Vegetal possui propriedades benéficas para o organismo, sendo capaz de prevenir o surgimento de doenças
Assado, grelhado ou in natura. Essas são formas de consumir o palmito, que possui um sabor levemente ácido e agrada o paladar de algumas pessoas devido a sua suculência. Esse vegetal vem se tornando um ingrediente constante em pratos saudáveis porque tem poucas calorias e um baixo teor de gordura.
Gabriella Dias, nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, fala sobre os benefícios do palmito. “Esse alimento possui proteínas, carboidratos, vitaminas A e C, ferro, magnésio, potássio, zinco e cálcio. Esses nutrientes fazem com que o vegetal seja capaz de melhorar o sistema imunológico, fortalecer os músculos do corpo e auxiliar na regulação da pressão arterial, atuando na saúde do coração. Além disso, possibilita uma noite de sono mais tranquila”.
O palmito também possui fibras alimentares na sua composição. Elas são as responsáveis por proporcionar a sensação de saciedade e fazer com que o intestino funcione corretamente.
“Em relação ao consumo, é preciso estar atento ao armazenamento dos palmitos. Caso não seja seguro, há a possibilidade do alimento estar contaminado pela bactéria responsável pelo botulismo, doença que atinge o sistema nervoso central. Logo, é preciso ter cuidado com palmitos em conserva de fabricação artesanal. Sobre a quantidade, ela deve ser moderada, pois o vegetal possui uma quantidade de sódio que pode não ser ideal para pessoas com problemas nos rins e no fígado ”, conclui Gabriella.