Notícias -

Morre aos 75 anos a cantora Rita Lee

9 de Maio de 2023

Morreu nesta terça-feira (09/05), aos 75 anos, a cantora Rita Lee. Uma das maiores artistas brasileiras, Rita foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e fazia tratamento contra a doença e havia sido internada recentemente.

Rita preparava um livro onde relatava as lutas que viveu contra o câncer em um livro inédito. "Rita Lee: Outra Autobiografia", previsto para lançar neste mês de maio. 

A roqueira mais conhecida do Brasil ficou internada recentemente, vai contar com riqueza de detalhes todas as situações que sofreu durante a luta contra a doença. Nesta terça-feira (7), Rita compartilhou um trecho do livro no Instagram, descrendo, com bom humor, que não achava que iria acontecer alguma coisa na vida.

O portal Cartão de Visita News presta uma homenagem com uma foto da artista ao lado do nosso CEO Zacarias Pagnanelli. 



Roberto de Carvalho, Zacarias Pagnanelli e Rita Lee

Confira a nota oficial da assessoria da cantora:

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou.

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque do Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10 das 10h às 17h. A imprensa terá acesso ao local das 10h às 12h.

De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular.

Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos".

_________________

"Foi com profunda tristeza que a Universal Music Brasil (e todo o país) recebeu, nesta manhã, a notícia do falecimento de Rita Lee, nossa eterna rainha do rock brasileiro.

Nossa ‘padroeira da liberdade’, como ela preferia ser chamada, Rita Lee Jones sai de cena nos deixando um imensurável legado artístico, político, comportamental, afetivo, além de ter inspirado musical e existencialmente inúmeros artistas das novas gerações.

Sempre à frente do tempo, Rita Lee nos revelou em suas músicas, ao longo de seus quase 60 anos de carreira, toda a sua liberdade, irreverência, carisma, criatividade e talento.

“Hoje o país acordou mais triste. Rita Lee, nossa rainha do rock, uma entidade na música brasileira, encerrou seu ciclo de vida. Rita nos deixa um imensurável legado, com sucessos atemporais que certamente ainda serão trilha sonora de muitas gerações. Toda força e carinho para nossos queridos amigos e seus familiares. Descanse em paz, querida Rita Lee”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

Todo o nosso carinho a Roberto de Carvalho, seu  inseparável parceiro de vida e de música, e aos filhos do casal, Beto, João e Antônio.

 Viva Rita Lee!"

_______________

"Rita sempre olhou por nós. Nus, descalços, vestidos, tocando lata ou até no velho jeans Lee. Rita, viajante do tempo, de serenatas de luaus, à beira da fogueira, à beira-mar. Rita, companheira de sempre, front de todas as bandas. Impossível abrir um concerto de música brasileira em que você não esteja. Eu te vi tocando lata, Mutante, eu te vi mutar percussionista gigante. Eu te vejo, eu te sinto e eu te amo tanto.

Não vou me despedir de você porque ainda vou te encontrar. A sua música vai continuar no que faço, no que sinto, nos meus festejos familiares. Na sensação de água na boca que sinto por outro.

Você será sempre a ovelha negra que lidera o pastor, que bagunça os credos e que mostra o verdadeiro caminho da fé que é amar os outros. E assim te amo, e assim agradeço pela beleza de sua vida e desta bela encarnação que você trouxe. Mostrando como deve ser, sempre unindo o país, unindo a gente e trazendo beleza ao sol.

Até um dia, em que nos reencontraremos para fazer um novo tocar.

Carlinhos Brown"

_________________

"Rita Lee foi uma mulher e artista vanguardista, à frente do seu tempo em tudo, da música à luta feminista, passando pelas mudanças sociais de um Brasil que insiste em ser careta.

Padroeira da liberdade, Rainha absoluta do rock brasileiro, mesmo que ela não goste de seu próprio posto, é inegável, Rita inspirou e inspira milhares de mulheres pessoas e artistas que a tem como ídola maior e referência de vida.

Recentemente, tive a honra de homenagear Rita durante o Latin Grammy e também no Altas Horas, pude me aproximar também tá família incrível que ela construiu. Para Rita, falei da importância que ela tinha pra mim e falei, mesmo que ela já soubesse, da importância que ela tem não só na minha vida, mas na vida de todos os artistas desse país. Tive sorte de receber a resposta de que ela me adorava, que adorou as homenagens e ainda disse que eu era mais bonita ainda sem maquiagem, vou levar essa dica comigo, Rita! Obrigada por tanta humildade e carinho, que honra ter trocado um pouquinho com você. Nós, mulheres artistas (principalmente as mais rebeldinhas) brasileiras, somos o que somos, e nossa música é o que é, graças a Rita Lee. Sem ela, muita coisa não seria possível.

