Cultura - Educação

Theatro Municipal será palco para a abertura da 12ª Semana de Leitura de São Paulo

7 de Abril de 2023

Mais de mil estudantes da rede pública, professores e bibliotecários estarão presentes ao evento, que nesta edição tem como tema "igualdade e respeito às diferenças"

O Theatro Municipal de São Paulo recebe na segunda-feira (10/04), a partir das 13h, a abertura da 12ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. Nesta edição a Semana de Leitura tem como tema central “Igualdade e respeito às diferenças” e as atividades acontecem em formato online e presencial em diversos pontos da cidade, até 14 de abril.

Para o cerimonial, ao lado de Jonas Renan Moreira Gomes estará Gabriel Facchini, fotógrafo, portador da síndrome de Down, vencedor do prêmio Cidade de São Paulo (2019) por ter se destacado na cooperação em transformar a cidade em um local mais justo, bonito e solidário. 

Beto Junqueyra, escritor

No palco do Municipal, o Coral de Professores do Projeto Bandas de Garagem (EMEF Deputado Cyro Albuquerque); o Quinteto de Sopro do Instituto Bacarelli e o Coral Indígena - Amba-Mirim Tekoa Itakupe.

Músicos e atores do Grupo Crianceiras apresentarão um espetáculo cênico-musical como ponte para as poesias de Manoel de Barros.  

Uma das principais atrações será a participação do escritor Beto Junqueyra, vencedor do Prêmio Jabuti, que em sua performance irá abordar: “Do bullying na infância à criação de uma editora que promove a diversidade: a história de um escritor de livros infantis”, autoral. Junqueyra tem mais de 30 obras publicadas com 1,5 milhão de cópias vendidas no Brasil e no exterior, a maioria infantojuvenil.

A roda de Lia de Itamaracá

O historiador Natanael dos Santos fará a apresentação “Trajetórias do africano em território brasileiro”, com enfoque para a falta de informação como alicerce para o preconceito étnico. Ele estará acompanhado do Quinteto Liberdade.  

O escritor e cartunista Maurício de Sousa, mesmo em agenda fora do país, participa da abertura com vídeo de incentivo à leitura e a importância da Semana. Para a surpresa de todos, ele irá “convocar” a turma do limoeiro para o palco: Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e os personagens Dorinha (fashionista, é deficiente visual, inspirada em Dorina Nowill), Luca (charmoso e encantador, é cadeirante e chamado carinhosamente de “Da Roda” pelos seus amigos); Milena (amorosa e apaixonada por animais, é a personagem preta da Turma) e Papa-Capim, o sagaz e bondoso indiozinho. “Limoeiro” e “Respeitar as diferenças” serão apresentações com muita música, dança e emoção.

Mas o grande protagonismo no Municipal será dos estudantes componentes das AELs, as Academias Estudantis de Letras da Cidade de São Paulo. A AEL Ziraldo (EMEF Roquette Pinto) fará o musical “A roda de Lia de Itamaracá”, ciranda que remete à regionalidade nordestina e à influência dos povos imigrantes na cultura brasileira.

Alunos da AEL Cândido Portinari (EMEF Cândido Portinari) irão declamar poemas de autoria do seu patrono. Considerado um dos principais pintores brasileiros, Portinari se engraçou na poesia em seus últimos anos de vida.

Natanael dos Santos e o Quinteto Liberdade

Em homenagem ao cartunista Maurício de Sousa, a AEL Maurício de Sousa (EMEF Visconde de Cairu) fará uma atração musicada, e bem engraçada.  

Repetindo a edição do ano passado, são esperadas as presenças do prefeito Ricardo Nunes, das secretárias Aline Torres (Cultura), e Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência), do secretário Fernando Padula (Educação), além do vereador Professor Eliseu Gabriel, autor da Lei da Semana de Leitura (14.999/09).

A Semana da Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta como apoio de importantes entidades: Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), CBL (Câmara Brasileira do Livro, Estrela Cultural, Unibes Cultural, Museu da Língua Portuguesa, Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

Gabriel Facchini, cerimonialista

“Integrar a comunidade nesta ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, afirma Eliseu Gabriel. 

Serviço - Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo 

Quando: 10/04 (segunda-feira)

Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N

Atividades 

13h - Acolhida aos participantes e autoridades 

13h20 -Coral de Professores Projeto Banda de Garagem 

13h50 - Quinteto de Sopro do Instituto Bacarelli

14h – AEL Ziraldo - A roda de Lia de Itamaracá

14h20 – Trajetórias do africano em território brasileiro, com Natanael dos Santos e Quinteto Liberdade

14h40 – AEL Cândido Portinari - Poemas de Portinari

15h - Coral do Museu das Culturas Indígenas

15h15 - Do bullying na infância à criação de uma editora que promove a diversidade: a história de um escritor de livros infantis, com o escritor Beto Junqueyra

15h30 – AEL Maurício de Sousa 

15h50 - Escritor e cartunista Maurício de Sousa em vídeo; no palco A Turma da Mônica: Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Milena, Dorinha, Luca e Papa-Capim.

16h - Espetáculo cênico musical do Grupo Crianceiras

Espetáculo cênico musical do Grupo Crianceiras
Comentários
Assista ao vídeo