Notícias - Motor

Capotagem múltipla assusta em Tarumã

29 de Maio de 2023

Juninho Berlanda (classe A), Augusto Freitas e Fernando Trennepohl (B) venceram as corridas da Turismo nacional em sábado

A Turismo Nacional largou neste sábado para quatro corridas em Viamão (RS)
Créditos: Duda Bairros/Vicar

O Autódromo Internacional de Tarumã foi palco de um grande susto no começo da tarde deste sábado (27), na abertura da segunda etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional. Na esteira de uma acirrada disputa no complemento da primeira volta da Corrida 1, o gaúcho Thiago Tambasco (Chevrolet New Onix #46) e o paranaense Gui Sirtoli (New Onix #65) levaram a pior, perderam o controle dos carros e acertaram com violência o muro, capotando várias vezes, em uma imagem assustadora.

O resgate chegou de imediato ao local do acidente. Sirtoli foi o primeiro a sair do carro e escapou ileso, sem qualquer ferimento. Pouco depois, Tambasco também deixou seu New Onix, com a ajuda da equipe de resgate, e foi encaminhado para o centro médico do Autódromo de Tarumã.
Após os primeiros exames, a equipe chefiada pelo doutor Leandro Schimmelpfeng detectou fratura em um dos dedos da mão esquerda, além de possível fratura na mão direita, que apresentava luxação. O piloto foi encaminhado na sequência para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para exames mais detalhados.

"Felizmente estamos vivos" — “Foi um acidente de corrida, sem culpa de ninguém. Estamos sujeitos a isso, mas felizmente estamos bem e vivos. Nunca tinha visto cinco carros lado a lado, ainda mais em uma pista como Tarumã. Pela imagem, você pode ver que os três carros colam um no outro, todo mundo estava muito rápido, e o piloto não consegue mais ter ação, e os veículos tomam uma direção aleatória. Mas isso prova também o quão seguros são os carros da Turismo Nacional. Saímos tontos das capotadas, o Tambasco sofreu ferimentos nas mãos, mas, pela gravidade do acidente, poderia ter sido muito pior”, disse Gui Sirtoli.

Como foram as corridas — Juninho Berlanda ratificou a condição de líder do campeonato na classe “A” após vencer as quatro corridas deste sábado, ampliando a contagem na temporada para nove triunfos. O catarinense levou seu Toyota Yaris ao topo em duas provas com a pista úmida e outras duas com ventos fortes e asfalto bem mais molhado. As vitórias na “B” foram compartilhadas entre Augusto Freitas e o estreante Fernando Trennepohl.

Com a retomada da corrida 1 após a bandeira vermelha, o grande destaque foi o duelo espetacular envolvendo Berlanda e Fabrício Lançoni, que conseguiu cruzar a linha de chegada na frente, mas a direção de prova o puniu em 5s no tempo total de corrida por conta da manobra de defesa de posição nas voltas finais. A vitória ficou com Berlanda, enquanto Fabrício foi alçado de volta à segunda posição devido à desclassificação de Ernani Kuhn, punido pelo acidente que causou as capotagens de Sirtoli e Tambasco. Augusto Freitas foi o terceiro no geral e melhor colocado na B, enquanto Ewerson Dias levou na Sênior.
Berlanda dominou a segunda prova da etapa e liderou de ponta a ponta para vencer a segunda no fim de semana. Fabrício Lançoni segurou o segundo lugar quase até o término da prova, mas um pneu furado acabou com as chances de um pódio. Ernani Kuhn foi o segundo e Arthur Scherer fechou o top-3. Augusto Freitas triunfou de novo na categoria B e Ewerson Dias cruzou a linha de chegada como o melhor da Sênior.
Enquanto as primeiras provas da etapa tiveram a pista úmida, as corridas 3 e 4 foram de foram com o asfalto bem mais molhado e com muito vento. Com a ausência do pole Fabiano Cardoso, Berlanda manteve a dianteira desde o princípio e abriu caminho para vencer mais uma no campeonato. Fernando Trennepohl segurou a segunda posição e marcou, logo na etapa de estreia, sua primeira vitória na classe B. As voltas finais foram de um duelo travado por Edu de Paula e Ernani Kuhn. Ao fim de 11 voltas, De Paula superou o adversário por apenas 0s108 para finalizar em terceiro na classificação geral, e o ‘rookie’ Wilson Pinheiro venceu na Sênior.

