Notícias - Motor

NASCAR Brasil - Como é o coração de mãe?

18 de Maio de 2023

A adrenalina e o orgulho de ter um filho piloto

Lucas Mendes reveza o carro #27 com Rodrigo Sperafico
Créditos: Luciano Santos / SiGCom

Diz o ditado e a prudência que nunca se deve duvidar do amor de uma mãe. Afinal, o coração delas é gigante e não tem limites quando o objetivo é fazer com que seus pequenos possam realizar seus sonhos. Por vezes, mesmo com o coração apertado, acabam apoiando até mesmo as ações que muitas vezes tiram o sono de muitas delas.

Elas são as fãs número um. As mães dos pilotos vivem fortes emoções nos bastidores, são elas que acompanham os filhos desde o início da carreira e sabem os desafios que envolvem o caminho até atingir os objetivos e pódios.

Uma delas é Sandra Mara, mãe do Lucas Mendes, que acaba de completar 17 anos neste dia 16 de maio, e é o piloto mais jovem do grid. “Ver Lucas na pista é acelerar com ele, só que não na pista, mas no coração, fica literalmente acelerado. Fico realizada e muito feliz pela oportunidade dele estar na pista que ele ama e se encontra totalmente. Uma batalha dia após dia para realizar este sonho e desejo do Lucas”, conta.

“Essa paixão pelo automobilismo, por kart e carros, veio dele aos sete anos. É fascínio e já desde cedo se saiu bem. É uma escolha de vida que ele mesmo fez. Já afirmou que se não estiver competindo, no futuro quer viver de automobilismo. Nós sempre batalhamos muito para apoiá-lo, uma luta mesmo para poder proporcionar a ele concretizar o que mais ama”, ressalta Sandra Mendes.

Uma história inspiradora e de inclusão.

Outro grande exemplo deste amor incondicional pode ser visto com a história de Maria Bordin. Ela é mãe do piloto catarinense João Pedro Bortoluzzi, que faz sua primeira temporada na competição a bordo do carro # 57 da categoria PROAM.

Diagnosticado ainda criança com TDAH – transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade –, João, de 20 anos e natural de Xanxerê e reside em Chapecó (SC), descobriu no automobilismo uma maneira de controlar sua hiperatividade. Tudo começou com o kart e agora na NASCAR Brasil Sprint Race.

“O João tinha muita hiperatividade, uma situação complicada e provocou bastante sofrimento na época da escola, já que os amigos não se aproximavam dele. Procuramos psicólogo, psicoterapeuta e tentamos várias coisas até descobrirmos o kart. Vimos que ele tinha uma maior concentração. Para ajudar, escrevíamos no volante algumas palavras de apoio como fé, foco e determinação para ajudar ainda mais”, explica.

Outro fato importante foi que o pai sempre gostou de kart e, por isso, João também quis realizar o sonho do pai no automobilismo. “O esporte fazia com que ele focasse nesse objetivo e buscasse atingir a meta e deixar os pais felizes. Hoje ele é 90% mais tranquilo. Acho importante que esse exemplo ajude a todas as famílias que enfrentam com esse obstáculo e que também procurem aquilo que possa ajudar aos seus filhos”, ressalta.

Mas a mãe não esconde que sempre fica com o coração apertado. “Preferia que ele jogasse futebol, pois seria mais tranquilo. Mas ele escolheu o automobilismo. Fico nervosa em todas as corridas, meus batimentos chegam a 160. Não assisto na pista, mas sim no celular ou no telão, nos quais tenho uma visão mais amplo de toda a pista. Tensão é muito grande e oro muito e peço proteção a Deus para ele e os demais pilotos”, destaca.

Tudo isso por um objetivo: ver a realização do filho. “Nós queremos ver os filhos felizes e que busquem a felicidade. Estamos sempre juntos e isso é importante para ele. Quando vence comemoramos juntos e quando perde estamos lá para incentivar. Ele é um menino querido e muito amoroso e acreditamos que ele tem tudo para se tornar um grande piloto”, profetiza. “Espero que outras famílias consigam encontrar o que pode ajudar seus filhos, que no nosso caso foi o automobilismo”, encerra.

A NASCAR Brasil Sprint Race conta com apoio da Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Real Radiadores, Zanoello e Graxa.

Calendário NASCAR Brasil 2023:

Etapa 1 – 19 de março – Goiânia/GO

Etapa 2 – 30 de abril – Interlagos – São Paulo/SP

Etapa 3 – 03 de junho – Londrina/PR

Etapa 4 – 02 de julho – Cascavel/PR

Etapa 5 – 06 de agosto – Interlagos – São Paulo/SP (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 10 de setembro – Velocitta/SP (#SpecialEdition)

Etapa 7 – 15 de outubro – Tarumã, Viamão/RS

Etapa 8 – 19 de novembro – Goiânia/GO

Comentários
Assista ao vídeo