Cultura - Cinema

Nova data: Cine Fórum será realizado no dia 29 de abril

18 de Abril de 2023

Nesta edição, os Gêmeos do Cinema irão debater o longa “As Horas”, de 2002, dirigido por Stephen Daldry e com elenco de grandes nomes, como Meryl Streep, Nicole Kidman, Julianne Moore e Ed Harris

O encontro do Cine Fórum deste mês de abril sofrerá mudanças na data. Agendada para o dia 15, a sessão passa para o dia 29 de abril, às 18h - último sábado do mês. O Cine Fórum é realizado na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto).

Organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, o Cine Fórum mantém o filme escolhido para o mês de abril: “As Horas”, de 2002, dirigido por Stephen Daldry e com a participação de grandes nomes, como Meryl Streep, Nicole Kidman, Julianne Moore e Ed Harris. “É o melhor filme de 2002”, diz Marcos, ao lembrar que o filme foi um diferencial em uma época marcada por clichês e filmes similares. “Na maneira de contar a história, na edição, na filmagem, na trilha, no risco para os atores. É o típico filme que só existe um”, acrescenta.

A produção, baseada em um livro do mesmo nome, do autor Michael Cunningham, roteirizado por David Hare (o mesmo de “Perdas e Danos” de 1992), traz um dia na vida de três mulheres em três diferentes épocas, que se unem através de um clássico da literatura mundial: o romance “Mrs. Dalloway”, lançado em 1925. “É um conjunto de obras que levou esse roteirista a fazer esse filme. Isso só confirma o quanto ele é único. O filme toca em pontos delicados, como os passos errados na vida, abandono do lar, melancolia, a imposição da sociedade sobre as mulheres, a luta da mulher e principalmente essa fortaleza do feminismo”, reforça André de Castro.

Agenda de maio

O encontro do Cine Fórum no mês de maio será realizado no dia 20, sábado, às 18h. A sessão exibirá o filme de Roman Polanski, “Lua de Fel”, de 1992. Um dos filmes mais comentados da década de 1990.

O longa narra a história de um casal de ingleses, Nigel e Fiona, que embarcam num cruzeiro marítimo onde conhecem a sensual Mimi, uma francesa casada com o americano Oscar, um homem preso a uma cadeira de rodas. Ao notar o interesse que Nigel sente por Mimi, Oscar resolve contar sua história com ela, como se conheceram e se amaram loucamente até a paixão doentia se transformar em um estranho ritual. Filme que lançou o astro de “Um Lugar Chamado Notting Hill”, Hugh Grant, para a fama.

SERVIÇO || Cine Fórum

“As Horas” (2002) 
Data: 29 de abril (sábado)
Horário: 18h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

“Lua de Fel” (1992) 
Data: 20 de maio (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo