Notícias -

Incêndio em centro de migração na fronteira do México com os EUA deixa 39 mortos

28 de Março de 2023

Em Ciudad Juárez, ao lado de El Paso, no Texas, muitos estrangeiros que tentam entrar ilegalmente no país vizinho em busca de refúgio ficam retidos

Ao menos 39 pessoas morreram em um incêndio na noite desta segunda-feira (27/3) em um centro de detenção de imigrantes em Ciudad Juárez, na fronteira do México com os Estados Unidos, agravando a crise humanitária na região em meio ao recorde histórico de pessoas em busca de asilo.

Incêndio em centro para migrantes em Ciudad Juárez, no México, que faz fronteira com El Paso, no Texas, EUA, deixou pelo menos 37 mortos em 28 de março de 2023 | Foto: Twitter (@AaronJMontes)/Reprodução de vídeo

O incêndio começou às 22h de segunda no local que abrigava 68 homens, todos eles das Américas do Sul e Central, segundo o Instituto Nacional de Migração (INM) mexicano, que administra o local. O órgão afirmou ainda que 29 pessoas estão em estado grave e foram levados a quatro hospitais da região.

Dados da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) apontam que, de janeiro a dezembro de 2022, mais de 3 milhões de migrantes foram interceptados tentando ingressar em território americano sem permissão legal, um aumento de 33% em relação aos 2,7 milhões registrados no ano anterior. No topo da lista de nacionalidades flagradas estão migrantes de México, Cuba, Nicarágua, Guatemala, Honduras e Venezuela.

Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) apontou que desde 2014 cerca de 7.661 migrantes morreram ou desapareceram a caminho dos Estados Unidos. Destas, 988 faleceram em acidentes ou por viajar em condições subumanas.

Ainda não se sabe a nacionalidade dos imigrantes mortos no incêndio de segunda. O INM afirmou que está "em contato com autoridades consulares de diferentes países" para identificar os mortos. O governo da Guatemala afirmou que 28 vítimas são guatemaltecas.

Comentários
Assista ao vídeo