Game of Thrones, House of the Dragon ou Os anéis de Poder. Todas essas são séries de fantasia históricas que conquistaram o público desde o primeiro episódio. No entanto, essas produções tem uma diferença gigantesca, todas se passam em eras fictícias, não tendo nenhum contato com a realidade.
Foto: Divulgação |
Pois bem, a Netflix também aposta nessas produções, mas, tem investimento maior em séries históricas que buscam espelhar a realidade. Se você curte esse tipo de produção, essa lista é perfeita para você maratonar no serviço de streaming.
Vikings Valhalla
Com 2 temporadas já disponíveis e já renovada para 3ª Temporada, Vikings Valhalla é uma derivada da famosa série Vikings, do History. Neste caso, a série foi adquirida e totalmente produzida pela Netflix. Claro que, nem todos os fatos vistos na produção são extremamente precisos.
Ainda assim, se você curte séries históricas, essa é a oportunidade de ver como o povo Viking avançou após o fim da produção original. Ambientada há mais de mil anos, no início do século 11, Vikings: Valhalla narra as heroicas aventuras dos vikings mais famosos da história: o lendário explorador Leif Eriksson, sua impetuosa e obstinada irmã Freydis Eriksdotter e o ambicioso príncipe nórdico Harald Sigurdsson.
Marco Polo
É bem verdade que essa é uma das melhores produções históricas dos últimos anos e foi cancelada logo após a 2ª temporada, contudo, Marco Polo é lotada de referências ao seu tempo. Originalmente, o protagonista nasceu em 1254, se tornando um grande explorador e o primeiro europeu a registrar costumes, culturas e recursos da China, Índia e Japão.
A série se passa no século 13, onde a cobiça, traição, intriga sexual e rivalidade reinam. Nesse mundo, Marco Polo vive de explorações e está sempre envolvido em grandes aventuras. Ele também trabalhava como espião para o embaixador de Khan, da corte de Kublai Khan.
Bárbaros
Bárbaros é uma excelente produção histórica. Contudo, a produção possui mais foco para a ação do que pela precisão histórica. A produção original Netflix em língua alemã dramatiza os eventos que antecederam a batalha de Floresta de Teutoburg, onde as tribos germânicas se unem e travam uma guerra para impedir a expansão romana.
No início da série, acompanhamos a história de três amigos, Arminius, Thusnelda e Folkwin, que se encontram com crenças diferentes sobre os romanos e suas próprias tribos. Mas, se encontram em um triângulo amoroso como a história começa a fraturar seus relacionamentos como eles os conhecem.
Por mais que a produção aposta em um tom sombrio, as cores e iluminações, tornam absolutamente agradável de assistir. Com isso, é um canto da história da civilização ocidental que é seriamente sub-discutido.
The Last Kingdom
The Last Kingdom não tem tanta precisão histórica, mas é uma coleção de todas as coisas que mantêm os fãs de ficção históricas - e thrillers históricos especialmente - viciados. Na maior parte da produção, a escrita é bem acima da média, com alguns diálogos beirando a poética.
Baseado em uma saga de 13 livros escrita pelo autor inglês Bernard Cornwell, tem criação da BBC antes de ser adquirida pela Netflix nas três últimas temporadas. O enredo da série acompanha o nascimento da Inglaterra até o século 10, após uma série de ataques dinamarqueses bem-sucedidos.
Com isso, o protagonista é Uhtred, que tenta a todo tempo libertar seu povo e retornar a sua terra natal. Dessa lista, essa é a produção que tem o maior equilíbrio de ação, tensão romântica na medida certa e reviravoltas na trama. Além disso, conta com um excelente senso de humor, que nem todas as séries desse gênero possuem.
Recentemente, a produção chegou ao fim, e encerrará a história em um filme que estreou em abril.
Então, você já assistiu alguma dessas séries históricas?