Santoro começou a carreira nos anos 1990 e se dedicou a dublagens de animações japonesas, como 'Naruto', 'Pokémon', 'Yu-Gi-Oh', 'Akira' e 'Fullmetal Alchimist'
O ator e dublador brasileiro Gileno Santoro morreu nesta sexta-feira (14/4), aos 74 anos, na cidade de São Paulo. Ele tratava um câncer no pulmão. Não tinha filhos e deixa um irmão. O ator foi responsável por dar voz ao personagem mestre Kame na animação japonesa "Dragon Ball". A causa da morte não foi informada.
Gileno Santoro dublou o Mestre Kame em 'Dragon Ball' | Foto: Reprodução |
A notícia foi confirmada por Mauro Eduardo, diretor de dublagem do estúdio que Santoro fazia parte, e por Wendel Bezerra, dublador de Goku, também de "Dragon Ball".
"Hoje o Brasil perdeu uma pessoa incrível, um talentoso dublador que marcou muita gente", escreveu Bezerra em publicação no Instagram.
Carreira
Gileno Pinal del Santoro começou na dublagem em 1996, aos 48 anos, no estúdio BKS, e se dedicou principalmente a animações japonesas. Ele fez as vozes de Tio Chan, em "As aventuras de Jackie Chan"; Professor Hubert Farnsworth, em "Futurama"; e Yoki, no anime "Fullmetal Alchemist", além de personagens em "Pokémon", "Naruto", "Yu-Gi-Oh", "Cowboy Bebop", “Akira”, “Neon Genesis Evangelion” e "Hunter x Hunter".
Entre as produções ocidentais dubladas por Santoro, estão os filmes "O cão e a raposa" (1981) e "Os Rugrats e os Thornberrys vão aprontar" (2003) e as séries "Franklin", "Gravity falls" e "Rugrats". Ele também dublou filmes em live-action, como o faroeste "A vingança de um pistoleiro" (2000) e participou de programas de TV, como o clássico "Você decide" (TV Globo).