Com participações de Mariene de Castro e Dani Black, “Estrela” resgata em versões contemporâneas grandes canções do cantor e compositor mineiro
Créditos: Natie Paz |
"Me sentindo não 'pai', mas um colega de passagem. Somos todos dessa mesma linhagem, aqui como irmão, um filho do mesmo Criador. O que dizer do privilégio de poder ter visto essa voz, essa criatura se formando, se fazendo, e estar seguindo junto nesse rio bonito que é o rio da canção? Obrigado, viu, filha”. É com as palavras de seu pai, Vander Lee, no tema de abertura “Benção”, que Laura Catarina abre o álbum “Estrela”, a ser lançado em 05 de maio em homenagem à memória do cantor e compositor mineiro.
O áudio escolhido para debutar a audição do disco é o símbolo de uma viagem emocional a qual o ouvinte é convidado a imergir na relação entre pai, filha, luto, saudade e admiração. Só que essa imersão não se dá como um corpo invasor, mas como célula integrante deste projeto que visa o acolhimento e reverência ao afeto em formas de canções e poesia que ainda trazem as participações de Mariene de Castro (“Do Brasil”) e Dani Black (“Românticos”).
O disco é fruto de uma campanha de financiamento coletivo que começou no final de 2020 e se estendeu até o início de 2021. Com produção musical de BAKA, “Estrela” traz 8 faixas acompanhadas de visualizers dirigidos por Natie Paz. “É um projeto que desde que meu pai faleceu, foram seis anos de elaboração e lapidação. Quando meu pai morreu eu comecei a cantar suas músicas em diversas ocasiões e me chamaram para um show que ele ia fazer no Palácio das Artes. Três semanas depois da morte dele, me ligaram e perguntaram se eu gostaria de representar meu pai e fazer uma homenagem para ele nesse show. Foi a primeira apresentação profissional cantando uma música dele, sem ele ao meu lado”, relata a artista.
Laura Catarina reinventa em versões contemporâneas faixas emblemáticas do cancioneiro de seu pai, como “Esperando Aviões” e “Onde Deus Possa Me Ouvir”. Na canção que dá nome ao disco, a cantora oferece interpretação singela e solar a um tema caro a quem perdeu alguém próximo: “Eu virei estrela”, canta. “É uma música que fala dos ciclos da vida, da vida e da morte, de renascimento, a partir de um olhar muito profundo e muito rico poeticamente”, explica.
Gal Costa, Maria Bethânia e Rita Ribeiro são algumas das grandes vozes da MPB que interpretaram Vander Lee, mas com o lançamento de “Estrela”, Laura Catarina fará algo inédito, que é recontar as crônicas de amor e vida das composições do cantor pela perspectiva íntima e pessoal de quem carrega o legado vivo de Lee. “Suas músicas são poços de inspiração, reflexão, paixão, transformação e desde que ele fez sua passagem, passei a buscá-lo em sua obra, procurei a presença dele ali, nas gravações, nas memórias, nas lembranças de vida, tentando juntar tudo que aprendi com ele para não perder de vista”, conta.
Após alguns shows interpretando a obra do pai, Laura Catarina passou a sentir a necessidade do público de sentir que havia continuidade no trabalho deixado pelo cantor. Para ela “as pessoas querem reviver um momento, uma viagem, um romance que viveu e teve como tema as canções dele” e a união de demanda externa e interna serve como força motriz para a realização deste projeto.
A riqueza de “Estrela”, para além das belas composições e da bonita voz de Laura Catarina, é a produção ter se dedicado a não tornar o álbum apenas um projeto de cover, mas lhe conferir uma sonoridade contemporânea que flerta com estilos como pop, forró, R&B, acabando por ser um exemplar de como uma intérprete pode se apropriar de forma tão marcante de composições alheias que é impossível negar a verdade apaixonada contida no projeto.
A cantora fará show de lançamento de "Estrela" no dia 27 de maio, às 21h, no Sesc Paladium, em Belo Horizonte. Não teria um lugar mais simbólico para iniciar a homenagem a Vander Lee do que na capital mineira, cidade natal do cantor e compositor.
Disponível em todas as plataformas de streaming dia 05 de maio, "Estrela" reforça a eternidade das canções de Vander Lee e consolida Laura Catarina como cantora a ser acompanhada de perto.
Serviço | Show de lançamento do álbum "Estrela"
Local: Sesc Paladium
Endereço: R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30160-041
Data: 27 de maio
Horário: 21h
Ingressos: Sympla
FICHA TÉCNICA ESTRELA
produção musical e arranjos: BAKA
mixagem: Cido
masterização: Felipe Tichauer
composição: Vander Lee
intérprete: Laura Catarina
convidados especiais: Dani Black e Mariene de Castro
músicos que participaram do álbum: BAKA, Marcelo Dai, Chico Amaral, Gabriel de Mattos, Mateus Bahiense, Lucas Ladeia, Max Hebert, Davi Fonseca
cantores que participaram em coros de 2 faixas do álbum:
Max Teixeira, João Vitor Rocha, João Cabral, André Mimiza, Lucas Rasta LR91,
Iaiá Drummond, Regina Souza, Vivi Assunção, BAKA
ARTE GRÁFICA DO CD
CAPA DO ÁLBUM
Fotografia: Natie Paz
Pós produção das fotos: Yuri Liz
Design: Laura Lao
Direção artística: Júlia Baumfeld e Laura Catarina
Produção executiva: João Cabral e Laura Catarina
REDES SOCIAIS