Cultura - Viagem

Atividades de lazer para fazer na Madeira

20 de Abril de 2023

Destino português é famoso por oferecer uma variedade de opções no mar, no ar e em terra

O Arquipélago da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é um paraíso para quem busca relaxar e curtir atividades de lazer ao ar livre. Veja abaixo algumas possibilidades de passeios para se fazer na ilha pelo mar, terra e ar.

Atividades náuticas

Águas límpidas com temperaturas amenas e biodiversidade surpreendente são condições excelentes para a prática de diversas atividades náuticas, como mergulho e snorkeling em Porto Santo, Caniçal, Santa Cruz e Garajau, para descobrir a riqueza do mundo subaquático da região. Entre as atividades mais buscadas estão os passeios de barco para observação de cetáceos. Dada a localização privilegiada da ilha, esta é uma atividade realizada ao longo de todo o ano. Algumas das espécies mais frequentemente observadas são golfinhos, cachalotes, baleias e tartarugas, além de visitas a pequena colônia de focas-monge nas Ilhas Desertas.

Mar tranquilo, ondulação reduzida e ventos constantes são ideais para a prática de canoagem, windsurf e stand up paddle em múltiplos pontos do arquipélago. Funchal, Achadas da Cruz, Caniço, Santa Cruz, Machico, Caniçal, Paul do Mar e Porto Santo são alguns dos locais mais procurados para a prática de windsurf na Madeira durante todo o ano. No entanto, devido a sua topografia acidentada, determinante para a constante formação das ondas, a Madeira possui spots perfeitos para surfar.

Explorando a natureza

A caminhada nórdica na Madeira permite aos praticantes conhecer as trilhas montanhosas e, dessa maneira, ir a locais de inigualável interesse no coração da ilha. Este tipo de caminhada é realizado com o auxílio de dois bastões orientados com as pontas para trás, e não verticais, à frente do corpo. Do zero aos 1.862 metros de altitude, da costa aos picos mais altos, os caminhantes podem usufruir de inúmeras veredas e levadas diferentes. Apesar de ser uma atividade que desafia a resistência dos praticantes, pode ser adaptada a qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física.

Outra opção incrível para desbravar a natureza da ilha é fazendo um tour de jipe com guias experientes, tanto na Madeira quanto em Porto Santo. Nesta aventura, o visitante terá uma experiência completa de imersão na riqueza natural madeirense, aprofundando conhecimentos sobre a fauna e a flora da região, bem como sua história, localidades e habitantes. Para quem gosta de adrenalina, as falésias escarpadas, com o oceano como pano de fundo, são o cenário perfeito para uma escalada. Uma oportunidade ímpar para viver fortes emoções e conhecer as belezas da região de um ângulo diferente.

Madeira vista do céu

Devido ao seu perfil acidentado, a Ilha da Madeira oferece condições ideais para a prática de parapente e asa delta. O arquipélago possui excelentes locais para realizar a decolagem. Entre eles, os mais procurados são Pico da Cruz, Mirante da Madalena do Mar, Porto da Cruz e Prazeres. Saltar e pairar sobre as montanhas e costa da ilha é sempre muito surpreendente, tanto para quem quer testar os seus limites quanto para os amantes de atividades radicais. Na Madeira existem diversas empresas especializadas em saltos. Assim, a segurança e a adrenalina estão garantidas durante a atividade.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

Comentários
Assista ao vídeo