Cultura - Música

Henrique Portugal lança novo EP após fim da banda Skank

21 de Maio de 2023

Assim como a cantora Adele disse em entrevista que não faz música para adolescentes do Tik Tok, existe uma lacuna no Brasil por artistas que pensem no público adulto, seus amores vividos e suas dificuldades diárias. Depois de encerrar as atividades com a banda Skank, o tecladista Henrique Portugal se prepara para lançar o EP solo "Impossível", abordando os afetos de uma camada da sociedade pouco assistida pela música brasileira atual. O projeto, que chega em todas as plataformas de música no dia 19 de maio, ainda conta com a pa rticipação de Frejat, Marcos Valle e Marcelo Tofani.

A faixa que dá nome ao EP é o fio condutor dessa vida adulta descrita por Henrique. "Impossível" traduz o sentimento diante das oportunidades que aparecem no dia-a-dia para continuarmos acreditando nos nossos sonhos, apesar das dificuldades. Como ele canta: "E quando o sol aparecer / O que é impossível deixa de ser".

E nessa busca por propósito de uma geração que sente diariamente na pele as mudanças da modernidade, o amor parece ser a coisa mais simples que desejam - como ele descreve nas faixas "Maior que o Mar" e "Paixão" (música de Kledir Ramil da dupla Kleiton e Kledir), com versos "não sou galã, não sei dançar, só sei pensar e te querer" e "ser feliz é tudo que se quer. Ah!, esse maldito fecho ecler".

A simplicidade do amor chega em seu átomo indivisível na canção "Laiaraiá", em que Henrique interpreta com Marcos Valle e os dois concluem que, para falar de amor, é mais fácil recorrer à melodia do que às palavras: “Algumas palavras são / Feito um monte de pedras na estrada entre nós / Em que a gente tropeça na pressa do amor / Eu só peço que agora nos deixem a sós / Sério, me deixa tentar de novo / Na melodia é que eu me resolvo”

Mas os versos cinematográficos do artista não retratam só o amor. A tristeza também aparece na canção "A Chuva" (composta por Henrique, Frejat e Mauro Santa Cecília), em que Portugal e Frejat descrevem sobre a sensação de lavar a alma com a chuva. Já em "Sonhei Com Você", Portugal e Marcelo Tofani praticamente escreveram sobre a saudade como uma crônica: "hoje senti o sabor da sua língua e mais / deu vontade de voltar atrás / só que não é bem assim".

Faixas: 1 - Laiaraiá (feat. Marcos Valle); 2 - Paixão; 3 - A Chuva (feat. Frejat); 4 -Maior que o mar; 5 - Sonhei Com Você (feat. Marcelo Tofani); 6 - Impossível.

Compositores

1 - Laiaraiá - Leoni e Marcos Valle

2 - Paixão - Kledir Ramil da dupla Kleiton e Kledir

3 - A Chuva - Henrique Portugal, Frejat e Mauro Santa Cecília

4 - Maior que o mar - Henrique Portugal e Mauro Santa Cecília

5 - Sonhei com Você - Henrique Portugal e Marcelo Tofani

6 - Impossível - Henrique Portugal e Gustavo Drumond

Comentários
Assista ao vídeo