Cultura - Teatro

2ª edição do curso gratuito Primeira Cena ensina técnicas de interpretação teatral para jovens

2 de Maio de 2023

Projeto é coordenado por Erick Gallani e reúne os parceiros Débora Rios, Naiene Sanchez, Thiago Cuimar, Fernando Aveiro, Rosangela Ribeiro, André de Araújo, Cesar Baptista Humberto Calligari 

Foto de Humberto Caligari

Voltado para estudantes de atuação e interessados em aprender ou aprimorar técnicas para o trabalho do ator, o curso Primeira Cena chega a sua 2ª edição, realizado pelo Instituto Gaius Maecenas (@institutogaiusmaecenas) com o apoio da Cia. Práxis Arte (@praxisarte). O projeto é coordenado por Erick Gallani e conta com os parceiros Débora Rios, Naiene Sanchez, Thiago Cuimar, Fernando Aveiro, Rosangela Ribeiro, André de Araújo, Cesar Baptista e Humberto Calligari. 

A iniciativa é gratuita e acontece online e é uma extensão de todo trabalho artístico pedagógico que vem sendo realizado por Gallani desde 2011.  Na segunda edição do curso, as aulas acontecem entre os dias 5 de junho e 31 de agosto. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível neste link aqui, entre os dias 5 e 21 de maio.

Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para frequentar aulas com duração de três horas, duas vezes por semana (ao todo são 26 encontros e 78 horas). Ao final da formação, os alunos recebem um certificado de conclusão e portfólio.

A partir de novas metodologias com foco no ensino digital, o Primeira Cena - 2ª edição busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os alunos ao método da atuação desenvolvido pela companhia, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores. 

Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas. 

Primeira Cena por Erick Gallani

“A 2ª edição do Projeto Primeira Cena vem com melhorias. Está sendo realizada uma transição onde o projeto passa a receber o apoio direto do Instituto Gaius Maecenas - uma ONG que nasce com o intuito de realizar trabalhos para a formação de jovens que tenham interesse em trabalhar com Arte. O Instituto Gaius Maecenas vem para sanar uma lacuna presente na formação desses jovens, e vai buscar viabilizar essa formação com projetos como o Primeira Cena que tem o acesso totalmente gratuito. 

Além disso, neste ano reforçamos nossas parcerias e conquistamos até aqui toda uma estrutura de equipe, apoio e um incentivador que está sendo o mecenas deste projeto e suas próximas edições. No mais, pretendemos ter uma noção do quanto o curso digital pode ser efetivado na formação de atores à distância. Devido ao sucesso da experiência com a 1ª edição do projeto, onde tivemos inscritos de todos os estados do país, decidimos ampliar a participação de pessoas fora da cidade e do estado de São Paulo e estender ainda mais para todo o Brasil.

Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.

Quando se instaura um núcleo que dissemina o gosto pela cultura, todos aqueles que pertencem a esse contexto passam a ser atingidos pelo núcleo gerador. A informação circula e cada um dos participantes das oficinas transforma-se em um agente multiplicador. A realização das palestras e da mostra será a oportunidade de acessar um maior número de interessados, aumentando a troca de experiências tão essencial para o desenvolvimento das artes cênicas”.

Outras atividades

Além das aulas, os participantes e outras pessoas interessadas poderão assistir às palestras gratuitas sobre temas relacionados ao fazer teatral, ministradas por profissionais da área. São eles: André Araújo e César Batista. Esses encontros acontecem mensalmente ao longo do curso com mediação de Erick Gallani e contarão com tradução em Libras e serão transmitidos no canal da Cia no YouTube para todo o Brasil.

Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.

SERVIÇO

Primeira Cena – 2ª edição

Período das aulas: 05 de junho a 31 de agosto

Número de vagas: 40 (4 turmas de 10 pessoas)

Carga horária: 78h (26 encontros de 3 horas)

Inscrições: de 05 à 21 de maio (até às 23h59) de 2023, por meio deste link.

Entrevistas online: de 30 de maio a 01 de junho

Resultado Final de aprovados: 03 de junho

Indicações: pessoas a partir de 18 anos, jovens estudantes de atuação, atores e interessados de todo o Brasil que queiram desenvolver técnicas para o trabalho do ator

Informações: entre em contato pelo e-mail projetoprimeiracena@gmail.com ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena

Ficha Técnica

Idealização: Erick Gallani  

Coordenação e produção: Práxis Arte

Coordenação Pedagógica: Débora Rios

Professores: Débora Rios, Naiene Sanchez, Thiago Cuimar e Fernando Aveiro 

Palestrantes convidados: André Araújo e César Batista

Direção de Arte (Mostra):  Rosangela Ribeiro 

Fotos: Humberto Caligari 

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Apoio: Instituto Gaius Maecenas e Práxis Arte 

Realização: Ministério da Cultura

Comentários
Assista ao vídeo