma "desconstrução do espetáculo" onde compartilhou procedimentos e conteúdo da criação, além de ser tema em diversas conversas na programação da Mostra. O espetáculo Stabat Mater circulou pelos Festivais Internacionais Santiago a Mil (Chile), Festival de Liége (Bélgica), FIT Cádiz (Espanha) e Festival GO e Carreau du Temple (França). No Brasil o espetáculo realizou 40 apresentações em São Paulo e circulou pelos festivais FILO Londrina, Cena Contemporânea de Brasília, FETEAG do Agreste e Festival de Curitiba.

Em 2022 estreou História do Olho – Um conto de fadas pornô-noir, contemplada pelo 13° Prêmio Zé Renato de Teatro. No exterior conduziu palestras sobre sua pesquisa e metodologia no Conservatoire National Supérieur d'Art Dramatique (CNSAD - Paris), na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, para a turma de Pós-graduação em Dramaturgia e Argumento da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e na Escola Superior de Teatro e Cinema e no espaço de criação transdisciplinar "Circolando", ambos em Portugal. Orientou uma residência artística na Comédie National de Caen na França e conduziu o workshop Dramaturgias Hibridas e performativas no FIT Cádiz. Atualmente realiza seu Pós-Doutorado na ECA/USP.

Sobre Claudia Barral

Psicanalista e dramaturga é formada em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pelo GITIS – Academia Russa de Artes – onde esteve em residência para o curso Os Fundamentos do Método de Stanislavsky. Atua em diversos campos da produção literária, como dramaturga, roteirista e poetisa. Na sua produção em dramaturgia destacam- se O Cego e o Louco (Prêmio Copene 2000, com versão roteirizada para a TV Cultura em 2007), Cordel do Amor sem Fim (Prêmio Funarte 2004, Indicação ao Prêmio FITA 2013) e Hotel Jasmim (Prêmio Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo e Prêmio Dramaturgia Feminina Heleny Guariba). Como roteirista, destaque para os curtas-metragens Sal (Festival de Cinema de Gramado, 2017) e Guarani em Chamas (Produção Teatro Municipal de São Paulo), além de Timidez, longa de Thiago Gomes e Susan Kalik. Colaborou, ainda, com a dramaturgia de espetáculos como Os Figurantes (2009), direção de Cacá Carvalho; Erêndira (2019), texto de Gabriel Garcia Marques adaptado por Augusto Boal e com direção de Marco Antônio Rodrigues. Seus textos contam com diversas montagens, filmagens e leituras encenadas por todo território brasileiro e em países como Portugal, Alemanha, Inglaterra, Peru e Itália.

Serviço:

MEU NOME: MAMÃE

Estreia dia 8 de junho, quinta-feira, às 18h.

Temporada até 1º de julho, quinta-feira a sábado, 20h.

Sesc Pinheiros (Auditório – 3º andar) – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo. Telefone – (11) 3095-9400.

55 minutos | 14 anos | R$ 30,00, R$ 15,00 (meia-entrada) e R$ 10,00 (credencial Sesc).

Sinopse:

O solo atravessa cronológica e emocionalmente uma jornada de vida do ator ao lado da sua mãe e da sua família. Aury Porto evoca e invoca lembranças, histórias, canções e construções acerca da travessia de um filho diante do adoecimento da mãe. A doença de Alzheimer, que acomete cada vez mais brasileiros, é narrada no espetáculo em experiências que, por muito íntimas, se tornam universais.

Ficha técnica:

​Idealização, Texto e Atuação – Aury Porto. Direção – Janaina Leite. Dramaturgia – Claudia Barral. Cenário e Figurino – Flora Belotti. Trilha Sonora e Operação de Som – DiPa (Rodolfo Dias Paes). Desenho e Operação de Luz – Ricardo Morañez. Preparação Corporal – Lu Favoreto. Projeções – Felipe Ghirello. Gestão de Projeto – Metro Gestão Cultural. Direção de Produção – Carla Estefan. Produção Executiva – Bia Fonseca. Fotos – Jennifer Glass e Renato Mangolin. Assessoria de Imprensa – Frederico Paula l Nossa Senhora da Pauta.

Comentários
Assista ao vídeo