Notícias - Motor

Porsche Endurance Series: Na estreia, Thiago Vivacqua e Rodrigo Mello garantem top-10

16 de Maio de 2023

Pilotos do carro #29 largaram da 17ª colocação no último sábado (13) em Interlagos e tiveram que poupar equipamento na reta final da prova. Próximo compromisso será no dia 10 de setembro

Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua no grid de largada
Créditos: Bruno Terena

O piloto Thiago Vivacqua mostrou o seu cartão de visitas em sua estreia na Porsche Endurance Series. A bordo do Porsche 911 GT3 992 numeral #29, o piloto luso-brasileiro formou dupla com o experiente Rodrigo Mello, finalizando os 300 Km disputados no circuito de Interlagos em São Paulo (SP). Com um adicional de 47,5Kg de lastro, devido ao regulamento da prova, a dupla fez uma corrida de recuperação, saindo do meio do pelotão com uma estratégia de recuperar posições e ser competitiva.

A corrida começou com Mello no comando do #29 focado em preservar o equipamento e não se envolver em disputas arriscadas. Depois disso, volta a volta o piloto manteve a 17ª posição, quando passou o bastão para Vivacqua no giro 17. Vivacqua ganhou mais cinco posições até terminar o primeiro estágio da corrida, na volta 32, em 12º.

A dupla ocupava a sétima colocação quando Vivacqua recolheu aos boxes na 38ª volta da corrida e Mello assumiu o controle novamente. Rodrigo se manteve próximo ao top 10 durante todo o seu segundo stint até entregar o carro na 55ª volta em 10º lugar. Vivacqua foi para a última parte da prova disposto a escalar mais posições, mas nas últimas dez voltas o piloto preservou os freios com a finalidade de concluir a prova, garantindo importantes pontos no campeonato. Com isso a dupla finalizou a primeira corrida da temporada entre os 10 melhores da prova em P10.

Vivacqua ressalta a adaptação ao carro como um ponto forte em sua estreia com os carros de corrida mais produzidos do mundo. “Adaptação e recuperação para resumir a corrida de hoje. Estávamos bem na prova, mas o final foi mais difícil pois poupei os freios. Estava chegando no Nelson (Monteiro) e aí nas últimas dez voltas eu tive que diminuir o ritmo”, avaliou o piloto que tem passagem pela DTM Trophy na Europa e Stock Car na última temporada. “Então foi uma corrida de recuperação. Largamos, caímos para o fundo, depois subimos muitas posições... acredito que a evolução esteja muito crescente e para a próxima vamos melhorar muito mais”, completou.

Com o resultado a dupla ocupa a oitava colocação no campeonato com 31 pontos somados nos dois estágios da corrida. O próximo compromisso da dupla será no dia 10 de setembro, em local a ser definido pela organização do evento.

Para a temporada 2023 da Porsche Endurance Series, Thiago Vivacqua conta com o patrocínio da INP Módulos de São Paulo e a empresa Colortel – especializada em terceirização de refrigeração e eletrônicos. O piloto também conta com o apoio de Dumato Ervas, SimPad Cockpits e Infinity Pinturas.

Calendário Porsche Endurance Series 2023:
1ª Etapa – Interlagos – 13 de maio
2ª Etapa – A DEFINIR – 10 de setembro
3ª Etapa – Interlagos – 18 de novembro

Comentários
Assista ao vídeo