Cultura -

MARP traz obras de Odilla Mestriner para exposição em Ribeirão Preto

21 de Março de 2023

Quarenta obras da artista ribeirão-pretana, que faleceu há 14 anos, pertencentes a colecionadores de São Paulo, poderão ser vistas entre 22 de março e 6 de maio, como parte das comemorações dos 30 anos do museu

Dezesseis anos após sua última mostra individual em Ribeirão Preto, os traços e as cores de Odilla Mestriner (1928-2009) vão voltar a preencher os salões do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. De 22 de março a 6 de maio, a exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” será uma rara oportunidade de rever a obra de uma das artistas mais originais do país e uma chance imperdível para as novas gerações conhecerem o trabalho da mulher que, durante meio século, viu sua arte atravessar as fronteiras de Ribeirão Preto para ganhar o mundo.

A exposição faz parte das comemorações dos 30 anos de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto. “Promover a cultura é garantir o espaço da arte e a valorização dos artistas. Nada mais apropriado para comemorar uma data tão importante como os 30 anos do MARP do que uma exposição do peso e brilhantismo de Odilla Mestriner. Recorro a Ferreira Gullar para convidar a todos para esse momento especial: ‘a arte existe porque a vida não basta’”, diz o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

As quarenta obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista. "Vim para Ribeirão Preto estudar Artes Plásticas e, no início dos anos 70, conheci a Odilla. Nos tornamos amigos e, na década de 80, comecei a colecionar suas obras. Sem dúvida, foi uma das mulheres mais guerreiras que conheci na vida. Na infância, uma grave doença trouxe limitações funcionais a seus pés e mãos, mas isso não a impediu de seguir sua trajetória de maneira única, desenvolvendo um trabalho personalizado e merecedor de prêmios no Brasil e no mundo", afirma Ribeiro.

“O MARP é um dos museus mais representativos do Brasil, o que muito nos orgulha, e Odilla Mestriner é uma das artistas expressivas de Ribeirão Preto. Não há forma melhor de se festejar esse 30º aniversário do museu. É a celebração do melhor de nossa cidade e da nossa gente”, avalia o secretário municipal da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

Livro e filme

Em 2015, a dupla Ribeiro&Ruiz lançou o livro "Odilla Mestriner - O Olhar do Colecionador", dentro da programação da 15ª Feira do Livro de Ribeirão Preto. Mas a admiração pela artista não para aí. Depois da exposição no MARP, os colecionadores pretendem mostrar as obras de Odilla em outros municípios. Também projetam um segundo livro e preparam um filme para contar a vida da artista. "O roteiro já está pronto e a produção será do cineasta Felipe Cunha que, a princípio, havia pensado em um curta, mas, ao conhecer sua história, não teve mais dúvidas em fazer um longa-metragem", explica o colecionador.

50 anos de arte

A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

Hoje, além das obras que fazem parte da coleção de Ribeiro & Ruiz, sua arte está nos principais museus do país, entre eles MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto.

A exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” é uma realização do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A curadoria da exposição é de Nilton Campos e o texto do catálogo é de autoria de Tadeu Chiarelli.

SERVIÇO

O que: Exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz

Onde: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP

Informações: (16) 3635-2421

Visitação aberta ao público:

Quando: De 22 de março a 6 de maio

De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30.

Aos sábados: nos dias 25/03, 15/04, 29/04 e 06/05, das 9h às 15h.

Obs.: Nos dias 07/04 e 21/04, o museu estará fechado.

Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro, colecionador
Rogerio Ruiz, colecionador
Comentários
Assista ao vídeo