Cultura -

O Mistério do Coelho Pensante | CIa Los Lobos Bobos

21 de Março de 2023

O espetáculo é inspirado na delicada obra infantojuvenil da escritora Clarice Lispector. A direção artística é de Marco Lima

O mistério do coelho pensante
Crédito: Alexandre Catan

Escrito em 1967, O Mistério do Coelho Pensante foi o primeiro livro infantojuvenil da renomada Clarice Lispector (1920-1977). E a premiada companhia Los Lobos Bobos transformou a obra em um espetáculo homônimo que tem uma temporada de circulação por algumas cidades do Circuito das Águas, no interior de SP, entre os dias 25 e 31 de março.

A trupe passa pelos municípios de Amparo (nos dias 25 e 31 de março), Socorro (28 de março), Monte Alegre do Sul (29 de março) e Serra Negra (30 de março). Veja todas as informações sobre as apresentações abaixo.

A temporada é realizada por meio do edital ProAC Circulação. E, antes de cada apresentação, o artista Marcelo Raffa’s ministra uma palestra enaltecendo a obra de Lispector e o histórico da trupe, além de sua intimidade com os livros infantojuvenis escritos pela autora. 

Na trama da peça, a criançada se depara com o circo-teatro da trupe Los Lobos Bobos, artistas que vivem perambulando por ruas, praças e parques contando as mais incríveis histórias. Desta vez, eles contam a história de Joãozinho, um coelho pensante. Ele ama a liberdade, é muito fujão e não perde uma oportunidade de escapar de sua gaiola de grades estreitas. Mas como ele faz isso? Este é o grande mistério que todos querem saber.

Para contar essa fábula musical, os artistas vão se transformando em personagens diferentes. Nas apresentações, revezam-se Carol Badra, Franz Granja, Arnaldo D´Ávilla, Paula Palmieri, Gabriel Lujan, Henrique Gozi e Marcelo Raffa´s.

A dramaturgia foi construída por GpeteanH e Marco Lima, que também assina a direção de arte, a cenografia e os figurinos; a direção musical e as músicas originais são de Marcelo Pellegrini, que divide a composição das canções com Fernando Paz. A idealização do projeto é de GpeteanH e Marcelo Raffa´s, os fundadores da Cia Los Lobos Bobos. 

Sobre a autora

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas veio ao Brasil ainda bebê. Passou a infância no Recife e se mudou para o Rio de Janeiro aos quinze anos de idade. Clarice amava os animais. Gostava profundamente de quase todos, com duas exceções: não simpatizava muito com ratos e tinha – em suas próprias palavras – um “arcaico terror por baratas”.

Sobre a Trupe

Com a montagem do espetáculo de rua O Mistério do Coelho Pensante, a Los Lobos Bobos encerra o ciclo de montagens inspiradas em obras infantojuvenis de Clarice Lispector. A trupe recriou no teatro todos os livros infantojuvenis da autora. A primeira montagem baseada em uma obra da escritora aconteceu em 2005. O musical A Vida Íntima de Laura foi um grande sucesso de crítica e público e tinha em seu elenco Bianca Rinaldi, Carol Badra, Marcelo Góes, Mariana Melgaço e Eduardo Silva. 

Em 2017 o livro A Mulher que Matou os Peixes virou Pescadora de Ilusão na versão da trupe e em cena revesavam-se nas apresentações as atrizes Mel Lisboa, Carol Badra, Kátia Daher e Badú Moraes. Em 2021, devido a pandemia, no formato online nasceu o espetáculo Quase de Verdade com as atrizes Débora Duboc e Carol Badra. Com Quase de Verdade a Los Lobos Bobos ganhou o prêmio APCA 2022.  

Sinopse

Os artistas da Los Lobos Bobos são contadores de histórias. Como artistas mambembes vivem perambulando por ruas, praças e parques. Quando encontram um bom lugar,  armam seu circo-teatro para narrar a história do Joãozinho, um coelho pensante. Se fosse apenas isso, seria ótimo. O problema é que ele também é um coelho fujão, que não perde uma oportunidade para dar no pé. Ele ama a liberdade. 

Como ele consegue escapar sempre da gaiolinha de grades estreitas? Bem, isso é o que todos querem saber... Quem será o primeiro a decifrar o mistério do coelho pensante? Não importa, o mais importante é revelar para a plateia que é a busca da liberdade do coelho que lhe faz um ser pensante. 

Para contar essa fábula musical, os artistas se transformam em diversos personagens diferentes. Em um minuto aparece Camilly, a mensageira dos Deuses, em outro, a Todo Coração, que é a menor mulher do mundo. Essas e outras personagens além de dominarem a cena com a potência dos escritos de Clarice, também são as atrações do circo-teatro Los Lobos Bobos. Se para Clarice “viver é uma missão secreta”, o espetáculo O Mistério do Coelho Pensante nos revela que parte dessa missão é viver sempre com liberdade.

Ficha Técnica

Elenco se revezam nas apresentações: Carol Badra, Franz Granja, Arnaldo D´Ávilla, Paula Palmieri, Gabriel Lujan, Henrique Gozi e Marcelo Raffa´s. Direção Artística: Marco Lima. Direção de Arte, Cenografia e Figurinos: Marco Lima. Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini. Canções: Marcelo Pellegrini e Fernando Paz. Dramaturgia: GpeteanH e Marco Lima. Criação da Palestra: Carol Badra. Adereços: Zé Valdir e Marco Lima. Cenotécnico: Zé Valdir. Designer Gráfico: Edú Reyes. Costureira 1: Zezé de Castro. Costureira 2: Judite Lima. Assessoria de imprensa: Pombo Correio. Produção Executiva: Franz Granja. Direção de Produção: GpeteanH. Idealização: GpeteanH & Marcelo Raffa´s.

Serviço

O Mistério do Coelho Pensante, da trupe Los Lobos Bobos

Classificação: Livre 

Duração: 50 minutos 

Amparo

Fundação São Pedro
Rua Roma, 480, Jardim Itália, Amparo, SP
Quando: 25 de março, às 16h

E. E. Dr. Coriolano Burgos
Rua Riachuelo, 160, Ribeirão, Amparo, SP
Quando: 31 de março, às 10h30 e às 13h

Socorro

Escola Estadual Narciso Pieroni
Rua Visconde do Rio Branco, 424, Centro, Socorro, SP
Quando: 28 de março, às 10h30 e às 15h

Monte Alegre do Sul

Clube 01 de Outubro
Rua João da Serra, 120, Centro, Monte Alegre do Sul, SP
Quando: 29 de março, às 10h30 e às 14h30

Serra Negra

Escola Estadual Lourenço Franco de Oliveira
Rua Tiradentes, 78/166, Estância Suíça, Serra Negra, SP
Quando: 30 de março, às 10h30 e às 14h30

Comentários
Assista ao vídeo