Viver - Saúde

Sabia que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados? 7 dicas para prevenir

4 de Maio de 2023
Dr. Renan Oliveira, Fundador e Diretor Médico da Verai

*Por Renan Oliveira, Fundador e Diretor Médico da Verai  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis se as principais doenças oculares fossem diagnosticadas a tempo e tratadas corretamente. Contudo, globalmente, cerca de 1,3 bilhões de pessoas têm alguma condição visual que não permite enxergar bem. 

No Brasil, estima-se que 1,5 milhões de pessoas são cegas, conforme dados de 2019. A melhora da visão pode contribuir para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 itens interconectados, que envolvem questões de saúde e a erradicação da pobreza, por exemplo. Um relatório da entidade mostrou que a saúde visual impacta diretamente 8 dos 17 objetivos e afeta indiretamente todos. 

Por mais que a visão seja algo tão fundamental, ainda falta muita conscientização no país, além de não haver a cultura de ir ao oftalmologista e cuidar dos olhos. Segundo pesquisa do Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista. 

Os exames preventivos são imprescindíveis. Quando se fala em saúde dos olhos, é preciso atuar antes de começar os sintomas, porque muitos deles caracterizam perdas irreversíveis. Por isso, é necessário difundir cada vez mais informações sobre esse tema. Veja a seguir sete dicas para prevenir a cegueira e cuidar bem da sua visão. 

1 – Marque um exame oftalmológico 

O exame oftalmológico pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. A melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista, mesmo na ausência de sintomas. 

2 – Use óculos de grau, se precisar  

Para quem precisa, os óculos de grau ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos, evitando o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas. Existem lentes com tecnologias específicas que trazem benefícios adicionais para cada caso. 

3 – Conheça seu histórico familiar de problemas na visão 

Várias doenças oculares são de origem hereditária, por isso são mais comuns quando há outras pessoas afetadas na família. Alguns exemplos são a miopia, o glaucoma, o ceratocone e diversas enfermidades genéticas da córnea e da retina. 

4 – Use óculos escuros em dias de sol forte 

Óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina. 

5 – Use óculos de proteção durante atividades de risco 

Uma importante causa de cegueira é o trauma ocular. Lesões oculares graves podem acontecer durante o trabalho em fábricas ou construção civil, na prática de alguns esportes ou em brincadeiras de criança com objetos pontiagudos.  

6 – Estimule hábitos visuais saudáveis nas crianças para evitar a miopia 

A miopia pode aumentar rapidamente em crianças, levando à alta miopia, uma condição associada a problemas graves como degeneração macular, descolamento de retina e glaucoma. 

Para o desenvolvimento natural do olho e a prevenção da miopia, as crianças devem passar pelo menos duas horas por dia ao ar livre e evitar o uso prolongado de eletrônicos próximos aos olhos. 

7 – Tenha hábitos de vida saudáveis 

Praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Se você tem essas condições, controle-as com o seu médico. 

Comentários
Assista ao vídeo