Cultura - Teatro

Inspirado no gênero literatura em cena, O JOGO DE ANNE estreia na Oficina Cultural Oswald Andrade

18 de Maio de 2023

Com direção de Heitor Goldflus, a peça propõe reflexão sobre a polarização de ideias e o confronto entre diferentes visões de mundo

Créditos: Ronaldo Gutierrez

Se houvesse a ascensão de um novo governo totalitarista análogo ao nazismo, em quem você confiaria para te esconder? Esse questionamento é um dos pontos de partida para a criação do espetáculo, O Jogo de Anne, com direção de Heitor Goldflus, que cumpre sua temporada de estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre os dias 1º e 17 de junho. O elenco traz Alexandre Roit, Dinah Feldman, Ernani Sanchez e Rita Pisano.

A montagem é inspirada no conto “Do que a gente fala quando fala de Anne Frank”, do autor novaiorquino Nathan Englander. “O texto foi uma descoberta, ao acaso. Como judeu ateu que sou, assuntos de caráter judaico que questionam a religião e seu “uso” me interessam. Mas, acima de tudo, o conto é humanista, a partir do atrito entre referências judaicas laicas e ortodoxas”, revela o diretor Heitor Goldflus.

A trama se passa na confortável residência de um casal que recebe outro casal em um domingo quente de verão. Depois de morar mais de uma década em Israel, os visitantes voltam para reencontrar a amiga-anfitriã.

As duas amigas usam o passado como parâmetro para medir todas as diferenças – culturais, éticas, estéticas e religiosas – adquiridas durante o afastamento; já os maridos de ambas, que acabaram de se conhecer, precisam lidar rapidamente com essa alteridade. E, conforme o dia avança, os casais se veem envoltos em uma espécie de jogo, no qual as cumplicidades, alianças e rancores vêm à tona, colocando em xeque as garantias fragilmente estabelecidas e revelando polarizações radicais.

A ideia da peça é convidar o público a pensar sobre a polarização de ideias para além da política e o significado das escolhas individuais em um mundo em que oposições como claro-escuro, certo-errado e moral-imoral, muitas vezes, são fatores excludentes para os relacionamentos.

“Ao mesmo tempo em que há o ressurgimento de uma direita extremista em distintos países, inclusive no Brasil, é cada dia mais violento o crescimento do antissemitismo em escala mundial. E como paradoxal e imprevisível que é, ao buscarmos no indivíduo a resposta, a ótica necessária passa a ser outra: a confiança. E convenhamos: em certas situações, não há moral que resista às contradições humanas...”, reflete Goldflus sobre a importância de se discutir essas questões.

E, para provocar ainda mais a plateia e colocá-la no papel de cocriadora, a encenação é feita em um ambiente que pode gerar uma sensação de confinamento, quase como um bunker – em alusão ao esconderijo onde Anne Frank e sua família foram forçadas a se esconder.

“A encenação traz também a narração permanente dos acontecimentos, de algumas opiniões, informações mais e menos neutras, provocando a quebra constante de pessoalidades – do dramático ao épico -, por vezes sem este reconhecimento: quem está dizendo isso, a personagem, a narradora direta e onisciente, ou a atriz e sua opinião de voyeur? E acho que este jogo, uma vez bem estabelecido, funciona e aproxima muito bem!”, acrescenta Goldflus sobre a montagem.

Além do conto de Englander, durante o processo criativo, o grupo pesquisou referências bem ecléticas no cinema e na literatura que tratam de costumes e temas judaicos contemporâneos, como livros de Philip Roth, Nilton Bonder e Amos Oz; a grafic novel “Maus”, de Art Spiegelman; o próprio “O Diário de Anne Frank”; os ensaios do Prof. Bernardo Sorj; e produções audiovisuais como “O Deus da Carnificina”, “Kadosh”, “One of Us”, “Humilhação”, “The Secrets”, “Shtisel” e “Nada Ortodoxa”.

Sinopse

Em um domingo quente de verão, um casal recebe em sua confortável residência a visita de outro casal vindo de longe - geográfica e temporalmente, pois tinha se mudado há mais de duas décadas para Israel. As velhas amigas - a anfitriã e a visitante - brindam e revivem o passado. Por outro lado, os maridos, estranhos às histórias de suas mulheres, apenas podem se relacionar de forma inédita. Com o passar do dia, as cumplicidades, alianças e rancores vêm à tona, colocando em xeque as garantias fragilmente estabelecidas e revelando polarizações.

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia: Heitor Goldflus

Assistente de direção: Thiago Sak

Elenco: Alexandre Roit, Dinah Feldman, Ernani Sanchez e Rita Pisano.

Trilha Sonora: Morris

Cenário: Chris Aizner

Cenotécnico: Sergio Sasso

Figurino: Marichilene Artisevskis

Assistente de figurino: Carolina Oliveira

Desenho de luz: Miló Martins

Programador visual: Murilo Thaveira

Redes sociais: Foyer Produções

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Coordenação geral do projeto: Heitor Goldflus

Direção de produção: Dinah Feldman

Produção executiva: Marcela Horta

Serviço

O Jogo de Anne

Temporada: 1º a 17 de junho, segundas, às 15h; de quintas e sextas-feiras, às 15h e às 20h; e aos sábados e no feriado do dia 8/6, às 15h e às 18h 

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos

Acessibilidade: as apresentações de 03, 10 e 17 de junho, sábados 18h contarão com interpretação em Libras 

Projeto contemplado pelo 15ª edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

Programação Paralela

ENCONTROS ONLINE: O JOGO DE ANNE

Coordenação: Heitor Goldflus, Dinah Feldman e Marcela Horta

Programação:

24/05, 17h às 19h

O Jogo de Anne convida Benjamin Seroussi

Sinopse: Nesse encontro online, a equipe da peça O Jogo de Anne recebe o curador, editor, gestor cultural da Casa do Povo e cientista social Benjamin Seroussi para uma conversa sobre aspectos estruturais das comunidades judaicas, um dos temas que estrutura a obra, que será encenada a partir de 1 de junho de 2023.Quantidade de público: 100 pessoas

Ao final, haverá um momento para que os participantes compartilhem suas ideias e tirem dúvidas.

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