Viver - Saúde

Abril Lilás: câncer de testículos

26 de Abril de 2023

Dr. Rafael Leite Nunes fala da importância da conscientização e prevenção do câncer masculino.

Foto: Divulgação

O mês de abril é voltado para a promoção de campanhas de conscientização sobre o câncer de testículos, o chamado Abril Lilás. Relativamente raro, o tumor corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A preocupação, porém, se deve ao fato de a maior incidência ser em homens entre 15 e 50 anos, ou seja, em idade produtiva.

Como outros cânceres, o de testículo também tem uma chance maior de tratamento se identificado precocemente. O cirurgião oncologista Dr. Rafael Leite Nunes reforça a importância da atenção com o próprio corpo para identificar sintomas. “A melhor forma de se diagnosticar precocemente este tipo de tumor, e, portanto, tratá-lo com alta chance de cura, é conhecer seu próprio corpo”, afirma.

Um sintoma comum é o aparecimento de um nódulo no local ou mesmo outras alterações como inchaço, mas em outros casos, a doença pode ser assintomática. “Alguns tipos histológicos podem levar a dores ou ao crescimento das mamas”, destaca o médico especialista.

O Dr. Rafael Leite Nunes explica que existem alguns exames que ajudam a detectar a existência de um tumor. “Em geral, o primeiro exame a ser realizado é o ultrassom, que pode diferenciar diferentes lesões testiculares. Outros métodos de imagem poderão ser utilizados para estadiamento a distância. Em caso de nódulos suspeitos, estará indicada a orquiectomia inguinal”, explica.

Segundo o Inca, apesar de agressivo - com alto índice de multiplicação das células cancerígenas -, o câncer de testículo possui um alto índice de cura. “O diagnóstico e tratamento envolvem procedimento cirúrgico, a orquiectomia. A depender do estadiamento poderá estar envolvida radioterapia e quimioterapia em cenário adjuvante”, descreve o cirurgião oncológico Dr. Rafael Leite Nunes.

Assim como para outros cânceres, como o de mama, é importante que o paciente realize mensalmente um autoexame nos testículos para identificar possíveis alterações e consulte médicos urologistas pelo menos uma vez ao ano para realizar exames preventivos e deixar a saúde em dia.

Comentários
Assista ao vídeo