O cantor e compositor Pedro Erthal, conhecido na cena rock carioca como o vocalista à frente da banda Mais do Mesmo - Legião Urbana Cover, estreia em carreira solo no dia 5 de maio, sexta, às 22h, com o show de lançamento do EP “Lado a Lado”, no Teatro Rival, na Cinelândia. O novo trabalho contém canções autorais e músicas que marcaram seus 30 anos de carreira.
Dono de uma voz suave e única, Pedro Erthal começou sua carreira musical aos 15 anos, atuando em diversas bandas, sempre trazendo o melhor do rock nacional e do internacional dos anos 1980 e 1990.
Recentemente, firmou parceria com o compositor, produtor musical e um dos maiores guitarristas da sua geração, Rafael Sperduto, para lançar o EP “Lado a Lado” de forma independente.
Pedro Erthal disse que por enquanto sua carreira musical seguirá em paralelo com as apresentações da banda Mais do Mesmo, mas que 2023 será um ano em que também pretende compor mais e lançar novos trabalhos.
“Eu adoro o trabalho de intérprete da obra do Renato Russo, primeiro por ser fã desde criança, segundo por ser uma fonte de inspiração. Sempre gostei de criar músicas, desde os 15 anos, quando aprendi a tocar violão. O próprio Renato Russo diz em uma música chamada "Marcianos invadem a Terra", que "Ora, se você quiser se divertir, invente suas próprias canções". O meu foco sempre foi o trabalho autoral, mas o artista independente tem pouca visibilidade. Hoje em dia, com as plataformas digitais, tudo ficou mais democrático e acessível”, afirma o cantor.
Para o lançamento do EP e show em carreira solo, Pedro Erthal escolheu a música “Legenda dos seus olhos”, uma canção que segundo ele nasceu nos períodos de isolamento durante a pandemia de Covid-19.
Segundo ele, em um daqueles momentos em que ficamos isolados do mundo, ele tinha brigado com a namorada na semana anterior. “A fragilidade emocional transcende a inspiração em todos os sentidos”, recorda.
Fato é que o show no dia 05.05 abre um portal para mudanças na carreira de Pedro Erthal, que se sente inspirado para começar algo novo. E, claro, as expectativas para essa nova fase são muitas, sobretudo em estímulo à criação, o que ele chama de “vontade de criar e produzir cada vez mais”.
“O retorno do público tem sido muito gratificante. Fico muito feliz em poder dividir minhas ideias e influências musicais no show "Lado a Lado". Sinto um frio na barriga enorme, porque quando lançamos um novo trabalho, seja ele autoral ou projeto de tributo, fica sempre o receio da aceitação do público. A gente faz para gente, porque acreditamos no que fazemos, mas o artista que diz que não se importa com a opinião do público, está mentindo pra si”, reflete o vocalista.
E se a expectativa é grande, inspiração em nomes de peso não falta. Nando Reis é uma grande inspiração para Pedro Erthal, que o considera um dos maiores compositores da atualidade.
“Nando Reis fez parte de uma das maiores bandas de Rock do Brasil e trilhou uma carreira solo incrível, o que é muito difícil. Desmistificar o integrante de uma banda como Titãs e ser Nando Reis, é para poucos. Mas têm outros que também me inspiram, como Adriana Calcanhoto, Renato Russo e Herbert Vianna, pessoas que admiro demais como compositores”, concluiu.
Vale a pena conferir a estreia solo de Pedro Erthal no Teatro Rival. Os ingressos para o show já estão à venda pelo site da Sympla em https://bileto.sympla.com.br/
SERVIÇO
PEDRO ERTHAL
Local: Teatro Rival
Data: 05.05.2023 - Sexta
Horário: 22h (Abertura da casa às 21h)
Endereço: Rua Álvaro Alvim , 33 – Subsolo – Cinelândia/Rio de Janeiro (Clique aqui para localizar no mapa)
Telefone: (21) 2240-4469
INGRESSOS
Venda online via Sympla - https://bileto.sympla.com.br/
Bilheteria do Teatro Rival: De quarta-feira a sexta-feira (das 15h às 20h) e sábados (somente em dia de shows - das 16h às 20h30)