Meus mais sinceros sentimentos e amor a Roberto, Beto, Antônio, João, Silvia e a todo Brasil.

Luísa Sonza"

_______________

"Rita Lee foi uma artista visionária e uma das cantoras-compositoras de maior sucesso na história musical brasileira. Ganhadora do Latin GRAMMY® e indicada em múltiplas ocasiões, a "rainha do rock brasileiro" desencadeou o movimento Tropicália com os grupos Os Mutantes e Tutti Frutti. Após embarcar em uma carreira solo, ela gravou vários álbuns — incluindo seu lendário LP de 1979 Rita Lee —que a catapultaram para o sucesso em massa e nos deu clássicos como "Mania De Você", "Lança Perfume" e "Caso Sério". Além de uma longa lista de shows com ingressos esgotados e gravações ao vivo e acústicas, em 2015 ela celebrou sua monumental carreira com uma coleção de CDs e uma autobiografia. Mais recentemente, recebeu o Prêmio à Excelência Musical de A Academia Latina da Gravação™ de 2022.

Nossas sinceras condolências à família, amigos e todos os amantes de sua música. Descanse em paz, Rita Lee!

Manuel Abud

CEO

A Academia Latina da Gravação™"

________________

"Com imenso pesar, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta o falecimento da cantora, compositora, instrumentista, atriz e escritora Rita Lee, aos 75 anos. Considerada uma das lendas do rock nacional, Rita Lee deixa a sua marca na história da música brasileira e um repertório de 324 obras musicais e 642 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil. Seu legado permanecerá vivo em todo o mundo e, neste momento de dor e tristeza, a instituição se solidariza com seus familiares e amigos.

No último aniversário da artista, festejado em 31 de dezembro, o Ecad divulgou as suas canções mais gravadas e as mais tocadas no país nos últimos 10 anos. “Mania de você”, uma parceria com o marido Roberto de Carvalho, se destacou na liderança dos dois rankings. Rita Lee nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Nos últimos 10 anos, a artista teve mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais de execução pública provenientes dos segmentos de TVs, rádios e shows.


Ranking das músicas de Rita Lee mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina)"
 

Posição

Música

Autores

1

Mania de você

Rita Lee / Roberto de Carvalho

2

Colombina

Ed Motta / Rita Lee

3

Agora só falta você

Rita Lee / Carlini

4

Caso sério

Rita Lee / Roberto de Carvalho

5

Desculpe o auê

Rita Lee / Roberto de Carvalho

6

Ovelha negra

Rita Lee

7

Lança perfume

Rita Lee / Roberto de Carvalho

8

Ando meio desligado

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee

9

Fora da lei

Ed Motta / Rita Lee

10

Baila comigo

Rita Lee

11

Amor e sexo

Arnaldo Jabor / Rita Lee / Roberto de Carvalho

12

Nem luxo nem lixo

Rita Lee / Roberto de Carvalho

13

Alô alô marciano

Rita Lee / Roberto de Carvalho

14

Reza

Rita Lee / Roberto de Carvalho

15

Jardins da Babilônia

Lee Marcucci / Rita Lee

16

Doce vampiro

Rita Lee

17

Balada do louco

Arnaldo Baptista / Rita Lee

18

Mutante

Rita Lee / Roberto de Carvalho

19

Saúde

Rita Lee / Roberto de Carvalho

20

Pagu

Zélia Duncan / Rita Lee

 

 

Ranking das músicas de autoria de Rita Lee mais regravadas
 

Posição

Música

Autores

1

Mania de você

Rita Lee / Roberto de Carvalho

2

Ando meio desligado

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee

3

Mutante

Rita Lee / Roberto de Carvalho

4

Ovelha negra

Rita Lee

5

Agora só falta você

Rita Lee / Carlini

6

Desculpe o auê

Rita Lee / Roberto de Carvalho

7

Lança perfume

Rita Lee / Roberto de Carvalho

8

Baila comigo

Rita Lee

9

Caso sério

Rita Lee / Roberto de Carvalho

Top top

Sergio Dias / Arnaldo Baptista / Rita Lee / Liminha

10

Alô alô marciano

Rita Lee / Roberto de Carvalho

Balada do louco

Arnaldo Baptista / Rita Lee

Comentários
Assista ao vídeo