A última corrida do dia começou com Berlanda e Fernando Trennepohl na frente, sustentando as lideranças das classes A e B, respectivamente. Mas o segundo lugar geral do piloto gaúcho ficou em risco com a aproximação de Ernani Kuhn nas voltas finais. A batalha entre os dois durou até o término da corrida, quando o mato-grossense conseguiu fazer a ultrapassagem e subiu para segundo, mas sem ter tempo hábil para conseguir destronar Berlanda da ponta. Trennepohl confirmou mais um triunfo na B e Wilson Pinheiro repetiu o resultado na classe dos pilotos com idade igual ou superior a 54 anos.

Domingo solidário — A doação de um quilo de alimento não perecível dá direito a um ingresso, que terá validade para acompanhar as corridas em um dos mais tradicionais autódromos do automobilismo brasileiro também neste domingo. A ação é promovida pela Vicar, empresa promotora da Turismo Nacional e também da Stock Car, Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil e TCR Brasil, em conjunto com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Viamão, para onde os alimentos arrecadados serão encaminhados.

O cronograma da Turismo Nacional para domingo contempla mais duas provas (uma às 9h20 e outra às 12h20), com 20 minutos mais uma volta, e no intervalo entre as corridas acontece a visitação aos boxes, a partir das 10h.

Turismo Nacional tem transmissão ao vivo a partir deste sábado no canal oficial da categoria no YouTube e também na Twitch da Tribo do Gaules, com o streamer Velho Vamp, e no canal do streamer Victor Ludgero, também na Twitch.

Turismo Nacional, temporada 2023, etapa 2, Tarumã
Corrida 1 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 12 voltas em 15min52s099
2º - Fabrício Lançoni/Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 4s411
3º - Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 6s763
4º - Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 7s338
5º - Cesar Labrea/Faruk Araújo (A, Chevrolet New Onix), a 9s647
Vencedor na Sênior: 10º - Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix), a 20s566

Corrida 2 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 17min10s084
2º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 6s906
3º - Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 12s205
4º - Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 12s550
5º - Cesar Labrea/Faruk Araújo (A, Chevrolet New Onix), a 13s740
Vencedor na Sênior: 10º - Ewerson Dias (B, Chevrolet New Onix), a 27s646

Corrida 3 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 11 voltas em 16min38s043
2º - Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 6s611
3º - Edu de Paula/Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 8s658
4º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 8s766
5º - Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 13s280
Vencedor na Sênior: 10º - Wilson Pinheiro (B, Chevrolet Onix), a 29s251

Corrida 4 (cinco primeiros):
1º - Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 12 voltas em 16min57s994
2º - Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 2s269
3º - Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 2s809
4º - Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 4s489
5º - Edu de Paula/Fabrício Lançoni (A, Chevrolet New Onix), a 11s546
Vencedor na Sênior: 10º - Wilson Pinheiro (B, Chevrolet Onix), a 22s296

Turismo Nacional, temporada 2023, 2ª etapa
Programação do fim de semana em Tarumã

Domingo, 28 de maio
09h20 – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h20 – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2023
Etapa / Data / Local
2ª – 28/05 – Tarumã (RS)
3ª – 11/06 – Interlagos (SP) – com TCR
4ª – 20/08 – Goiânia (GO)
5ª – 24/09 – Velopark (RS) – com TCR
6ª – 03/12 – Brasília (DF) – com TCR

Comentários
Assista ao vídeo