Cultura - Viagem

Brasil lidera o ranking de chegadas de turistas estrangeiros a Salta Argentina

12 de Abril de 2023
Viaduto la Polvorilla - Trem das Nuvens

Salta, província do norte argentino, apresentou mais uma vez sua oferta turística na 10ª edição da feira WTM na cidade de São Paulo, representada nesta ocasião por Mario Peña  ministro do Turismo e Esportes, María Eugenia Cornejo diretora executiva de INPROTUR Salta e Mariana Farjat Presidente da Associação de Hotéis de Turismo de Salta.

Em 2022, Salta recuperou 75% do turismo receptivo internacional em relação aos níveis anteriores à pandemia, em grande parte graças à recuperação de rotas aéreas descontinuadas durante a pandemia, e também devido à confirmação de novos voos, como o de Aerolíneas Argentinas que conecta diretamente a cidade de São Paulo com a cidade de Salta, capital da província, sendo assim a porta de entrada para o Norte do país e oferecendo-o ao turista como um destino integrado.

“Este voo tem sido fundamental para confirmar e acelerar os resultados do trabalho promocional que temos realizado no mercado brasileiro, pois em apenas 3 horas de viagem pode-se desfrutar das nossas paisagens, da requintada gastronomia, acompanhada dos melhores Vinhos de Altura e de uma diversidade de atividades que nosso destino oferece. Com 16% do total de turistas estrangeiros que visitam Salta, o Brasil lidera o ranking de chegadas de 2022.”, manifestou Mário Peña. O turista se deslumbra em Salta com paisagens como a dos Vales Calchaquíes, com o Trem das Nuvens, chegando a 4.200 metros acima do nível do mar e a Cidade de Salta com sua beleza arquitetônica colonial.

De 10 de abril a 30 de junho, Aerolíneas Argentinas lançou uma tarifa promocional de 250 dólares ida e volta acrescida das taxas a Salta. Além disso, o Governo Argentino oferece para todos aqueles que viajam nos meses de maio e junho um benefício adicional de 75 dólares por pessoa, participando do programa “Tesoros Argentinos” que permite adquirir experiências no destino.

María Eugenia Cornejo destacou a importância do trabalho de promoção do destino que vem sendo realizado de forma planejada entre os setores público e privado, graças a qual o mercado brasileiro passou da oitava posição entre os turistas estrangeiros que visitam Salta, chegando hoje a ocupar a primeira posição.

Dois eventos internacionais acontecerão em Salta em breve. Em 4 de junho, a 9ª edição da competição de mountain bike Desafio das Nuvens #DDLN2023 será realizada em Salta. Será composto por quatro provas: duas para os mais experientes, com um circuito de 80 km Rural Bike e outro de 50 km Cross Country, e duas para os menos experientes com um circuito de 35 km Cross Country e outro de 30 km Rural Bike. As provas decorrerão nos 4 mil hectares que compõem a reserva natural Loma Balcón, conferindo-lhe um enquadramento natural privilegiado com uma paisagem que se combina com relevos mais complexos. Os corredores poderão experimentar diferentes tipos de superfície: barro, areia e pedra; encostas e descidas de diferentes níveis. Ideal para competidores que procuram combinar esporte e aventura. Para mais informações e inscrições: www.desafiodelasnubes.com.ar

Em 14 de Julho de 2023, chega à Salta MESSI10, um espetáculo do Cirque du Soleil, uma explosão de futebol e circo. Um show que é uma estimulante apresentação acrobática sobre a excelência. Uma experiência imersiva, homenageando as habilidades excepcionais de Lionel Messi, como o melhor jogador de futebol do mundo. 

Salta oferece uma variedade única de experiências e paisagens que nutrem sua identidade, beleza e calorosidade, preservando todas as suas tradições.

Quebrada de las Conchas - Vales Calchaquíes

Sobre Salta

A Província de Salta é uma das que melhor preservam o passado colonial da Argentina. Em sua capital, você pode ver um grande número de deslumbrantes igrejas e casas em estilo neocolonial ao redor da praça principal. Destacam-se a Catedral, o Convento San Bernardo e a Iglesia San Francisco. Todo o Vale de Lerma e a cidade podem ser vistos do topo do Cerro San Bernardo, uma varanda natural que é acessada através do teleférico.

Salta é o destino ideal para a prática do turismo de aventura. Você pode fazer cavalgadas por diversas paisagens, passeios de 4x4, rafting em rios caudalosos, trekking, montanhismo com morros de até mais de 6 mil metros, mountain bike, tirolesa e saltos de bungee jumping e pêndulo.

A natureza de Salta pode ser apreciada nos ricos ecossistemas de seus três Parques Nacionais: Baritú, El Rey e Los Cardones, onde coexistem florestas tropicais e paisagens agrestes de altitude.

Um destino imperdível é a Rota do Vinho mais alta do mundo, com vinhedos a mais de 3 mil metros, além de paisagens incríveis, coloridas, cidades históricas, artesanato, arqueologia e gastronomia local que se somam a serviços de excelência e mais de 40 vinícolas para visitar.

Para aqueles que desejam explorar mais a história de Salta e seus ancestrais, o Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAAM) preserva o enxoval e os corpos congelados de três crianças incas encontrados no vulcão LLullaillaco em 1999.

Os turistas podem viver a experiência do Trem das Nuvens, que sobe a 4.200 metros de altura em plena Puna Salteña. É uma das três ferrovias mais altas do mundo, que atravessa as vertiginosas montanhas da Cordilheira dos Andes.

Salta convida você a viver uma experiência única e diferente!

Comentários
Assista ao vídeo