Cultura - Viagem

Dia Mundial da Meditação

17 de Maio de 2023

Confira aqui 4 hotéis espetaculares com programas de meditação e Yoga para sua próxima viagem

No próximo dia 21/5 é celebrado o Dia Mundial da Meditação, técnica ancestral nascida no oriente, com o objetivo de aquietar a mente.  Recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a prática traz muitos benefícios para a saúde, sendo um remédio natural para a ansiedade, depressão, e outras doenças cada vez mais comuns nos dias de hoje. A meditação acabou ganhando popularidade pelo mundo, passando a ser introduzida não apenas em locais especializados e retiros espirituais, mas também na programação de hotéis e pousadas, como benefício para que seus hóspedes aproveitem ao máximo a sua estada. Confira algumas dicas e locais onde é possível praticar, seja para iniciantes ou já praticantes:

  1. Hotel Pedras do Patacho - Alagoas

Localizado na paradisíaca Praia do Patacho, cenário ideal para descansar a mente, o hotel boutique com 23 luxuosas acomodações, está em sintonia com a tendência da valorização de viagens relacionadas a bem-estar, para “retreats” especiais localizados em lugares paradisíacos.

O hotel oferece aula de yoga e meditação na sua programação, como uma atividade complementar importante para o bem-estar dos hóspedes. Segundo a professora Cassi Guimarães, que dá aulas no local, o principal benefício que é possível sentir logo no início é o cultivo da atenção plena. “Cessar as distrações, se manter no presente e levar o foco para um único ponto permite a organização do fluxo de pensamentos, e consequentemente traz mais consciência e clareza para administrar os desafios da nossa rotina, que na maioria das vezes não podemos controlar”, diz a professora.

Cassi explica que primeiro é preciso entender que meditação não é parar de pensar, não é relaxamento. Meditação é atividade mental, é exercício para o nosso cérebro. “Comece aos poucos e não espere pelo momento ideal. Faça pausas curtas (de 2, 3 ou 5 minutos). Não se cobre, mas agende um horário para sua meditação. Sim, coloque na agenda como compromisso com você mesmo”, completa a professora.

A sugestão da professora é perceber o que funciona para você: silêncio, música, meditação guiada, respiração, mantra, aplicativos, etc. “Existem muitas maneiras de concentrar sua atenção no aqui e no agora, escolha suas ferramentas. Tenha um lugar e crie seu próprio ritual, mas quando não puder estar nesse lugar, pratique onde estiver. Não desista. Faça menos, faça mesmo que não seja bom, mas faça”, diz ela.

https://www.pedrasdopatacho.com.br/

  1. Botanique – Serra da Mantiqueira

No Hotel Botanique, localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, também é possível fazer aulas de meditação durante a estadia, com as belíssimas montanhas como pano de fundo. O hotel oferece aulas de respiração, lentas e profundas, levando a uma maior consciência de emoções e pensamentos. Além da prática de Sound Healing, uma espécie de meditação sonora, que utiliza alguns instrumentos como as tigelas tibetanas, para promover relaxamento e bem-estar.

Segundo Janaína Pinto, coordenadora do Botanique Spa, para os iniciantes, o ideal é encontrar um local onde não seja interrompido e que facilite a concentração. “Encontre uma posição confortável, você pode ficar em pé, sentado ou deitado, concentre-se em sua respiração e limpe os pensamentos. É preciso criar uma rotina, escolher um lugar e horário para sempre segui-lo, a rotina ajuda a mente a entrar no estado meditativo, quando você está no local e horário em que costuma meditar, acostume a sua mente”, diz a coordenadora. Janaína também sugere o uso de aplicativos, que são ótimos aliados para auxiliar a concentração e melhorar a qualidade do sono. “Sons binaurais também reduzem o estresse e ansiedade que ajudam a melhorar a coordenação mental”, diz ela.

https://botanique.com.br/

  1. Cristalino Lodge - Amazônia

O hotel Cristalino Lodge, na Amazônia, faz esporadicamente durante o ano edições especiais de Naam Yoga, com um roteiro exclusivo criado por Giu Bergamo e Claudio Vazzolla, que a cada ano forma novos adeptos da prática da meditação potencializada pela força da floresta amazônica.

Com a duração de cinco noites, o roteiro Naam Amazônia Cristalina insere atividades didáticas, como palestras e aulas de meditação e yoga, para que os participantes possam tirar o melhor proveito da programação intensa de experiências junto à natureza. Entre as opções se incluem caminhadas e trilhas pela floresta, mergulho e passeios de barco pelo Rio Cristalino, focagem para a contemplação de animais noturnos e visita às torres de observação alcançadas por plataformas que chegam a 50 metros de altura, de onde se pode apreciar vistas panorâmicas da reserva.

www.cristalinolodge.com.br/pt

  1. Hotel Aman, Amanbagh - Índia

No hotel Aman, na Índia, pátria da prática, o programa personalizado de movimento e meditação de Amanbagh é projetado para oferecer aos iniciantes no yoga uma introdução abrangente e para aprimorar a prática e a compreensão dos iogues mais experientes em uma programação diária. A imersão começa com uma consulta aprofundada com o médico ayurvédico residente de Amanbagh para determinar metas de saúde individuais, identificar obstáculos internos e desenvolver um itinerário de prática diária equilibrado. Durante um mínimo de quatro noites, as aulas particulares de movimento e meditação são apoiadas por um plano de nutrição otimizado pessoalmente com base na dieta sátvica, com foco em alimentos frescos e orgânicos ricos em prana ou força vital.

https://www.aman.com/resorts/amanbagh

Comentários
Assista ao vídeo