Viver - Saúde

Alimentos Que Combatem A Queda Capilar

3 de Abril de 2023

Cabelo dos sonhos: alimentação é aliada para ter fios hidratados, sedosos e com brilho natural

Créditos: Freepik

“Quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é”. Essa frase já é conhecida por todos mas, por mais que médicos insistam em bater nessa tecla, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam consumindo quase sempre os mesmos alimentos, e se esquecem que variar o cardápio faz bem para o paladar – que começa a apreciar outros sabores e texturas – e para a saúde, já que cada alimentos têm seus próprios benefícios.

A saúde inteira é beneficiada com a variedade alimentar, e isso inclui também os cabelos. “Às vezes a pessoa fica ‘procurando’ o motivo do cabelo cair tanto, mas acaba se esquecendo que, melhor do que tomar uma ‘pílula milagrosa’, para fazer os fios crescerem saudáveis novamente, melhor é ir em direção contrária, de volta às raízes, e fazer uma alimentação adequada”, explica o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior.

Para saber quais são esses alimentos sem precisar marcar uma consulta, é simples: lembre-se que, quanto menos embalagem, mais saudável. Ou seja: carnes, ovos, frutas, legumes e cereais dominam essa dieta maravilhosa que combate a queda capilar.

“Felizmente, muitas pessoas fazem tratamento com um nutricionista para se manterem no peso ideal. Para quem já faz esse acompanhamento, o trabalho acontece com os profissionais em conjunto: o tricologista indica os alimentos que podem suprir as necessidades do cabelo daquele paciente e o nutricionista adequa à dieta estabelecida”, conta o tricologista. Essa referência cruzada é essencial para combater a queda capilar.

Créditos: Freepik

Mitos e verdades

De tempos em tempos, aparecem notícias dizendo que o alimento X ou Y é o vilão da vez, com inúmeras listas de mitos e verdades circulando por aí e, nem sempre, verídicas. “Os únicos vilões reais são os alimentos ultraprocessados, que não ajudam em absolutamente nenhum aspecto. Saciam a fome instantaneamente e só. São extremamente pobres em nutrientes e contribuem diretamente para a obesidade. Além do que, seu consumo regular abrem portas para inúmeras doenças”, explica o médico.

Deixando a família de processados de lado, a premissa é a mesma para todos os outros alimentos: consuma com consciência, lembrando de não exagerar na dose em nenhum deles. Esse é o caso da carne vermelha, tão amada e odiada ao mesmo tempo. “Temos que colocar de lado alguns atributos negativos e saber valorizar os positivos. A carne vermelha, por exemplo, é a fonte mais importante de proteínas quando falamos em saúde dos cabelos”, exemplifica.

Segundo Dr Ademir Jr., alguns alimentos que são de baixo custo e que são fontes riquíssimas de vitaminas para a saúde capilar são os ovos e os miúdos ou vísceras, como fígado, rins e moela, e eles são frequentemente deixados de lado na alimentação do dia a dia.

A lista ideal e os superalimentos

Créditos: Freepik

Para combater a queda capilar a partir do prato, o tricologista lista os alimentos que precisam fazer parte da lista de compras: carnes vermelhas, brancas, peixes, fígado, vísceras, leite, iogurte, queijo, ovos, castanha do Brasil, feijão, amendoim, semente de abóbora, aveia, linhaça, ervilha, brócolis, couve-flor, abacate, banana, uva, laranja, tomate, cogumelos, alho e cebola. Essa seleção é rica em proteínas, selênio, zinco, cromo, ferro, fibras, piridoxina, biotina, zinco, vitaminas, ômega 3 e 6 e antioxidantes.

O médico ainda elenca os superalimentos, que são ricos em minerais, vitaminas, fitocompostos, antioxidantes, proteínas e gorduras de boa qualidade: chá verde, quinoa, lentilha, nozes, açaí, kiwi, mirtilo, pimentas, melancia, abacate, batata doce, acelga, espinafre, salmão, azeite de oliva, goji berry, clorela e até chocolate, só que na versão amargo.

“O cuidado ao escolher os alimentos vai muito além da preocupação em manter a boa forma. Cada um dessa lista possui compostos bioativos poderosos na promoção da saúde em geral e na prevenção de doenças. Uma dieta adequada tem um grau de contribuição elevado e direto para conseguir um cabelo saudável e boa saúde em geral”, finaliza o tricologista.

Dr Ademir Jr

Dr. Ademir C. Leite Jr. – CRM 92.693
(11) 3864-3967 – https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br
http://www.otricologista.com/

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693): médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. É Diretor Científico do CAECI Educacional, Consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais, além de ser Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor dos Livros: “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus, “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos”, de 2013, publicado pela Editora CAECI, “Reflexões sobre Psicossomática e a Queda Capilar”, em 2019, pela Editora CAECI e seu último lançamento “Temas atuais em Tricologia” lançado pela Editora CAECI.

Comentários
Assista ao vídeo