Viver - Saúde

Apesar de raro, câncer cerebral exige atenção para diagnóstico precoce

26 de Maio de 2023

Sociedade Brasileira de Patologia exalta importância do Maio Cinza na conscientização para sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos

O Maio Cinza foi recentemente criado como uma campanha para conscientizar a população sobre os riscos e as características do câncer cerebral. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença corresponde a 2% dos tipos de câncer no Brasil e pode acometer crianças, adultos e idosos. Embora raro, a difícil localização dos tumores pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes e impor tratamentos mais complexos. 

A Sociedade Brasileira de Patologia (SPB) alerta que não existem medidas definidas para a prevenção específica dos tumores cerebrais, motivo que torna ainda mais importante o diagnóstico da doença em uma fase inicial. A detecção precoce requer atenção a sintomas e sinais como dores de cabeça muito fortes e frequentes, alterações visuais e na fala, crises convulsivas, sonolência, mudanças no comportamento e dificuldade de equilíbrio. 

A SBP destaca ainda o papel fundamental do médico patologista na definição do estágio do tumor e das opções de tratamento. Segundo Felipe D'Almeida Costa, vice-presidente para Assuntos Acadêmicos da SBP, é o patologista quem recebe a biópsia neurocirúrgica do paciente e utiliza métodos adicionais, como a imunoistoquímica e os testes genéticos moleculares, para fazer o diagnóstico preciso e estratificar o risco. “Uma vez estabelecido o diagnóstico, o paciente pode ser encaminhado para terapias adicionais, como a radioterapia ou a quimioterapia”, explica D'Almeida Costa.

Ainda, de acordo com o patologista, é primordial que os médicos considerem sempre a possibilidade de um tumor cerebral dentre os diagnósticos de um paciente que tenha sintomas neurológicos. “Na maioria das vezes esses sintomas, sozinhos, não são causados por um câncer, mas é importante que as alterações sejam investigadas de perto”, reforça D'Almeida Costa, que tem a neuropatologia como uma de suas subespecialidades. 

Encaminhado para uma equipe multidisciplinar, o paciente poderá ser observado de perto por neurocirurgiões, neurorradiologistas e neuropatologistas, especialistas em reabilitação e outros profissionais que ajudarão a melhorar a qualidade de vida do paciente neuro-oncológico. 

Sobre a SBP

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2024 chegará à sua 34ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Comentários
Assista ao vídeo