Cultura - Música

Orquestra Sinfônica de Heliópolis se apresentará com Racionais MC's no The Town

16 de Março de 2023

Parceria inédita encerra o primeiro dia do festival no palco The One, inspirado nos museus de São Paulo

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), a primeira do mundo a surgir em uma favela, se prepara para uma apresentação especial ao lado do grupo de rap Racionais MC’s. A parceria inédita ocorrerá como show de encerramento do dia de abertura do festival de música The Town, marcado para 02 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A orquestra e o grupo são headliners do palco The One, inspirado nos museus da cidade.

O convite para unir a OSH e os Racionais veio do músico Zé Ricardo, responsável pelos palcos Sunset e Favela em outro grande festival considerado o irmão mais velho do The Town, o Rock in Rio. O diretor artístico já havia promovido a participação da Orquestra na interpretação da música oficial do The Town ao lado da cantora Iza, em um evento realizado em outubro de 2021, no Palácio Tangará.

Esta não será a primeira vez que a Orquestra Sinfônica de Heliópolis divide o palco com grandes nomes e expoentes do rap nacional. O grupo artístico já se apresentou ao lado de Rappin’ Hood, ao lado de Criolo, durante o concerto de comemoração dos 25 anos do Instituto Baccarelli, e do próprio Mano Brown, líder dos Racionais MC's, em um dos concertos da Temporada 2021 da instituição.

Neste ano, o The Town acontecerá nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A “Cidade da Música” abrigará 7 grandes espaços, com 5 palcos. Toda a cenografia foi inspirada por ícones da arquitetura paulistana e irá representar a diversidade de ritmos de São Paulo, incluindo rock, jazz, pop, hip-hop e muito mais.

Já a temporada de 2023 do Instituto Baccarelli, que teve início no dia 16 de fevereiro, promete um ano de importantes interpretações da Orquestra Sinfônica Heliópolis e de outros grupos artísticos da instituição, como a Orquestra Juvenil Heliópolis e o Coral Jovem Heliópolis. Com uma série erudita e outra popular, a programação prevê ao todo mais de 20 concertos, que acontecem nos palcos do Teatro B32, do Clube Hebraica, entre outros locais da capital paulista.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Sobre a Orquestra Sinfônica Heliópolis

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), primeira orquestra sinfônica que surgiu em uma favela no mundo, é o grupo instrumental mais avançado do Instituto Baccarelli e conta com regência titular de um dos mais importantes maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da instituição. O grupo, reconhecido internacionalmente por sua excelência, possibilita aos alunos a prática orquestral e o conhecimento de repertório complexo e desafiador, além da vivência do dia a dia de um grupo sinfônico, com rotina de estudos, ensaios e concertos, atendendo a um rigoroso padrão de qualidade.

É a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade – e o orgulho – de ser regida pelo maestro Zubin Mehta, patrono do Instituto Baccarelli desde 2005. Tem uma temporada anual fixa, realizada em salas de concertos e teatros importantes da cidade de São Paulo e no contexto do país, como: Theatro Municipal de São Paulo, MASP Auditório, Sala São Paulo, Auditório Ibirapuera e Teatro B32.

No currículo da OSH estão outros importantes palcos do Brasil e do mundo, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gasteig (Munique – Alemanha) e Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda); participações em eventos como Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock in Rio (Brasil); e inúmeros concertos ao ar livre, em espaços como Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ). Além do maestro Zubin Mehta, a orquestra já se apresentou sob a regência de maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Marin Alsop, e com solistas clássicos como Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann, Antonio Meneses, André Mehmari e Leonard Elschenbroich. Também reúne uma longa lista de concertos com artistas populares consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.

Comentários
Assista ao vídeo