Informes - GERAIS

Hospital São Lucas de Ribeirão Preto chega a marca de mil cirurgias robóticas e anuncia a aquisição

4 de Abril de 2023

Pioneiro nessa tecnologia no interior paulista, hospital fará primeiro procedimento na cidade com o robô Da Vinci X de última geração em abril

Primeira cirurgia robótica do serviço particular em Ribeirão Preto foi realizada em 2019 no Hospital São Lucas
Douglas Intrabartolo

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto comemora, no mês de abril, a marca de mil cirurgias robóticas realizadas e anuncia a aquisição de um novo equipamento: O Da Vinci X, robô de última geração, a mais atual do mercado. Essa versão, fabricada pela Intuitive, empresa americana pioneira no segmento, não só atualiza o sistema robótico completo do Hospital, que já é pioneiro neste tipo de cirurgia no interior paulista, mas permite um avanço, possibilitando novos acessos em procedimentos mais complexos.

De acordo com o médico Tiago Bovo, cirurgião que iniciou esse projeto junto ao hospital, a equipe de cuidados robóticos do serviço é a única no país, especialmente no que tange à enfermagem exclusiva e médicos com grande volume cirúrgico e experiência com esta tecnologia. “Hoje somos referência nesse tipo de procedimento. Com este novo equipamento poderemos avançar em cirurgias de mais alta complexidade, principalmente renais”, ressalta.

Essa técnica é uma evolução do procedimento minimamente invasivo por laparoscopia. Com isso, o cirurgião tem o campo de visão melhorado da área a ser tratada, além de contar com movimentos precisos dos braços do robô, que simulam os das mãos humanas. O médico realiza o procedimento a partir de uma mesa de controle (console), onde controla os movimentos, que são guiados por imagens fornecidas pela câmera introduzida no corpo do paciente, que amplia em até dez vezes uma imagem que é em 3D. Outro cirurgião também fica ao lado do paciente para dar todo apoio necessário à equipe.  “A ergonomia do ato operatório para o médico também é outro fator positivo, pois ele opera sentado com a cabeça e braços apoiados é isso faz muita diferença no desempenho, principalmente em cirurgias mais longas”, completa o cirurgião.

O Hospital São Lucas inaugurou em junho de 2019 o Serviço de Cirurgia Robótica com a realização das duas primeiras Cirurgias Robóticas, em hospital privado de Ribeirão Preto e região. Na ocasião, dois homens, com 65 e 44 anos, ambos com câncer de próstata localizado, foram submetidos à cirurgia, que envolveu uma equipe de 13 pessoas entre médicos, enfermeiros e apoio. Desde a implantação do Serviço até março de 2023, já foram realizadas 1 mil cirurgias robóticas na instituição, em várias especialidades médicas. “A cirurgia robótica maximiza as taxas de sucesso do procedimento, reduz o sangramento em até 80% e minimiza consideravelmente as sequelas, além de proporcionar a recuperação das funções vitais 40% mais rápido. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil”, afirma Luis Cláudio Oliveira, presidente do Grupo São Lucas de Ribeirão Preto.

Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania, Maternidade Ribeirania, Hospital São Lucas Especializado e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde, formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.

Comentários
Assista ao vídeo