Cultura - Educação

Netas de José Saramago e Jorge Amado se encontram na Festa Literária Internacional da Praia do Forte

5 de Maio de 2023

Ana Matos Saramago, neta de José Saramago, curadora, diretora da Fundação José Saramago é uma das convidadas da FLIPF- 4ª.Festa Literária internacional de Praia do Forte/BA, 4 a 7 de maio, dividirá uma das mesas de debates com Maria João Amado, neta de Jorge Amado, gestora cultural e compõem a equipe de catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial.

O tema será “Vidas em português”, ambas falarão sobre as obras, a relação como expoentes da língua portuguesa na literatura de seus avós e a amizade entre os dois escritores.

O encontro será no dia 5 de maio, no Canto da Palavra, Espaço Baleia Jubarte.

Sobre a FLIPF

A 4ª. FLIPF- Festa Literária Internacional de Praia do Forte, evento que acontece na Bahia e vai reunir, entre 4 a 7 de maio (5af a dom), tem como tema deste ano “Voam sonhos nas asas da esperança”.

Convidados nacionais e internacionais, como: Aline Bei, Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro, Maria Valéria Rezende, a mexicana Guadalupe Nettel, a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago participam com seus lançamentos literários e troca de saberes.

O evento reúne autores, pesquisadores, artistas, estudantes, turistas e comunidade em torno do livro, que busca promover uma festa com o propósito de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, sediado num dos destinos mais procurados do Litoral Norte da Bahia.

“O sonho do qual falamos nesses dias não é uma abstração, mas se pretende um gesto real de transformação social. Para dar materialidade na ideia do sonho, foram convidados artistas de diversas áreas que trazem perspectivas diferentes do sonhar, a exemplo da neurociência, povos originários e matrizes africanas”, explica a curadora Edma de Góis.

Quatro curadores administram os espaços oficiais: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF que discutirão temas diversos. Dois shows gratuitos com João Bosco e outro com Antônio Nóbrega.

Serão mais de 140 participantes, sendo três internacionais. Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana (Salvador).

Em paralelo estão os espaços parceiros: feira de artesanato; feira ecológica com empreendedores locais e marcas autorais; apresentação das escolas municipais de Mata de São João no Coreto, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal. Também no Coreto haverá apresentação da Sinfônica Garcia D'avila e do Grupo Swing Forte, em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila; a Coelba/ Neoenergia trazendo o Educa mais Recicla e a Fundação Pedro Calmon com a inauguração da nova biblioteca itinerante, a Bibex, na Praia do Forte.

Lembrando ainda que o litoral norte da Bahia onde fica a Praia do Forte, possui praias exuberantes, parques e lagoas, uma charmosa vila com gastronomia deliciosa, além dos projetos ecológicos Tamar e Baleia Jubarte.

Diga-se de passagem, a Bahia entende de fazer Festa, a junção de Festa com Literatura só podia dar certo, tanto que este é o 4º. ano! Alegria, cultura e conhecimento dá um excelente caldo!

SERVIÇO

O quê: 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF)

Quando: 4 a 7 de maio de 2023

Onde: Vila da Praia do Forte

Outras Informações: https://www.flipf.com.br/

Comentários
Assista ao vídeo