Cultura - Viagem

Litoral Norte de São Paulo tem serviços preparados para o turismo pet friendly

22 de Abril de 2023

As cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) contam com hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos abertos a animais de estimação que estão pegando a estrada com seus tutores. Além disso, há também na região iniciativas como a criação de selos para informar aos turistas quais estabelecimentos aceitam animais.

“Uma cidade pet friendly é aquela que se planeja para receber bem não só as pessoas, mas também seus familiares de quatro patas. Isso é o que queremos em Bertioga. Hoje já temos pousadas, restaurantes e vários atrativos onde pets e seus tutores podem frequentar e se divertirem com tranquilidade. No Parque dos Tupiniquins, por exemplo, temos o primeiro espaço público dedicado ao lazer de nossos amigos de quatro patas, o Espaço PET. Outros locais e atividades estão em nossos planos e serão implementados em breve”, comenta o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Em razão de leis municipais, as praias das cinco cidades não estão liberadas para cães, porém, é possível fazer atividades como trilhas, caminhadas e até passeios de barco pelos atrativos locais de ecoturismo, como cachoeiras, mirantes, e outros espaços cercados pelas belezas da Mata Atlântica preservada.

“O turismo tem que buscar essa adaptação para o trabalho pet friendly, mas que seja um trabalho que compreenda a necessidade desse público e possa atendê-lo da melhor forma, já que hoje muitas pessoas tem os seus animais como membro de suas famílias. Temos hotéis pet friendly, estabelecimentos, mas na praia, por enquanto, por lei, ainda não recebemos esse público”, explica a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

A Região Turística oferece diversas opções de hospedagem pet friendly, que vão desde hotéis de luxo até pousadas mais simples, com opções para todos os bolsos e estilos. Algumas disponibilizam, inclusive, espaços exclusivos, como piscina e área de lazer para cães.

“Cada vez mais os animais de estimação estão sendo integrados às férias da família brasileira. E Ilhabela tem se preparado para atender esta nova realidade. Hoje contamos com mais de 12 hotéis e pousadas pet friendly, hotéis para animais e nossos supermercados já possuem carrinhos adaptados para pets, além de lojas especializadas”, acrescenta o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Harry Finger.

Alinhado às iniciativas regionais, a Prefeitura de São Sebastião promove diversas ações e propostas proporcionando todo o cuidado que os pets merecem.

“Nossos eventos realizados pela Secretaria de Turismo (SETUR) são pet friendly. Nos festivais, por exemplo, há espaços pet sempre disponibilizando ração, água e um tapete para descanso. Também incentivamos e fizemos um levantamento de estabelecimentos pet friendly no município, que são identificados no site oficial do Turismo (www.turismososebastiao.com.br) com um selo, assim o turista quando faz a busca já encontra os locais que pode levar seu pet. A Prefeitura ainda criou o decreto 8303/2021 no qual institui e permite a adoção de espaços públicos pela comunidade ou entes privados a fim de criar espaços pets para convivência pública de animais”, comenta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

Segundo a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito, a cidade é rica pela sua fauna e flora e moradores e turistas encontram locais adequados para passear com seus pets.

“Possuímos praças, calçadão e muitas ruas tranquilas para uma curtição com o seu pet. Nosso município e o trade turístico cada ano tem se adequado e trabalhado para sermos uma cidade pet friendly. Já contamos com pousadas e hotéis, bares e restaurantes, cafés e docerias, enfim muitos comércios que aceitam e estão adaptados para acolher seu pet com todo carinho. Porém, é importante frisar que, por legislação municipal, hoje ainda é permitida a permanência com animais domésticos em todas as praias. Nos demais locais, os pets são muito bem-vindos em nossa cidade. Desde que se respeitem as leis e as regras, todos terão um ótimo e inesquecível passeio em Ubatuba”, complementa Thaila.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

 Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.

Comentários
Assista ao vídeo