Cultura - Cinema

Último trabalho de Eva Wilma, filme "As Aparecidas" conclui gravações após três anos e meio de hiato

14 de Abril de 2023

Neusa Borges, Norma Blum e Clarisse Abujamra também fazem parte do elenco do longa-metragem dirigido por Ivan Feijó; lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano, com distribuição da O2 Play

Neusa Borges, Gorete Milagres, Miriam Mehler, Norma Blum e Karin Rodrigues no último dia de filmagens, na cidade de Aparecida
Crédito: Jamil Kubruk

O filme As Aparecidas, dirigido por Ivan Feijó, concluiu as suas filmagens no fim de março, após três anos e meio de hiato, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. Com roteiro e produção de Erika Barbin e Francisco Costabile, a primeira parte das gravações foi realizada em setembro de 2019. O longa-metragem é o último trabalho de Eva Wilma, que faleceu em maio de 2021, no período de pausa nas gravações.

Além de Eva, integram o elenco nomes de peso do cinema brasileiro, incluindo Milhem Cortaz, Marcelo Serrado, Gorete Milagres, Neusa Borges, Norma Blum, Karin Rodrigues, Miriam Mehler e Clarisse Abujamra.

Em As Aparecidas, Otília (Eva Wilma) fica viúva aos 80 anos e percebe que sua vida não tem mais sentido. Quando é negada em um grupo de devotas senhoras, comandado por Lavínia (Clarisse Abujamra), Otília resgata suas amigas de infância e parte numa aventura para a cidade de Aparecida -- com muito drama, humor, trapalhadas e rivalidade. Durante o passeio, o retorno às raízes e o valor da amizade reacende sua vontade de viver.

"Finalizar As Aparecidas foi uma grande emoção. Em especial devido à perda da Eva -- uma amiga, mulher e profissional maravilhosa --, que nos pegou de surpresa, e também pela pandemia. O Ivan e a produtora Halo Filmes tiveram perseverança e muito carinho, conseguiram juntar todas nós do elenco mais uma vez, mesmo após três anos e meio sem se ver", comenta Clarisse Abujamra.

A atriz Norma Blum também comemora a conclusão das gravações. "Eu e todo o elenco estamos muito felizes que esse trabalho, que nos acompanhou mentalmente e emocionalmente durante todos esses anos de pandemia e paralisação, foi concluído. Agradeço e parabenizo toda a produção, elenco e empresas envolvidas", declara.

Com distribuição da O2 Play, o lançamento de As Aparecidas está previsto para o segundo semestre deste ano.

Elenco de "As Aparecidas" no último dia de filmagens, na cidade de Aparecida
Crédito: Jamil Kubruk

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) -- licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 50 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como "Sócrates" e "Chorão - Marginal Alado", e internacionais, em parceria com a Netflix, como "O Irlandês", "Dois Papas”, "Não Olhe Para Cima", "Bardo" e "Pinóquio por Guillermo Del Toro" -- estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: "Annette", que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, "Crimes of the Future", que estreou no Festival de Cannes 2022, o Vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional "Drive My Car", o Vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 "Holy Spider", o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator "Aftersun" e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional "Close".

Mais informações no site da O2 Play.

Comentários
Assista ao vídeo