Viver - Saúde

Dr. Mateus Cabral fala sobre a importância da naturalidade nos procedimentos estéticos

31 de Março de 2023

O mercado estético vem crescendo cada vez mais no Brasil e com isso, o número de pessoas insatisfeitas com os resultados dos seus procedimentos também tem aumentado. Mas afinal, por que isso acontece? Para responder a essa pergunta, conversamos com o Dr. Mateus Cabral, cirurgião odontológico especialista em harmonização facial.

Foto: Divulgação

Dr. Mateus, qual é a importância da naturalidade nos procedimentos estéticos?

A naturalidade é fundamental em qualquer procedimento estético, seja ele cirúrgico ou não. Quando um paciente procura um profissional para realizar um procedimento estético, ele está buscando melhorar algum aspecto da sua aparência, mas sem perder a sua essência. É importante que o profissional leve em conta as características individuais de cada paciente e busque harmonizar a aparência, de modo que o resultado final seja o mais natural possível.

Foto: Divulgação

Quais são os principais erros que as pessoas cometem ao buscar um procedimento estético?

O principal erro é ter expectativas irreais em relação ao resultado final. Muitas vezes, as pessoas trazem imagens de celebridades ou influenciadores digitais como referência para o resultado que desejam alcançar, sem levar em conta que cada rosto é único e que o resultado pode ser diferente em cada pessoa. É importante que o profissional faça uma avaliação minuciosa de cada caso e explique ao paciente quais são as possibilidades e limitações do procedimento.

Outro erro comum é buscar profissionais pouco qualificados ou que oferecem preços muito baixos. Infelizmente, existem muitas pessoas que se passam por profissionais de estética, sem ter a formação adequada, o que pode levar a resultados desastrosos. É importante pesquisar bem antes de escolher um profissional e buscar referências de pacientes que já passaram pelo procedimento.

Quais são os principais cuidados que as pessoas devem ter ao escolher um profissional para realizar um procedimento estético?

O primeiro cuidado é buscar um profissional com formação adequada e credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, dependendo do tipo de procedimento. Além disso, é importante verificar se o profissional possui uma boa reputação no mercado, se tem experiência no procedimento desejado e se trabalha em um local adequado e seguro.

É fundamental que o paciente sinta confiança no profissional e que tenha uma boa comunicação com ele. O profissional deve estar sempre disponível para esclarecer as dúvidas do paciente e explicar detalhadamente os riscos e benefícios do procedimento.

Foto: Divulgação

Qual é a sua opinião sobre os procedimentos estéticos não invasivos, como o preenchimento com ácido hialurônico e a aplicação de toxina botulínica?

As principais vantagens dos procedimentos não invasivos são estímulo de colágeno, devolução de contorno facial perdido com a idade, sustentação da face e o melhor, tudo isso sem precisar de passar por um processo cirúrgico. Um fator importante sobre a aplicação de ácido hialurônico é que ele é um procedimento que pode ser revertido aplicando uma enzima chamada hialuronidase. Outro ponto positivo é que tanto os biestimuladores como o ácido hialurônico e o botox tem uma durabilidade. Portanto, fazer um procedimento que não é definitivo é mais vantajoso, pois tem um resultado mais natural do que um procedimento cirúrgico. O paciente pode ir melhorando aos poucos os pontos que mais os incomodam, além de prevenir o envelhecimento, já que com o passar dos anos a nossa face, juntamente com nosso corpo, vai sofrendo alterações. Assim como em qualquer procedimento estético.

Comentários
Assista ao vídeo