Cultura - Viagem

Com previsão de 4ºC na sexta-feira e tempo firme, Monte Verde (MG) é boa opção para o feriado

20 de Abril de 2023

Cheio de atrativos para os turistas, distrito é destino certo para quem deseja aproveitar o frio na Serra da Mantiqueira

Monte Verde deverá contar com frio intenso durante o feriado de Tiradentes

Ainda estamos no outono brasileiro, mas os amantes do inverno têm um motivo extra para aproveitar Monte Verde neste feriadão de Tiradentes: a previsão é de clima frio e sem chuvas. Segundo o Weather Channel, a previsão é que uma frente fria chegue durante a semana derrubando a temperatura mínima para 4ºC na sexta-feira, 21, e 7ºC no sábado e no domingo, 22 e 23 de abril. Mesmo com o tempo ensolarado nesses dias, a máxima não deve ultrapassar 19ºC durante o feriado.

A expectativa é confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Os especialistas estão prevendo chuva até quinta-feira, 20. Depois, o tempo abre e o frio permanece, com mínima de 4ºC. Se confirmada essa temperatura, será a maior frente fria do ano até agora”, afirma Nelson Pacheco, conhecido como o Senhor do Tempo em Monte Verde e que faz medições climáticas há 23 anos na região.

“Somos um dos destinos de inverno preferidos no país, o que faz com que a busca por hospedagem e passeios aumente com a expectativa da chegada do frio. Por isso, recomendamos àqueles que desejam aproveitar Monte Verde e região façam suas reservas com antecedência”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

A agência destacou alguns atrativos e opções para os turistas que estiverem no distrito, eleito, pelo segundo ano consecutivo, um dos destinos mais acolhedores do país no prêmio Traveller Review Awards 2023, promovido pela plataforma Booking. Confira as dicas:

Hotel Meissner Hof

Uma ótima alternativa de hospedagem, ainda com vagas para o feriado, é o Hotel Meissner Hof. O local é projetado com arquitetura bavariana e localizado dentro de um jardim com mais de 30 mil m², onde ficam belos bosques de araucárias e hortênsias, além de possuir um terraço com vista panorâmica para poder acompanhar o lindo pôr-do-sol de Monte Verde. Para os casais que fecharem reservas para esse feriado, o estabelecimento está oferecendo uma fondue de queijo de presente. Outros atrativos são a piscina aquecida e externa, o campo de minigolfe, a quadra poliesportiva, o salão de jogos e um spa com espaços para massagens e tratamentos corporais. Mais informações pelo telefone: (35) 99116-6863.

 

Parque Oschin

Destino ideal para quem deseja contato com a natureza, o Parque Oschin tem uma novidade: o primeiro filhote de lhama nascido em Monte Verde. A pequena fêmea é filha de um dos animais da espécie criados no local, que possui mais de 50 mil m2 de muita natureza, na qual o turista também pode passear em volta de nascentes, araucárias e xaxins centenários.

Em abril, o parque começou o tradicional Festival do Pinhão, que tem entre as suas atrações a sapecada, quando esse fruto é assado em uma fogueira acesa com as garras das araucárias. Os ingressos custam R$ 50 para adultos e pessoas com mais de 12 anos e R$ 25 para crianças de 3 a 11 anos. Neste feriado, as entradas valerão para acesso ao parque durante dois dias. O local possui também um restaurante e food trucks para a alimentação. WhatsApp: (35) 99753-4333.

Restaurante Renascer

Já entre as opções gastronômicas, o restaurante Renascer aparece como uma boa alternativa para esse feriado de Tiradentes. Além de contar com um variado cardápio com frutos do mar, delícias tradicionais da culinária mineira, massas e risotos, o estabelecimento tem como uma pedida interessante para dias frios as fondues de queijo e chocolate, que servem duas pessoas cada, e também oferece o rodízio desse prato, que inclui as carnes (filé mignon, filé de frango e lombo suíno) e o peixe (truta) como acompanhamentos. Maiores informações pelos telefones: (35) 3438-1352 e (35) 99116-6863 (WhatsApp).

Restaurante e bar Confraria da Villa

Com um perfil de bar e restaurante na Avenida Monte Verde, a Confraria da Villa possui culinária contemporânea e renovou o seu cardápio, sendo que, a partir das 19 horas, oferece pizzas feitas com fermentação lenta, garantido uma massa muito leve. Uma indicada pela casa é a chamada “As Pedras”, com molho pesto feito com pinhão e parmesão premiado. Além disso, tem cervejas especiais, petiscos e pratos com salmão e trutas defumados artesanalmente. Para completar, o estabelecimento também é 100% pet friendly e disponibiliza um cardápio exclusivo preparado para os animais de estimação. Mais detalhes podem ser conferidos no Instagram: @confrariadavillamv.

 

Várias opções de passeios

A previsão de tempo firme e ensolarado é ideal para curtir os passeios ao ar livre. No site da MOVE, é possível encontrar mais de 50 agências que oferecem passeios em Monte Verde, com veículos com tração 4x4, quadriciclo, UTV ou bike. Um exemplo é a Quadriventure, que oferece uma trilha exclusiva de quadriciclo na Fazenda das Samambaias, com subidas, descidas, um atoleiro e uma parada para descanso e fotos, além de uma vista única das principais pedras de Monte Verde. Mais informações no link. Essa agência ainda traz como opção o City Tour, considerada a melhor forma de conhecer Monte Verde, em um percurso de cerca de três horas em carro 4x4, que passa pelos principais pontos turísticos do distrito. Mais detalhes nesta página na internet.

Comentários
Assista ao vídeo