Notícias -

Professora morre e 5 ficam feridos após ataque a facadas em escola de SP; vídeo

27 de Março de 2023

Adolescente teria cometido ataque por bullying, de acordo com informações da PM; um docente sofreu parada cardiorrespiratória

Uma professora morreu e outras cinco pessoas foram feridas após um ataque a facadas dentro de uma escola estadual na cidade de São Paulo na manhã de hoje (27/3). Um adolescente suspeito do crime foi apreendido.

Alunos e professores ficaram feridos | Foto: Reprodução/ Record TV

O ataque foi cometido por um aluno de 13 anos, estudante do 8º ano, que foi apreendido e encaminhado ao 34º DP; O caso foi registrado por volta das 7h20 na E.E. Thomazia Montoro, no bairro da Vila Sônia, zona oeste.

No celular do adolescente, foram encontradas informações de ataques em outras escolas no país, o que indica que o crime foi planejado. Colegas afirmam que o aluno tinha participado de uma briga na semana passada com outros estudantes. Os pais do adolescente prestam depoimento na delegacia.

O estudante foi imobilizado por uma professora com um mata-leão antes da chegada da polícia, segundo testemunhas ouvidas pela PM.

A professora Elisabeth Tenreiro, 71, socorrida em estado grave, morreu, segundo a Secretaria Estadual de Educação; Elisabeth teria apartado uma briga entre o estudante apreendido e outro colega na semana passada.

Pais chegam desesperados em escola onde adolescente de 13 anos entrou nesta manhã e esfaqueou quatro pessoas | Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A cidade de São Paulo decretou luto de três dias pela morte da professora. A escola permanecerá fechada até amanhã.

"Foi um ato heroico de uma professora de educação física, professora Cíntia. Ela que imobilizou o agressor, que fez com que a arma branca fosse retirada dele. Se não fosse essa ação heroica da professora, certamente a tragédia teria sido muito maior", disse, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo.

Além da professora que morreu, outras três docentes e dois alunos se feriram e foram encaminhados a hospitais, sem risco de morte. Duas professoras foram identificadas como Rita de Cássia Reis e Ana Célia Rosa. A terceira foi identificada somente como "Jane".

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo lamentou o ocorrido e informou que o secretário de Educação, Renato Feder, e o de Segurança, Guilherme Derrite, estão no local. Uma nova entrevista será dada às 15h. Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas se manifestou.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula. Nas imagens, é possível ver o momento em que a professora é esfaqueada nas costas e na cabeça, caindo no chão em seguida. Uma correria é registrada e outro estudante chega a ser foco do ataque, conseguindo fugir.

Confira o vídeo na reportagem abaixo:

Comentários
Assista ao vídeo