Cultura - Viagem

A província argentina de Río Negro apresentou a sua oferta turística na WTM 2023

14 de Abril de 2023

O Governo da província de Río Negro, localizada na Patagônia Argentina, esteve presente em São Paulo para promover seus destinos, na 10ª edição do World Travel Market (WTM) Latin America, a vitrine mais importante para a conexão turística entre Argentina e Brasil.

Cordilheira Cerro Catedral

Mais uma vez Río Negro participou da feira WTM que aconteceu na cidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar a ampla gama de destinos e atrações turísticas que esta província patagônica oferece ao mercado internacional e potencializar o já importante fluxo de turistas brasileiros que a escolhem ano após ano, principalmente na temporada de inverno e nos meses de primavera.

Cordeiro assado na estepe

É por isso que a promoção de Río Negro teve especial ênfase à divulgação de seus dois centros de esqui mais importantes: o Cerro Catedral em San Carlos de Bariloche, que é o maior da América do Sul, e o Cerro Perito Moreno em El Bolsón.

Río Negro e os turistas brasileiros estão ligados durante todo o ano através de conexões aéreas, por meio do qual se busca promover não só a oferta turística da região da Cordilheira e seus destinos adjacentes, mas também as regiões Vale, Estepe e Mar, para que o turista também conheça essas regiões durante sua estadia.

O ministro do Turismo e Esportes de Río Negro, Diego Cannestraci, assegurou que "o Governo de Río Negro prioriza os turistas brasileiros, convidando-os a viajar em vôos diretos de São Paulo para nosso destino turístico mais importante, Bariloche, com serviços aéreos diários durante o inverno e semanalmente nos demais períodos do ano. Voltamos a este país para dar continuidade a uma forte promoção que vem sendo realizada há várias décadas, oferecendo as experiências da província e da Patagônia".

Cecilia Caldelari, subsecretaria deTurismo Diego Cannestraci, ministro do Turismo e Esportes de Río Negro

Río Negro oferece experiências incríveis durante todo o ano

A província de Río Negro, localizada na Patagônia argentina, se destaca por sua variada oferta turística nas quatro regiões, desde o mar até as montanhas, passando pela imensa estepe e seus encantadores vales que podem ser desfrutados em qualquer época do ano.

CORDILHEIRA: Uma região majestosa cercada por montanhas, florestas e lagos

A neve é um dos produtos mais identificativos do turismo do Rio Negro, o que torna a região da Cordilheira uma das mais movimentadas do país, com grande afluência de visitantes nacionais e estrangeiros, que é incrementada ano após ano pela forte conectividade aérea e pela diversidade de opções que esses destinos têm a oferecer.

Nesse sentido, tanto San Carlos de Bariloche quanto El Bolsón abrigam duas das maiores estações de esqui da América do Sul. Um deles é o Cerro Catedral que, com seus 120 quilômetros esquiáveis, 32 teleféricos e pistas de obstáculos, pistas de cross-country e Snow Tubing, trenós e Skibunda, se transforma em um atrativo perfeito para toda a família desfrutar das brancas paisagens da colina nevada em Bariloche.

Por sua vez, a 120 quilômetros de Bariloche, El Bolsón conta com o Cerro Perito Moreno, um local em pleno desenvolvimento, que atualmente conta com 23 quilômetros esquiáveis, um teleski inovador inaugurado no ano passado e uma ampla oferta de atividades tentadoras que incluem trenós e caminhadas em raquetes de neve, passeios que se somam a desfrutar da requintada gastronomia regional.

No entanto, as atividades não se dão só no inverno, já que durante os meses quentes a oferta turística se transforma e atividades como caminhadas, trekking, ciclismo ou passeios no lago, imersos em uma natureza viva, colorida e florida que envolve o turista a cada passo, ampliando o leque turístico andino.

Por outro lado, as atividades ao ar livre também estão na moda em Dina Huapi, um dos destinos emergentes do Rio Negro que se torna o espaço perfeito para a prática da pesca esportiva com mosca (Fly Fishing), já que é o local onde desaguam os rios Ñirihuau e Limay no Lago Nahuel Huapi , onde também se pratica kitesurf e windsurf. O ambiente também se presta a incríveis cavalgadas e mountain bike em trilhas que oferecem vistas espetaculares.

