Viver - Beber e Comer

LIDE Futuro Ribeirão Preto promove noite de degustação de vinhos italianos exclusivos

26 de Maio de 2023

Evento foi conduzido por Giuseppe Peluso, socio-proprietário da L´Aretuseo Importadora que também destaca a cultura envolvida no consumo da bebida e seu mercado crescente no Brasil

Foto: Divulgação

Um passeio especial ao mundo dos tradicionais vinhos italianos. O LIDE Futuro Ribeirão Preto realizou na noite da última quarta-feira (24/5), um encontro para degustação em parceria com a importadora L’ Aretuseo. O especialista italiano Giuseppe Peluso foi quem conduziu o evento que contou com detalhes como regiões de produção, vinificação, especificações, diferenças de cada um deles e toda cultura que envolve a produção e consumo do vinho. 
 
Reconhecido no universo dos vinhos por sua paixão pela bebida, Giuseppe vive no Brasil há 14 anos e atua como sócio da L’Aretuseo Importadora, empresa especializada na importação e distribuição de vinhos e alimentos italianos, de Catanduva/SP. 
 
A empresa consolidou sua participação no mercado com rótulos inéditos como o Gutturnio da Emilia Romagna, o Ciliegiolo e Vermentino da Ligúria e o Susumaniello da Puglia, além dos clássicos e conhecidos Barolo, Brunello, Chianti, Morellino di Scansano, Montepulciano d´Abruzzo, Primitivo e Nero d´Avola.
 
Conseguimos na Itália localizar vinhos com preços e com paladar que agrada os brasileiros, tudo para colaborar para que esse consumo vire cultura e adquirir novos consumidores”, contou Giuseppe Peluso.
 
Conhecida como a terra das uvas e do vinho por sua diversidade territorial, a Itália possui a terceira maior área de vinha da União Europeia, atrás apenas da França e da Espanha. De acordo com o especialista, a bebida vinda de lá tem um diferencial. “Algumas regiões do país produzem vinhos mais encorpados, mas com certeza o que os destacam é a elegância e talvez até mesmo a facilidade para aprecia-los”, comentou.
 
Consumo no Brasil

No Brasil, segundo relatório divulgado pela Diretoria de Agronegócio do Itaú BBA, em 2020 – durante a pandemia – foram consumidos 430 milhões de litros de vinhos, um avanço de 18,4% sobre o ano anterior. Desde então a procura segue em alta. 

Para Giuseppe, o consumo de vinhos entre os brasileiros está cada vez mais perto de se tornar uma cultura como as já existentes em outros países. “Percebo que é como uma moda que vem crescendo e explodiu nos últimos anos. O grande lance é se tornar uma cultura como já existe na Europa inteira, Estados Unidos e demais lugares onde o mercado do vinho já está fortemente presente a muito mais tempo”, comentou.

O especialista destacou ainda que a procura está cada vez mais distinta no país. “A buscas são por bebidas dos mais diversos países, uvas e blends. Entretanto, no Brasil a procura maior é por vinhos com alto teor de álcool e açúcar residual”, completa.
 
Vinho e cultura

Durante o evento, Giuseppe seguiu o formato de degustação oferecido em seu restaurante em Catanduva-SP, onde apresenta o panorama da localização da Itália e porque os vinhos são importantes, passando pelos três tipos mais procurados da bebida: espumante, branco e tinto. O especialista deixou ainda uma dica: “Vamos nos permitir apreciar esta cultura e abrir os horizontes com a gastronomia e com os vinhos. Vamos experimentar vários tipos, abrir uma garrafa e procurar saber a história que existe por trás dela’’, finaliza. 

Para Gabriel Cruz, Head do LIDE Futuro Ribeirão Preto, esta foi uma ocasião para sair um pouco da rotina e desfrutar de um momento de lazer e também muito aprendizado entre os filiados e fãs da bebida. “Giuseppe Peluso nos proporcionou hoje um passeio especial pela Itália e suas vinícolas, foi uma noite de conhecimento e aproximação com este costume que está se tornando uma cultura também no Brasil”, concluiu.
 
Sobre o LIDE Futuro Ribeirão Preto

O LIDE Futuro Ribeirão Preto é uma organização voltada para jovens empreendedores, intraempreendedores e sucessores de grandes empresas. A missão da organização é partilhar experiências, oferecendo suporte para cargos de liderança empresarial, além de fomentar práticas de sucesso no ambiente empresarial, potencializar os talentos dos empreendedores e apoiar programas educacionais e de responsabilidade socioambiental.

Comentários
Assista ao vídeo