Viver - Saúde

Sem cortes! Conheça os procedimentos estéticos minimamente invasivos

15 de Abril de 2023

Dra. Juliana Tamanini explica as técnicas que promovem beleza sem cirurgia

Os procedimentos estéticos são cada vez mais populares em todo o mundo, tanto para homens quanto para mulheres. Com o aumento da discussão sobre cuidados pessoais e beleza, muitas pessoas têm buscado tratamentos para melhorar sua aparência física, aumentar a autoestima e se sentirem mais confiantes.

Antes, alguns dos procedimentos mais comuns eram cirurgias plásticas extensas e complexas. Hoje, no entanto, a tecnologia já permite a realização de procedimentos minimamente invasivos bastante eficazes. Os tratamentos não-cirúrgicos, inclusive, já são os mais populares: de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, foram realizados, em todo o mundo, mais de 14 milhões de procedimentos não-cirúrgicos em 2020, contra cerca de 10 milhões de cirurgias plásticas.

Freepik
 

A dermatologista Drª Juliana Tamanini explica que, no Brasil, os procedimentos estéticos minimamente invasivos mais comuns são o botox, o preenchimento, a aplicação de bioestimuladores e o uso de ultrassom microfocado ou laser. A principal vantagem desses tratamentos, de acordo com a médica, é que não é necessário muito tempo de repouso após os procedimentos. Além disso, os métodos menos invasivos também reduzem as alterações indesejadas no rosto, como o aparecimento de cicatrizes. “O procedimento fica imperceptível na maioria das vezes”, destaca ela.’

Nesse tipo de tratamento, também não é necessário se internar em hospital nem deixar de trabalhar, tampouco tomar medicamentos após os procedimentos. Geralmente, as intervenções têm como efeitos indesejados apenas pequenos hematomas ou inchaço, que tendem a ser discretos e não interferir nas atividades cotidianas do paciente.

Drª. Juliana também esclarece que os procedimentos dermatológicos minimamente invasivos têm como objetivo melhorar a qualidade da pele de maneira gradual. Ao contrário da cirurgia plástica, que é mais agressiva e imediata, os procedimentos dermatológicos são realizados em várias etapas, de acordo com um plano de tratamento personalizado. A ideia é que os resultados sejam aprimorados a cada sessão.

De acordo com a especialista, o conjunto de procedimentos dermatológicos pode proporcionar resultado similar ao de uma cirurgia, contribuindo para um visual “muito elegante”. Drª Juliana Tamanini também lembra que os tratamentos dermatológicos são geralmente reversíveis, ao contrário das cirurgias plásticas.

Apesar de menos invasivo, esse tipo de tratamento também exige conhecimento e técnica. Por isso, como lembra Drª Juliana, a escolha de um profissional de excelência é crucial para a elaboração de uma estratégia bem-sucedida e para a obtenção de resultados satisfatórios.

Além disso, é importante que o profissional tenha um senso estético alinhado com o paciente, para evitar distorções ou resultados insatisfatórios. “É esse profissional que, com base em sua expertise, vai desenvolver o plano mais adequado para o paciente, levando em consideração sua idade e expectativas”, afirma.

Comentários
Assista ao vídeo