Colunistas - Heródoto Barbeiro

Calabouço fiscal

3 de Abril de 2023

Heródoto Barbeiro

Foto: Divulgação

Há uma clara divisão entre os economistas brasileiros. São dois processos antagônicos que dividem as opiniões dos investidores. O Brasil precisa aumentar a arrecadação de impostos para bancar as importações, cada vez mais pesando na balança comercial. Há déficit constante. Um grupo advoga uma política monetária mais rígida, cujo Norte é a estabilidade da moeda. O outro sustenta uma política mais aberta com o objetivo de incentivar a concorrência entre os bancos e a queda da taxa de juros, considerada muito alta e responsável por frear o crescimento do Brasil. Esses projetos correspondem aos interesses da elite econômica de olho na possibilidade de desenvolver produtos para o mercado interno e internacional. Aumentar a produção é o lema dos empreendedores. Já o agronegócio apoia a estabilidade monetária que dá mais credibilidade nas finanças públicas e abre perspectivas para o investimento de capitais internacionais. Querem maior oferta de crédito na economia e uma moeda desvalorizada, com isso os produtos brasileiros chegariam mais baratos nos mercados internacionais e os produtos importados mais caros, incentivando a produção nacional com menos concorrência.

O novo governo da República responsabiliza o governo anterior pelas dificuldades que o país vive. Imensas populações são marginalizadas, vivem com baixíssimo rendimento e não têm acesso à educação e saúde de qualidade. Há uma clara separação entre o modo de vida da elite política e econômica e a massa de populares. Como resolver essa situação se há uma crise financeira? A riqueza está concentrada nas mãos de poucos, os salários são baixíssimos e o sistema tributário não arrecada para investir em áreas consideradas prioritárias. A inflação não arreda pé – pelo contrário, se avoluma com as emissões de papel-moeda. O presidente recém-empossado se vê às voltas em um turbilhão de reivindicações e sabe que o cobertor é curto e não dá para atender a todos. O que se constata é que há uma crise social e econômica profunda, o novo ministério do governo participa dos debates na imprensa da capital do Brasil e passa a impressão de que o presidente não tem controle sobre eles. A opinião pública se confunde com versões diferentes dos rumos do governo recém-empossado.

A esperança está no plano econômico apresentado pelo Ministro da Fazenda. Ele é conhecido por sua atuação como brilhante advogado e professor de direito. Coube a Rui Barbosa implementar uma política de expansão de crédito e o estimulo para a criação de bancos, empresas de toda ordem e foco na industrialização do país. Tem que administrar a crise que a República herdou do Império e, para isso, se propõe a fazer uma reforma no sistema bancário, um setor privilegiado, que pega dinheiro público sem juros e empresta a 6% ao ano para os tomadores de dinheiro. Com isso os banqueiros passam a acumular fortunas e propor novos investimentos, como a compra e venda de ações de novas empresas que lançam títulos na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Há uma euforia e quem pode investe na Bolsa, compra ações e espera pela abertura de fábricas e a distribuição dos dividendos. O mercado se vê inundado com dinheiro impresso pelos bancos. Empresas fantasmas são abertas às centenas. A compra e venda das ações são feitas sem nenhum cuidado. O clima financeiro se parece ao de um hipódromo onde se joga sem saber qual cavalo vai ganhar a corrida. Na primeira notícia de que as empresas só existem no papel há uma corrida na Bolsa. As ações despencam. Muita gente perde tudo o que tem. Rui Barbosa não resiste, sai do governo e encerra o plano econômico que fica conhecido como Encilhamento.

*Heródoto Barbeiro é professor, jornalista do R7, Record News e Nova Brasil, autor na área de jornalismo, midia training e budismo. Gestor da reserva ambiental Mahayana.

Veja no YouTube “Por dentro da Máquina”: https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg

Comentários
Assista ao vídeo