Além disso, a Região é especialmente conhecida por seu profissionalismo no serviço hoteleiro e gastronômico disponível durante todo o ano, graças à sua magnífica culinária, que tem como protagonistas os produtos artesanais, tais como chocolates, alfajores e cervejas que se juntam ao cordeiro e à truta da Patagônia, dois animais especialmente criados na região, cujas carnes fazem parte dos cardápios de centenas de restaurantes. Também vale a pena mencionar que o enoturismo é uma das atividades que está crescendo na região, com uma vinícola que faz parte da Rota do Vinho e oferece os mais deliciosos sabores da viticultura aos pés do Cerro Piltriquitrón.

VALE: Extensas fazendas floridas e coloridas esperam por você na região de produção

Um dos principais atrativos dessa parte do território do Rio Negro são as visitas às vinícolas abertas ao turismo, que a cada dia surpreendem os visitantes pela beleza impressionante e pelo ambiente aconchegante que as cerca, entre as largas cercas e os imensos Rios Negro e Colorado que prometem sensações únicas e perfeitas para todos que visitam a província.

Nesse sentido, a Rota do Vinho torna-se a atração perfeita. É um produto turístico constituído por uma dezena de adegas que se destacam pela sua antiguidade e tradição, e que oferecem passeios pelas vinhas com provas dos mais deliciosos vinhos tintos, brancos e espumantes, em instalações pitorescas, entre inesquecíveis pores do sol e paisagens incríveis.

ESTEPE: Conheça o coração da província sobre trilhos

O turismo ferroviário ganha cada vez mais espaço na agenda turística de Río Negro e a Estepe é a região mais identitária nesse sentido, com o centenário trem a vapor La Trochita, uma excursão noturna e o Trem Patagônico que oferecem diferentes alternativas para percorrer a região entre as amplas paisagens de estepe e envolto no calor de seus habitantes e na bela cultura sulista.

Os passeios de La Trochita, uma antiga locomotiva à vapor, têm estado na moda nos últimos meses, graças ao grande número de visitantes e à continuidade dos passeios, que é cada vez maior. Cabe destacar que o emblemático trem foi distinguido com a Marca País do Ministério de Turismo e Esportes da Nação, o que permite que seja promovido pelo Governo Argentino em missões no exterior.

Por sua vez, o Trem Patagônico circula todas as sextas-feiras de ponta a ponta da província, unindo o Oceano Atlântico à Cordilheira dos Andes, partindo da cidade de Viedma e chegando a Bariloche. Ao longo do caminho, a ferrovia circunda a Meseta de Somuncura, oferecendo vistas impressionantes em todos os momentos, enquanto percorre várias cidades da estepe e da costa maritima. Além disso, este trem oferece uma alternativa única para descobrir a natureza da fronteira entre a Região Andina e a Estepe sob o luar, saindo da Estação de Bariloche no final da tarde e percorrendo 30 quilômetros até chegar ao pitoresco terminal , onde os visitantes são recebidos com vinho quente e canapés, e depois saboreiam um “quincho”, uma espécie de churrascada rústica, um jantar típico da região.

MAR: Região banhada pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico

A costa no Rio Negro oferece uma infinidade de atividades para toda a família, com extensas praias que convidam a relaxar no verão e um grande número de impressionantes espécies marinhas e de aves que escolhem a área para construir seus ninhos e se reproduzir, tornando a Observação da Fauna Marinha e Costeira uma atividade que atrai turistas de todo o mundo, principalmente para ver as baleias que chegam às águas do Golfo de San Matías no inverno e permanecem até novembro; e também para ver as colônias de Papagaios-da-Patagônia e de Leão-marinho-da-patagônia, que estão entre os maiores do mundo.

Além disso, a região contém praias para todos os gostos, desde muito concorridas e com todos os serviços como as de Las Grutas, assim como extensas praias virgens e paradisíacas que dão uma grande sensação de tranquilidade e paz. Nesse sentido, Playas Doradas é um destino emergente que atrai cada vez mais turistas.

Por outro lado, a gastronomia é outro dos pontos fortes da região, com inúmeros restaurantes que oferecem um maravilhoso serviço profissional composto por pratos requintados preparados com ingredientes marinhos frescos e artesanais, como peixes e mariscos extraídos do porto de San Antonio Oeste.

Por sua vez, outra das características da região e que está se tornando cada vez mais popular são as visitas às Salinas del Gualicho, um imenso oásis salgado de 35 quilômetros de largura e 18 quilômetros de comprimento que oferece caminhadas espetaculares por paisagens brancas e vistas únicas dos belos pores do sol que ocorrem no local.

Mais informações: https://turismo.rionegro.gov.ar/ 

Insta: https://www.instagram.com/rionegroturismo/

Comentários
Assista ao vídeo