Colunistas - André Garcia

BMW Motorrad celebra 100 anos de sucesso com grande exposição de aniversário no BMW Museum

12 de Maio de 2023

Grande exposição de aniversário no BMW Museum para marcar os 100 anos da BMW Motorrad abre suas portas hoje (12/5). Visitantes poderão embarcar em uma jornada intensa e emocionante pelos 100 anos de história da BMW Motorrad ao longo de aproximadamente um ano da exposição

Foto: Divulgação BMW Motorrad

Em homenagem a esses veículos motorizados de duas rodas, que sempre apoiaram a imagem esportiva e dinâmica da Bayerische Motoren Werke e hoje contribuem significativamente para seu sucesso econômico, o BMW Museum exibirá mais de 55 motocicletas originais de 10 décadas em seu mundialmente famoso Museumsschüssel (Museum Bowl).

Construído em 1973, a arquitetura deste edifício redondo continua a fascinar os visitantes até hoje e possui exibições temáticas que compreendem cerca de 15 estações. Cinco níveis de exibição maiores são dedicados aos designers mais conhecidos da BMW Motorrad, aos vários interesses dos clientes, às combinações de motocicletas mais cativantes e aos modelos notáveis. Além disso, tesouros exclusivos da coleção histórica de veículos BMW Group Classic serão exibidos ao público pela primeira vez em sua própria plataforma dedicada.

Uma viagem emocionante pelos 100 anos de história da BMW Motorrad

No centro da exposição estão várias motocicletas originais, abrangendo um período de 100 anos, que proporcionam uma representação adequada do desenvolvimento da marca BMW Motorrad ao longo do tempo. A exposição também se baseia em tanques, bancos, luzes, capacetes, armações e pequenos detalhes técnicos para traçar emocionantes linhas de desenvolvimento do passado ao presente. O espaço também é dedicado a aspectos específicos como automobilismo, eletromobilidade, pesquisa e desenvolvimento e publicidade, além do fascinante mundo vivido por dois globetrotters em suas motocicletas BMW. Exportados para mais de 110 países até hoje, os veículos da empresa para uso das autoridades desempenham um papel decisivo em escala internacional. A exposição também destacará os clubes BMW Motorrad organizados em todo o mundo.

Emocionantes combinações de motocicletas do passado e do presente. Pilotos de corrida e desenvolvedores de 100 anos da BMW Motorrad.

No conteúdo abrangente da exposição, o conceito de aniversário procede, em princípio, de emparelhamentos de motocicletas, com um veículo histórico em cada caso sendo colocado ao lado de um atual. Isso cria muitos contrastes interessantes sobre temas de inovação, superatletas, combinações, revestimento completo e mobilidade urbana. Os visitantes encontrarão as peças mais valiosas da exposição no caminho da plataforma 2 para o Motorsport. Serão apresentadas duas máquinas que estão associadas à vitória no lendário Tourist Trophy na Ilha de Man: nesta prova de estrada, provavelmente a mais difícil do mundo, Schorsch Meier venceu com a sua BMW R 255 Kompressor, e 75 anos depois, Michael Dunlop ficou em primeiro lugar em uma BMW S 1000 RR.

A exposição de aniversário homenageia os pilotos, designers e desenvolvedores de 100 anos de história da BMW Motorrad e, ao mesmo tempo, faz referência à fascinante produção na fábrica do BMW Group em Berlin-Spandau.

Um dos muitos destaques da exposição é o desfile dos admiráveis modelos BMW R 18, que são apresentados em diversas variantes. Só isso já valeria uma exposição separada neste formato. Isso também vale para a potência totalmente revestida do lote de uma BMW K1 e de uma BMW R 1250 RT. O toque final é adicionado pelo veículo de visão BMW Motorrad VISION NEXT 100, que é conhecido desde 2016, e dá uma visão do futuro da motocicleta.

As estações interativas incentivam os visitantes a se envolverem ativamente com a exposição; por exemplo, uma estação fotográfica especial na plataforma 2 cria momentos inesquecíveis enquanto eles exploram. Além disso, também poderão subir em cada uma das duas motocicletas BMW originais e ocupar seu lugar atrás do guidão de uma BMW R 25 da década de 1950 e de uma atual BMW S 1000 RR.

Há ainda mais BMW Motorrad para desfrutar na exposição permanente. Desde que reabriu em 2008, o BMW Museum dedicou cerca de dez salas e estações à história das motocicletas BMW. Vários tópicos fornecem uma visão mais ampla, seja a primeira motocicleta, a BMW R 32; uma visão geral de cerca de 25 marcos; ou exemplos impressionantes de corridas de moto.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: www.bmw-motorrad.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

Comentários
Assista ao vídeo