Notícias - Motor

McLaren Racing comemora Tríplice Coroa com decorações especiais nas 500 Milhas de Indianápolis

18 de Maio de 2023
Os três carros da McLaren com pinturas alusivas à Tríplice Coroa
Créditos: McLaren Racing

A McLaren Racing produziu decorações especiais para os carros da equipe Arrow McLaren na 107ª edição das 500 Milhas de Indianapolis, celebrando a histórica conquista da Tríplice Coroa como parte de seu 60º aniversário. A equipe tem quatro carros inscritos na corrida – o quarto representará a conquista coletiva e será pilotado pelo brasileiro Tony Kanaan, que fará sua despedida da Fórmula Indy na corrida que acontecerá no dia 28 de maio.

Amplamente reconhecida como a maior façanha do automobilismo, a Tríplice Coroa consiste em vencer as três mais prestigiosas corridas das pistas internacionais: o GP de Mônaco de Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans. No caso da McLaren Racing, essas conquistas aconteceram na Indy 500 de 1974 com Johnny Rutherford, no GP de Mônaco de 1984 com Alain Prost e nas 24 Horas de Le Mans de 1995 com J.J. Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya.

O Arrow McLaren nº 5 pilotado por Pato O’Ward terá decoração toda em preto em homenagem ao F1 GTR que ganhou as 24 Horas de Le Mans logo na primeira tentativa da McLaren. O NTT DATA Arrow McLaren nº 6 pilotado por Felix Rosenqvist levará a representação da icônica pintura do MP4/2 com o qual Alain Prost venceu o GP de Mônaco pela primeira vez pela McLaren. E o VELO Arrow McLaren Chevrolet nº 7 de Alexander Rossi correrá totalmente na cor papaia para lembrar o M16C/D que em 1974 garantiu a Johnny Rutherford a primeira vitória da McLaren nas 500 Milhas de Indianapolis. Tony Kanaan alinhará o carro nº 66 da SmartStop Arrow McLaren Chevrolet com uma decoração alusiva à tríplice coroa. No começo do ano, Kanaan anunciou que esta seria sua última participação na Indy 500.

Todas essas ações integram a comemoração dos 60 anos da McLaren em 2023, honrando seus icônicos momentos na história, celebrando algumas de suas mais notáveis conquistas e o orgulho legado pela equipe do fundador Bruce McLaren. Os fãs poderão tomar parte das celebrações por meio da edição limitada de merchandise da Tríplice Coroa, com peças selecionadas à venda na McLaren Store e no site do Indianapolis Motor Speedway ao longo da semana da Indy 500. Uma variedade de peças especiais feitas em colaboração com marcas como Mitchell & Ness, New Era e Castore e artigos como bonés, malhas e blusas com capuz sob medida ao estilo Tríplice Coroa.

“Como fabricante, temos orgulho da conquista da prestigiosa Tríplice Coroa. Em nosso 60º aniversário, estamos jogando luz sobre o legado da equipe construída por Bruce McLaren e do papel que isso representa em nossas ambições futuras para o time”, afirma Zak Brown, CEO da McLaren Racing. “Como fã da McLaren desde sempre, lembro muito bem da dramática vitória de Alain Prost em Mônaco em 1984 e o incrível momento em que a equipe ganhou em Le Mans logo na estreia. Ao mesmo tempo, a primeira vitória de Johnny Rutherford nas 500 Milhas na cor papaia é um dos momentos mais importantes da história da McLaren Racing. Estou ansioso para ver nossos quatro carros levando as cores das vitórias na Tríplice Coroa na Indy 500 deste ano.”

Gavin Ward, diretor esportivo da Arrow McLaren, complementa: “Gosto de encorajar a equipe toda vez que eles vestem a camiseta de corrida na cor papaia dizendo ‘pensem na incrível conquista do time e o que significa fazer parte dessa rica história’. Esse significado será ainda maior em maio, quando levarmos nossos carros para o grid das 500 Milhas de Indianapolis com essa esplêndida decoração honrando o legado da Tríplice Coroa da McLaren Racing.”

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

Sobre a McLaren Automotive

Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.

O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada. 

Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.

Comentários
Assista ao vídeo