Informes - GERAIS

Suculentas para lembranças em eventos já é moda no Brasil

22 de Março de 2023

As lembrancinhas mini suculentas viraram moda aqui no Brasil, presente nos eventos, servindo não só como decoração, mas para presentear os convidados.

Foto: Divulgação

Elas são plantas que retêm água, sendo nativas de regiões áridas, podendo manter reservas nos períodos em que não chove. Esse armazenamento de água ocorre nas raízes, caules, troncos, folhas, etc.

Costumam ter folhas, troncos ou caules "gordinhos" que ficam cheios de água, daí o nome "suculentas". Além disso, podem ser encontradas em diversos formatos, sendo uma ótima opção para quem mora em apartamento ou ambientes pequenos, mas quer ter um jardim em casa e não tem espaço para plantas maiores.

Cuidados com as suculentas

Mas, cuidar das suculentas exige atenção para alguns detalhes, como:

  • Iluminação: suculentas necessitam de luz solar direta para sobreviver. No entanto, algumas espécies preferem luz indireta ou exposição ao sol por várias horas;
  • Regas: As plantas armazenam água internamente, permitindo-lhes resistir à seca. Portanto, eles precisam de muito pouca água para viver. Para suculentas, recomenda-se regar uma vez por semana no verão e uma ou duas vezes por mês no inverno. E para regar, basta umedecer o solo. Evite deixar a água cair nas folhas, pois elas apodrecerão;
  • Substrato: composição de duas partes de solo para cada duas partes de areia de construção. Finalize com pedrinhas, lascas de ladrilhos ou até pedrinhas de construção.

Como usar a suculentas na decoração?

E por ser uma planta que virou moda em eventos pelo Brasil, as suculentas podem ser usadas em diversos tipos de decoração.

Em mesa de festa, tanto de casamento, como de outro tipo de confraternização, as suculentas podem virar centros de mesa, ornando com outros materiais presentes no ambiente.

Já na recepção do evento, por se adaptarem bem em ambientes com sol, podem ser colocadas, pois além de decorar, garantirá seu crescimento saudável. Nesse caso, podem ser usadas suculentas grandes ou vasos cheios de suculentas diferentes.

E o que falar de ambientes fechados, como salões de festa etc? Será que as suculentas também são bem-vindas? A resposta é sim! Suculentas podem também ficar na sombra, e neste caso, para que ela orne com a decoração do ambiente, a dica é usar o tipo suculenta pendente, suculenta com flores ou qualquer tipo em um cachepot.

Comentários
Assista ao vídeo